Livros: Uma Breve História do Tempo

Física é algo que as pessoas tem tanto medo de estudar quanto matemática, as vezes até mais. Julgo esse medo desnecessário em ambos os casos e até prejudicial, costumo usar a frase “conhecimento é poder” pois acredito que “a caneta é mais poderosa que a espada”, além disso é super interessante o conhecimento de coisas completamente diferentes do usual que acompanha o estudo da física.

Uma das partes que os físicos estudam que mais me deixa impressionado é o universo tanto em macro como em micro escala, como a teoria das cordas e a física quântica.

Existem dois lados nos avanços da humanidade. O ruim é que nenhum ser humano jamais será capaz de possuir todo o conhecimento produzido, estou desconsiderando alterações genéticas ou cibernéticas que venhamos a conseguir fazer em nossos corpos. O bom é que somos capazes de compreender melhor cada vez mais o universo e existem pessoas produzindo conteúdo que ajuda na absorção das complexas e vastas informações existentes e que virão à existir.

Uma pessoa que está nessa lista é o ilustre Stephen Hawking, físico teórico e cosmólogo britânico, que possui diversas descobertas ao longo de sua vida, é autor de diversos livros e que ganhou inclusive um interessante filme sobre sua vida.

Vamos por enquanto nos focar em um de seus livros: Uma breve história do tempo. O livro não é novo, foi lançado em 1988, no entanto ganhou revisões e portanto acompanhou as evoluções do campo.

Capa do livro Uma breve história do tempo por Stephen Hawking

Nesse livro ele explica de uma forma mais compreensível e condensada a existência do universo e a extensão da compreensão do mesmo até o momento, embora conhecimentos de física ajudem não são necessários para ler essa pérola.

O formato de explicação é dos componentes mais básicos para os mais complexos e que dependem dos componentes mais básicos. Além disso os saltos entre teorias é bem menos impactante do que numa sala de aula.

A exploração do universo apresenta discussões sobre a possibilidade do big bang ou de outras teorias para o início do universo, o que são buracos negros e até se eles são negros ou não, a possibilidade de viagem espacial e no tempo, a teoria das cordas e até a possibilidade de uma ou mais fórmulas base que definam todo o restante.

Se você se interessa por entender melhor a terra e o universo dê uma conferida no livro, vale cada centavo.

Ah e antes que você vá embora do post, que tal descobrir o que é o Bóson de Higgs de forma simples e divertida?

> Look up at the stars and not down at your feet. Try to make sense of what you see, and wonder about what makes the universe exist. Be curious. Stephen Hawking

Originally published at life-box-of-chocolates.tumblr.com.