Sobre abelhas, dores e decisões importantes

Pedro Drable
Caixa de Nada
Published in
2 min readMar 20, 2018

Tem uma mancha roxa na palma da minha mão. Ela dói quando eu pego alguma coisa e coça o tempo inteiro. Ela está aí porque eu tomei uma decisão: segurar uma abelha.

Pode parecer uma decisão estúpida (e de fato eu não recomendo), mas eu tenho uma boa razão: uma cachorrinha de quase seis meses. Acontece que essa cachorrinha passou por momentos muito difíceis desde que nasceu, e que eu decidi fazer o possível pra que ela tenha uma vida boa daqui pra frente. E hoje, ela é uma cachorrinha curiosa, ágil e que tenta pegar qualquer coisa em movimento. Inclusive abelhas. De onde eu estava, só havia dois finais possíveis pra essa história: ou eu pegava a abelha com as mãos ou essa cachorrinha pegava com a boca. Resultado: mancha roxa na mão, dor, coceira eterna.

Essa pode parecer uma fala sobre amor e cachorros, mas é na verdade um texto sobre decisões. Muitas vezes, a gente faz escolhas na vida pensando apenas no lado bom das coisas. Entramos em relacionamentos, empregos ou projetos pessoais acreditando que aquilo vai trazer só alegria e prazer. Mas a verdade é que a grande maioria das coisas que realmente valem a pena atravessam também a dimensão do sofrimento que você está disposto a passar. Está embutido no próprio termo "valer a pena". Pergunta pro autor de um grande livro se escrever é sempre uma delícia. Pergunta pra uma esportista profissional se treinar é sempre um prazer. Pergunta pra qualquer pessoa que criou um filho se a experiência foi só alegria.

Nem sempre as decisões que a gente toma podem ou devem ser pautadas apenas pelo prazer que queremos sentir, mas sim pela dor que a gente tá disposto a sofrer porque existe algo mais importante em jogo.

Tem uma mancha roxa na palma da minha mão. Ela dói quando eu pego alguma coisa e coça o tempo inteiro. Ela está aí porque eu segurei uma abelha.

Valeu a pena.

--

--

Pedro Drable
Caixa de Nada

Escrevo sobre coisas que eu entendo e não entendo, na maioria das vezes tentando me entender.