Elbardo Comics é o meu primeiro esforço real de fazer quadrinhos pra internet. Tá no facebook. Parado.

Sobre ser ruim em alguma coisa

Pedro Drable
Caixa de Nada
Published in
2 min readJan 18, 2018

--

Eu sou um quadrinista frustrado.

Sempre adorei criar histórias malucas e acho que quadrinhos são a melhor maneira de construir um universo narrativo de forma rica e imersiva, sem depender de tanta gente. Eu sou apaixonado por quadrinhos desde sempre, lendo de Calvin & Haroldo a Maus com o mesmo prazer.

Mas o negócio é que eu desenho bem mal.

Eu já tentei aprender a desenhar algumas vezes e até me forcei a começar um projeto de quadrinhos digitais só pra ser obrigado a praticar, mas a vida cria umas armadilhas para me tirar o foco, e eu nunca consegui chegar no nível de qualidade que acho satisfatório. E isso me dói, porque eu queria muito fazer quadrinhos legais.

Eu to falando isso tudo porque tenho certeza que qualquer pessoa que você conheça tem uma história igual. Seja com quadrinhos, com canto, dança, futebol, culinária ou programação. Todos nós temos sonhos. Limitações. Coisas que queríamos ter sido. E acho que a gente fala pouco disso.

É curioso notar como as redes sociais são recheadas de narrativas de sucesso, onde todo mundo é feliz, pleno, saudável e perfeito. E por outro lado, o tipo de humor que mais cresce é o auto-depreciativo beirando um processo depressivo. A gente não sabe mais lidar com frustração, talvez porque não falamos o suficiente das coisas que não são como a gente queria. E isso torna tudo ainda mais difícil. Se fugirmos da frustração o tempo inteiro, nunca seremos capazes de realmente percorrer o caminho necessário para desenvolver as habilidades e os conhecimentos que queremos. Porque é fácil ser bom em alguma coisa. É só aguentar ser ruim por um bom tempo.

Na minha opinião, eu sou um quadrinista ruim e falta muito até isso mudar. Mas tudo bem. Porque esse é o processo mesmo. Porque eu sei que você também é ruim em alguma coisa, e queria ser bom. Eu sei que você sente a mesma coisa que eu, não importa o seu contexto de vida. E sei que a gente pode se ajudar.

Me conta no que você é ruim?

--

--

Pedro Drable
Caixa de Nada

Escrevo sobre coisas que eu entendo e não entendo, na maioria das vezes tentando me entender.