Five Nights At Freddy’s: experiência única no universo dos games de terror

Um dos melhores jogos de terror da atualidade vai ganhar um filme, finalmente. Tempo de leitura: 10 minutos

Gabriela Prado
Zinemática • portal & blog
4 min readSep 2, 2023

--

Texto originalmente publicado na Revista Subjetiva.

Se você não sabe do que se trata o jogo, recomendo que dê um pequeno Google e se prepare para uma imersão em um dos melhores jogos de terror de todos os tempos!

Amo essa turminha (imagem: divulgação/Google/Scott Cawthon)

A premissa da franquia consiste em sobreviver a 5 noites, da meia-noite às seis da manhã, com os animatronics soltos pela pizzaria Freddy’s Fazbear Pizza, que curtem massacrar humanos e esmagar suas cabeças.

A franquia Five Nights At Freddy’s é dinâmica, bem arquitetada, garante ótimos jumpscares e conta uma história que te faz pensar muito.

Sendo um jogo do gênero survival horror, as expectativas são saciadas já nos primeiros minutos de jogo. Tudo bem, sou suspeita para falar, porque esse é, de longe, meu jogo de PC favorito!

O primeiro jogo, lançado em 2014, chegou de mansinho e ganhou o coração dos gamers, principalmente de youtubers muito conhecidos, como o Alanzoka e o Markiplier. E por ser um jogo de point-and-click, ele é facilmente manuseável.

Além disso, você sente a tensão de estar dentro do jogo, porque você é um guarda noturno no jogo, tornando a adrenalina em primeira pessoa muito forte.

Acredito que o criador do jogo, Scott Cawthon, nunca imaginou o sucesso que teria e como seu primeiro jogo seria bem recebido. Parabéns, Cawthon!

A história da Freddy’s Fazbear Pizza

A Freddy’s Fazbear Pizzaria é uma pizzaria e também um buffet infantil, que tem animatronics para entreter a galera e ainda fazer shows musicais para as crianças.

Na história, revelada aos poucos durante os 4 primeiros jogos, os pais podem deixar seus filhos pelo buffet tranquilamente. E é aí que tudo começou — e, claro, acabou mal.

No primeiro jogo, vivemos na pele de um guarda noturno, precisando dar atenção às câmeras e impedir os animatronics de entrar na nossa salinha e nos matar. Parece fácil, né? Pois é — e é aí que o o jogo te pega.

Imagem: divulgação/Google/Scott Cawthon

Este é Freddy, o simpático ursinho “rei” do jogo. No decorrer da franquia, ele sofre alterações, adquirindo melhorias tanto em detalhes gráficos como em curiosidades que enriquecem sua “fama”.

Abaixo você pode ver algumas melhorias de design, feitas para causar ainda mais medo no jogador. No terceiro jogo, todos os personagens ganham esse aspecto mais envelhecido e desgastado.

Imagem: divulgação/Google/Scott Cawthon

Todos os personagens, no terceiro jogo, foram feitos para causar sustos mais expressivos no jogador.

Scott apostou nas cores mais sóbrias e terrosas, aliadas aos cenários mais escurecidos do jogo. A profundidade do design mais 3D também é um ótimo ponto!

O terror depois das primeiras tensões

Quando você passa da primeira noite, começa a ficar mais difícil monitorar as câmeras e, ao mesmo tempo, também fechar as portas para que os bichanos de metal não entrem e te matem.

Um detalhe que faz TODA a diferença na mecânica do primeiro jogo é o blackout que acontece por volta da terceira noite, quando você fica tão frenético(a) em fazer tudo rápido que a energia para fechar as portas acaba.

No segundo jogo, eu tive certeza de que Scott é mesmo sensacional, porque para cada personagem novo há uma emoção diferente que flui enquanto se está jogando. Já no terceiro jogo, nós conhecemos o Spring Trap, que veio para traumatizar…

Spring Trap (imagem: divulgação/Google/Scott Cawthon)

Esse elemento metálico estranho — e freneticamente bizarro, porém muito bem desenhado — torna a experiência do terceiro jogo mais interessante, já que a dinâmica de monitorar as câmeras permanece a mesma.

A música, os sons característicos dos personagens e os cliques mecânicos são imprescindíveis, tornando a franquia ainda mais incrível e única.

Além dos 8 jogos oficiais, existem ainda pelo menos 3 livros, um spin-off, um jogo VR (versão feita por fãs) e agora o filme confirmado do jogo premiado na categoria terror de point-and-click.

Se você tem coragem, aposte nessa franquia e divirta-se — eu recomendo muito, principalmente para você adentrar nesta história antes do lançamento do longa, previsto para o dia 27 de outubro nos cinemas. Eu com certeza estarei lá!

Confira o trailer do longa, produzido pela grandiosa Blumhouse:

Obrigada por ler o blog caixa de saturno! Ele retornou depois de muitas idas e vindas e precisa do seu apoio — compartilhe, divulgue e interaja através dos comentários! ❤ Quer escrever conosco? Envie um e-mail para caixadesaturno@gmail.com com seus dados e temas de maior interesse!

--

--