Estou Apaixonado…

…pelo Fela Kuti!

Robson Felix
Cala a Sua Boca e Pega Logo a Saideira!
2 min readMay 31, 2016

--

Foto: Arquivo Pessoal

Que Fela Kuti era foda, eu não tinha dúvidas.

Eu sabia de sua envergadura (por ouvir dizer, confesso).

Cheguei a ver seu filho no Back to Black Festival, em uma edição na antiga estação de trem chamada Leopoldina, aqui no Rio de Janeiro.

Até aí tudo bem.

Só que neste feriado próximo passado eu resolvi escutar o tal do Fela Kuti. Pra quê, véi?… desde então eu estou em relacionamento sério com o tal senhor africano.

Monstro.

Claro que passa pela emoção, mas tenho motivos racionais para estar apaixonado.

Na real, eu baixei duas músicas do Fela Kuti que estavam jogadas numa pasta chamada “clássicos” (para você ver a importância que eu já dava para o “Fela” da Puta).

Pois bem, coloquei a pasta inteira para tocar no computador e fiquei escrevendo umas bobagens.

A tal pasta tinha coisa boa, vai?!… Cassiano, Thelonious Monk, Nina Simone, John Coltrane… e de repente Fela Kuti.

Putz, Fela Kuti…

Quer saber o que eu ouvi?

“Meia hora” de uma levada meio africana, ao mesmo tempo jazzística… foda…eu ainda não sabia que Ele era Ele, achei até que era uma música instrumental… um tempão de música instrumental, swing da pôrra, metaleira pesada… até que o negão entrou... relaxadão…

Foda.

A música que nos apresentou foi: “Yellow Fever”.

Foda.

Fiquei ali, de cara, paralisado… olhando para a tela branca do computador. Um insistente cursor me dizia que eu deveria reagir mas eu, simplesmente, não conseguia.

Depois veio “Water No Get Enemy” que me trouxe a certeza de que a música anterior não era apenas um golpe de sorte na vida do “Fela da Puta” do Fela Kuti.

Não.

O negão era “de verdade”.

Fiquei com uma puta “dor de corno” de só ter baixado estas duas músicas.

Merda.

Logo agora que a internet tá cancelada por falta de pagamento.

Daí fui percebendo que essas duas músicas eram boas para tudo.

Pra acordar, para correr, para malhar, para estudar, para escrever… e voilá… elas estão tocando 24h por dia, sem parar, desde o último feriado.

Deixa estar, que quando eu estiver num wifi eu vou stalkear, todo, esse tal de Fela Kuti.

Enquanto isso não acontece…

…coitados dos meus “pobres” vizinhos.

--

--