“Não está acontecendo nada”

Um mantra para minha criança interior

Robson Felix
Cala a Sua Boca e Pega Logo a Saideira!
2 min readJul 12, 2016

--

Será que (realmente) não está acontecendo nada?

Descobri uma maneira de dialogar comigo mesmo em momentos de extremo pânico.

Nessas horas o melhor a fazer é me pegar no colo e falar baixinho no ouvido de minha criança interior: “não está acontecendo nada”.

Claro que ela não acredita em mim e sempre dá uma olhada em volta, desconfiada.

Eu também não acreditaria vivendo em nossa realidade (momento político, econômico, social, segurança pública, violência urbana, etc., etc., etc.), mas a única regra é não mentir para ela.

Então eu repito pacientemente até minha criança interior adormecer: “não está acontecendo nada”.

É o meu abraço a mim mesmo.

Eu desenvolvi esta técnica com minha filha, há mais de vinte anos.

Ao contrário de outro pais (da época) eu aprendi a não manifestar reação quando ela caía, ou se machucava, sem seriedade.

Era a minha maneira de dizer à ela que não estava acontecendo nada.

Comecei em um dia chuvoso.

Ela, precoce, andava ao meu lado, sem me dar a mão.

Meu coração congelou quando ela se estabacou em uma poça nojenta.

Não reagi.

Ela só precisava saber que eu estava ali e que não havia nada (anormal) acontecendo.

Cair e levantar são coisas da vida.

A questão é o tempo que você leva para levantar.

Prendi a respiração, olhando para ela e mantrei mentalmente: “não está acontecendo nada”.

Em segundos (que me pareceram horas) ela se levantou, sorriu e me abraçou.

E seguimos (agora) de mãos dadas.

Minha criança interior vive se estabacando em poças nojentas (quase) todo dia.

Hoje mesmo ela caiu em uma.

E cada vez ela demora mais para se levantar.

--

--