Rabugices

Robson Felix
Cala a Sua Boca e Pega Logo a Saideira!
1 min readMay 21, 2016
Foto: Arquivo Pessoal

Não sou exatamente simpático. Alguns diriam até que sou um pouco implicante. Outros me diriam rabugento. Ok. Talvez eu até concorde com meus detratores. Talvez eu seja mesmo, apenas, um velho rabugento.

Minha implicância do momento é por aquele povo que fica na saída do metrô querendo que eu seja altruísta para além de minhas posses. Ajudar as crianças da África? Querido, primeiro preciso sobreviver. E esse esquema que apela para o sentimentalismo raso já virou uma máfia. De semana em semana eles trocam os coletes e mudam a ideologia da esmola. Umas vezes Médicos Sem Fronteiras outras UNICEF e por aí vai.

Eles são simpaticões, afáveis, animados. Eles não sabem o quanto eu odeio gente animada, afável e simpática. Principalmente pela manhã. Digo sempre que estou com pressa, atrasado, pressionado pelo tempo. Logo eu, um poeta contemplativo. Mas, na boa… é que eu não consigo trocar com gente animada. Fora o fato de muitas vezes eu me envergonhar por não ter um centavo no bolso. Antes de ajudar as crianças na África eu preciso me ajudar.

A vida não anda fácil pra ninguém. Até a esmola instrumentalizaram.

Por que eu não pensei nisso antes?

--

--