Só por hoje

Um dia de limpeza

Robson Felix
Cala a Sua Boca e Pega Logo a Saideira!
3 min readJul 28, 2016

--

A cada seis meses eu tiro um dia inteiro pra ficar sem falar, sem comer, sem sexo, sem usar qualquer tipo de droga — eu disse nenhuma, inclusive álcool e cigarro e vá lá… chocolate — , um dia de restrições dos prazeres de se estar encarnado. E apesar de todas essas restrições, este dia precisa ser perfeito para a prática de uma pesada faxina na alma e na casa casa, aquelas de aliviar o espírito e abrir os caminhos, sabe com é? Não pode haver sofrimento. Precisa ser um dia em que eu esteja solar. Preciso estar bem disposto, apesar dos ruídos externos. Nesse dia, nada de internet, televisão (que eu já não vejo mesmo), nem mesmo livros (ai, que merda!). A ideia é me conectar comigo mesmo. Ou com os meus dois (ou mais) “eus”. Falando em livros, eu recentemente li que cada hemisfério do cérebro é como se fosse uma consciência. Cada lado tem lá suas preferências e opiniões sobre a realidade (distorcida) que lhes é exposta. O grande lance é que só o esquerdo sabe falar. O direito somente tem (lá suas) opiniões que (quase) sempre não passam pelo crivo do hemisfério esquerdo, o racional, pragmático (déspota, fascista)... Para comprovar este princípio, os cientistas colocaram um óculos que mostrava uma fotos diferentes para cada olho. Ao hemisfério direito foi exposta a imagem de uma banana. Feito isso os pesquisadores pediram para o voluntário desenhar com a mão esquerda (a que fala com o hemisfério direito do cérebro) qualquer coisa que lhe viesse a cabeça. O voluntário desenhou uma banana. Perguntado o por quê dele ter desenhado uma banana o voluntário respondeu que por ter linhas mais longilíneas a banana é o mais fácil de se desenhar com a mão esquerda. Os pesquisadores não só confirmaram que o porta-voz de nossa consciência é o hemisfério esquerdo, como detectaram que quando o nosso lado racional não sabe a resposta, ele simplesmente inventa. Existem casos de pessoas que relatam que uma das mãos tem vida própria e quer matá-los. Um caso mais grave chamou a atenção dos pesquisadores pois o paciente não dormia. Verificou-se uma anomalia cerebral na divisa entre os dois lobos cerebrais. Não sei exatamente o porquê que eu me desviei tanto do assunto principal, mas tenho uma intuição de que o assunto em questão, mais esotérico, está sendo censurado, neste exato momento, pelo hemisfério esquerdo do meu cérebro. De qualquer forma, voltando ao assunto, o dia de limpeza é um dia onde eu procuro ouvir o que os dois lados (ou mais) de quem eu sou, aceito que não sou totalmente consciente da realidade, e procuro não reagir a essa impotência. Apenas ouço o que eles (ou eus) me dizem. Talvez por isso, que no dia seguinte, acordo mais consciente de quem eu sou e ávido pela vida, procuro fazer o melhor que eu posso para, apenas, ser.

Experimente!

--

--