Horror com Dendê

Calebe Lopes
calebelopes
Published in
2 min readDec 5, 2018

Entrevista

“A Triste Figura” na tela do festival Cine Horror

Há algumas semanas, o amigo Dino Lucas Galeazzi me procurou a fim de me entrevistar para uma matéria que estava fazendo sobre cinema de horror brasileiro e soteropolitano.

Dino, além de jornalista, é crítico de cinema e cineasta, com um filme de horror recentemente finalizado chamado Ele Foge. Aceitei o convite e tive acesso ao excelente resultado final ontem, o que me fez querer compartilhar convosco a matéria que ele realizou.

Este, portanto, é um post bem diferente, acredito que ainda inédito no blog, porque estou fazendo essa introdução toda mas a grande atração aqui será o link dessa matéria de Dino.

A parte legal disso tudo é que a entrevista comigo foi gravada, o que resultou num interessante vídeo meio que de “resumão” do bate-papo que tivemos na tarde de 14 de novembro de 2018, no Café da Sala Walter da Silveira. Por vezes pode soar desconexo, vago ou confuso, justamente por causa da montagem resumindo e da falta de uma interlocução mostrando as perguntas que eu estava respondendo. Tratem mais como um apanhado de ideias.

Entrevistas são sempre interessantes porque são respostas muito do momento. Não há tanto tempo para se pensar, existem duas câmeras apontadas para você, e logo entra-se num fluxo de consciência que nem sempre lhe permite dar as melhores respostas, de modo que, preso ao zeitgeist, você acaba fadado a dar respostas e formular frases das quais discordará no dia posterior. Aprisionar o momento tem dessas, faz parte do jogo, e tenho aprendido a lidar com isso.

Curioso também me assistir e notar como tenho cacoetes, trejeitos, e afetações diversas falando. Chega a ser assustador me ver. Ainda assim, foi tudo de muito bom gosto. As perguntas de Dino são sempre sofisticadas (ele já havia me entrevistado para a revista Cine Magazine ano passado), o bate-papo fluiu e no fim, a conversa sobre cinema ajudou a escrever a matéria sobre cinema.

Há de se destacar também que a matéria aponta para a importância de nossa produtora, a Olho de Vidro, na produção de cinema de gênero aqui em Salvador. Engraçado que nunca foi nossa intenção ser conhecidos por cinema de gênero, mas está acontecendo e isso tudo me deixa muito feliz.

Sem mais delongas, abaixo, o vídeo comigo e logo depois, o prato principal: leiam a matéria de Dino. Panorama rico e sucinto da importância do gênero horror na História do cinema e — por que não? — da humanidade.

“Horror com Dendê”, por Dino Lucas Galeazzi: https://leiamais.ba/especiais/2018/horror/?fbclid=IwAR2oZ1tgxTjiXX1HmzZ3-Cc1b7qAxxQX6zG4YPTrJNrstqaM0OPHQQnJ1zM

--

--