Por onde começar?

Suelen Calonga
Calonga e o Drama Barroco
3 min readAug 9, 2018

Após várias longas horas tentando me decidir sobre se era mais importante planejar por onde começar ou começar de fato, resolvi apenas começar.

A ideia é que esse espaço aqui se torne um registro do meu processo de… de… processo de… de quê, mesmo?

Enfim.

Daqui a exatos 40 dias eu vou me mudar pra Alemanha.

Está sendo um período cheio de altos e baixos, como talvez se possa imaginar. Afinal, eu tenho mais de 30 e vou voltar a estudar. Fora. Em outra língua. Numa cidade de interior. Num país que eu nunca nem fui.

Eu tenho 34 anos, 2 meses e 22 dias, pra ser bem exata. Tenho um emprego que me paga um salário digno. Moro numa casinha fofa, na região central da maior cidade da América do Sul, a qual divido com meu companheiro e nossos dois gatos. E eu vou pra Alemanha sem salário, sem casinha fofa, sem companheiro e sem gatos. Em invernos com dezenas de graus abaixo de zero. Por dois anos!

Isso aconteceu porque eu sou artista e pareço estar fadada a uma insatisfação invencível. Eu não consigo sequer chegar numa zona de conforto pra querer sair dela. Eu nunca vi e nem sei como é uma zona de conforto, pra ser sincera. Nunca me senti confortável em lugar e tempo nenhum, então estou sempre em busca sempre em busca sempre em busca sempre em busca sempre em busca.

Bão,

desde que eu avisei publicamente (na internet) que eu fui aprovada no mestrado em Arte em Espaços Públicos e Novas Estratégias Artísticas da Bauhaus-Universität, em Weimar, Alemanha, vários amigos têm me perguntado coisas. E eu tenho respondido as coisas que eles me perguntam diretamente a eles. Mas aí eu acho que seria também uma prestação de serviço pra geral (além de um documentário dos meus processos) se eu pudesse explicar pra todo mundo as oportunidades e dificuldades, como as coisas acontecem e quais serão os próximos passos. Mesmo porque eu mesma, nas minhas pesquisas prévias, não encontrei alguém das artes que tivesse documentado seu caminho e que pudesse servir de modelo pra mim. Agora que é minha vez, farei isso pelos próximos.

Eu ainda nem cheguei na Alemanha, mas já estou sofrendo de um terrível pré-banzo, imaginando como serão solitários os meus dias nos próximos meses. Talvez nem sejam. Talvez sejam. Vai saber. Então aqui eu vou compartilhar meus pensamentos e impressões e descobertas e dar as dicas dos caminhos por onde passo, literal e metaforicamente, em forma de texto e foto.

Também vou fazer um canal de youtube, porque certamente vou querer mostrar coisas em vídeo. Preciso, antes, de um celular melhor ou uma boa câmera compacta pra carregar por aí. Vejamos. As coisas mais corriqueiras ficarão no twitter e no instagram, então siga tudo as coisa, os links ficam aí no topinho da página.

Beijas!

--

--