Ensaios sobre Absolvição

Devemos olhar o pecado com o olhar inocente de Cristo

Otis Corrêa
Aug 8, 2017 · 2 min read

Não devemos olhar para o nosso pecado pelo olhar da condenação. A Bíblia declara que não há condenação para aqueles que estão em Cristo. Então, não devemos olhar para o pecado a partir da condenação, porque ela não existe. Assim sendo, creio que devemos olhar o nosso pecado a partir da absolvição.

É como se tivéssemos sido declarados inocentes antes mesmo de cometer um crime. Jesus carregou nossos pecados antes mesmo que o cometessemos e nos declarou inocentes.

Fomos absolvidos. Mas isso não nos dá o direito de cometer crimes. Paulo exorta dizendo que devemos procurar viver uma vida de santificação. Não podemos pecar a vontade porque já fomos perdoados adiantadamente (antes mesmo da fundação do mundo).

Quando olhamos para o pecado a partir da absolvição vemos o pecado pelo olhar inocente de Cristo. Isso nos leva a odiar o pecado, porque Cristo odeia o pecado e é de Cristo que vem a nossa inocência. Cristo fez da inocência dele a nossa inocência.

Olhando o pecado a partir da absolvição nos sentimos compelidos a mudar nossa atitude em relação ao pecado para que possamos assumir em nossa vida a inocência que nos foi dada. O desejo de viver o perdão que nos foi dado, nos leva ao arrependimento, ou seja, ao desejo de mudança em relação ao pecado. Nós nos arrependemos por desejarmos perdão.

Acredito ainda que Deus não tem a intenção de que estejamos focados em nosso pecado tanto quanto deseja que estejamos conscientes da absolvição. É como se a Bíblia quisesse tirar de nós o foco do pecado para focarmos no fato de que Cristo já fez tudo o que precisava ser feito.

Quanto mais próximo o nosso relacionamento com Jesus, menos percepção do pecado temos, e consequentemente, nos vemos menos inclinados a pecar. Acontece que quando olhamos para Jesus e nos aproximamos dele através de um relacionamento, mais percebemos a pequenez dos nossos pecados. Nossos pecados são muito pequenos se comparados à graça de Cristo.

Onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus. O pecado só existe para nos lembrar a grandeza e bondade da graça de Deus — e nossa incapacidade de ser completos e perfeitos sem Ele.

O plano original de Deus é o Éden, a inocência. E por isso não devemos focar a imperfeição do nosso pecado mas sim a perfeição da graça.

jornada

JORNADA é uma revista que existe para compartilhar histórias, pensamentos e vivências. nossa proposta é empoderar a gloriosa Igreja de Cristo , quebrando paradigmas e alcançando conhecimento da Verdade, vivendo uma vida plena, em unidade e irmandade. essa é a nossa JORNADA.

Otis Corrêa

Written by

escritor, comunicador social, estudante de cristologia e pensador de gaveta. o mineiro mais gringo paulista que tu vai ver hoje. https://about.me/otaviocorrea

jornada

jornada

JORNADA é uma revista que existe para compartilhar histórias, pensamentos e vivências. nossa proposta é empoderar a gloriosa Igreja de Cristo , quebrando paradigmas e alcançando conhecimento da Verdade, vivendo uma vida plena, em unidade e irmandade. essa é a nossa JORNADA.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade