Os anjos dizem Amen Jr
Review do disco “Sonhar e Viver”

Muito raramente irei falar de bandas e compositores de quem não sei muita informação. Considero está uma exceção.
Pouco se sabe sobre a tal “Amen Jr”. Conheci a banda por ocasião da Conferência Nova Geração (que aconteceu em Brasília no último final de semana), esta por sua vez, realizada pelo Ministério Nova Geração (responsável pela propagação da música “Peso da Glória” há uns dez anos atrás), e venho os seguindo no Instagram desde então — há cerca de um mês.
Não posso afirmar nada sobre a possível ligação da banda com o movimento. Só há na verdade uma coisa que posso afirmar: “Sonhar e Viver” é de longe um dos melhores discos do ano.
O disco de estreia dos caras traz nove tracks com títulos engenhosos (o que é “F.R.M.Z.”?), sonoridade grunge-punk-eletrônico, vocais etéreos e uma energia vibrante e introspectiva. “Sonhar e Viver" conta ainda com uma participação especial do Mauro Henrique, vocalista do Oficina G3, na faixa final.

O disco é coeso e perspicaz. É perceptível que a banda foi intencional em cada elemento incorporado às canções, que por sua vez geram as mais diversas reações. Um Q de psicodelia e influências do design e tecnologia noventista (the 90’s are trending again) imperam por todo o disco que faz uso de analogias metafóricas para transmitir sua mensagem de esperança e redenção.
Lançado a três ou quatro dias (madrugada se aproxima), ainda não há muito o que dizer sobre às reações do público ao álbum. Mas posso dizer pessoalmente que a banda surpreende com uma genialidade e autenticidade marcantes para o cenário atual da música — especialmente se formos tratar de música cristã contemporânea.
Se você ouvir ainda hoje, garanto que serão os melhores 42 minutos do seu dia. O disco está disponível em diversas plataformas de streaming e download. Destaco como melhores momentos a faixa de abertura “O peso não é só meu”, a vibrante “Os céus declaram" (single do disco) e a estranha e upbeated “Enquanto o Tempo Existir”. Acho que hoje os anjos dizem “Amen Jr”.


