Camaleótica Recomenda #01

Camaleótica
Camaleótica
Published in
4 min readSep 24, 2016

Com todo o carinho imaginável, apresentamos aqui a primeira sessão do Camaleótica Recomenda!

Este será um post semanal, presente em todos os sábados com cinco recomendações — cada uma vindo de um autor diferente do Camaleótica — variadas para nossos leitores. Indicações de todos os tipos são aceitas aqui: filmes, séries, álbuns, videoclipes, livros, quadrinhos, jogos, artigos, podcasts, o que agradar os escritores o suficiente para motivar a confecção de dois breves parágrafos é válido e será apresentado.

O grande objetivo é a aproximação com o leitor, ampliando o contato com os autores e abrindo espaço para diálogos sobre as recomendações do texto. Então vamos à primeira delas:

Luccas Garcia:

Cosmos: Uma Odisseia no Espaço (2014), série

Em meados de 1980, a série Cosmos foi realizada com o intuito de cumprir o importante papel de apresentar a complexa estrutura do Universo com uma linguagem acessível ao público. Apresentado pelo astro/bio/físico e entusiasta científico Carl Sagan, o seriado de 13 episódios trouxe nas metáforas, analogias e representações objetivas do professor a abertura para um cenário antes limitado ao público acadêmico.
Três décadas depois que o primeiro capítulo do programa foi ao ar, a série ganhou nova edição e apresentador — grande discípulo do primeiro —, e voltou a ser exibida. Agraciada pelos recursos tecnológicos do século XXI e pelo comando do também astrofísico, brilhante cientista e divulgador acadêmico Neil DeGrasse Tyson, o seriado despontou como uma superprodução do canal National Geographic em transmissão simultânea em mais de 170 países. Com a orientação de Ann Druyan, viúva de Sagan, muitas referências à série original, com sua nave da imaginação, e a visão entusiasta e alternativa de Seth McFarlane, Cosmos é uma viagem imperdível nos caminhos mais diversos do conhecimento científico em todas as suas possíveis dimensões.

Página da série no IMDb: imdb.com/title/tt2395695/

Mariela Salvini:

Mãe Só Há Uma (2016), filme

O novo filme da diretora Anna Muylaert faz com que o expectador se sinta desconfortável durante uma hora e vinte, porém contribui para motivar reflexões. Baseado em uma história real, Mãe Só Há Uma trata da vida perturbada de um adolescente de 16 anos que é obrigado a viver com outra família ao descobrir que a mulher que achava ser sua mãe biológica, na verdade o roubou na maternidade. Isso ocorre em um momento da vida dele em que estão ocorrendo transformações, principalmente no que diz respeito à sexualidade.

Página do filme no IMDb: http://m.imdb.com/title/tt5452964/

Pedro Bertazzi:

HollySiz - The Light (2016), videoclipe

Nunca pensei que o clichê seria o essencial para explicar algo tão comum. O clipe da cantora HollySiz aborda a questão de gênero ao apresentar a história de um garoto que usa vestidos e brinca com pôneis. Apesar da aceitação e do amor de sua mãe, o pai não aceita a forma como o menino se apresenta ou brinca.
Quando assisti pela primeira vez — dois anos atrás —, achei que fosse um curta metragem e me surpreendi ao saber que era um clipe musical. Com isso, o leitor pode apreciar 2 em 1: um vídeo bastante esclarecedor sobre essa temática polêmica com um final belíssimo, assim como apreciar a música e o trabalho de uma cantora cult.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Cf79KXBCIDg

Junior Pereira:

Carl Sagan - O Mundo Assombrado Pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela no Escuro (1995), livro

Com as pseudociências ocupando cada vez mais espaço na sociedade, Carl Sagan por meio desse livro tenta reafirmar o poder positivo e benéfico da ciência e da tecnologia nos dias atuais. Na obra, ele apresenta o método científico para leigos e os encoraja a pensar de forma crítica, propondo um olhar cético sobre as pseudociências e sobre o misticismo.
Foi inspirado na leitura do livro que redigi um dos textos do Camaleótica falando sobre os riscos políticos e sociais causados pelo analfabetismo científico. O texto em questão pode ser lido clicando aqui.

Livro no site da Companhia das Letras: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=80033

Guilherme Teixeira:

Mamilos 82 - Suicídio, podcast

O podcast Mamilos 82 trouxe, na ocasião do mês amarelo de setembro, um dos grandes tabus da nossa sociedade: o suicídio. Juliana Wallauer (apresentadora) e os convidados Fe Duarte (psiquiatra) e Sílvia Conceição (voluntária da CVV Pinheiros) desconstroem mitos, desmistificam inverdades e nos trazem à conclusão de que é preciso falar, sim, sobre essa realidade que, embora seja ocultada pela nossa ignorância, avassala vidas e famílias.

Link para o episódio: http://pca.st/ZTpV

--

--