O que você precisa saber sobre podcasts

Créditos: iMore

Abrindo a seção Tecnologia e Ciência do blog Camaleótica, decidi escrever sobre essa mídia que, apesar de não ser exatamente recém-chegada no Brasil, só tem se expandido tanto em questão de número de ouvintes quanto em formatos diferentes e assuntos abordados.

Se você já conhece, saiba que nós do Camaleótica adoramos podcasts e talvez tenhamos novidades num futuro próximo. Para você que ainda não faz ideia do que estou dizendo, calma que eu explico agora.

O que é podcast?

Um podcast é um arquivo, transmitido diretamente para você, onde você ouve um programa parecido com os já conhecidos programas de rádio, no sentido de serem conteúdos focados em áudio. Diferentemente do rádio, os podcasts não são feitos ao vivo; depois do arquivo ser baixado no seu gadget, você escolhe a hora em que quer ouvir, pode dar play ou pause da mesma forma como faz com arquivos de música.

A palavra “podcast” vem da junção entre iPod + Broadcast e remonta ao ano de 2005.
Ícone RSS

Este é o ícone do RSS, que faz com que os podcasts sejam transmitidos. Nós o vemos, na internet, sempre que colunistas, blogs e jornais disponibilizam seus conteúdos para serem agregados em softwares que são chamados de Leitores de RSS.

Assim como o descontinuado Google Reader e sua alternativa mais conhecida, o espetacular Feedly, servem para agregar notícias, os agregadores de podcasts fazem o mesmo no seu smartphone ou computador, usando o princípio do RSS.

Ou seja, não é necessário que você visite site por site, coluna por coluna, para encontrar seu conteúdo; com o agregador, o conteúdo já está nas suas mãos assim que o produtor libera o arquivo.

“Pocket Casts”, um agregador de podcasts disponível para Android e iOS. Créditos: Android Central.

Para que servem os podcasts?

Eu conheci os podcasts em 2013, quando os ônibus que eu pegava diariamente começaram a se tornar cheios a ponto de ficar impossível o movimento de tirar o livro da bolsa, abri-lo e lê-lo com a segurança de que nem eu nem o livro voaríamos na primeira lombada em que o ônibus passasse. Atualmente tenho escutado os meus favoritos no caminho de ida e volta da faculdade. Mas essa é apenas a minha história.

O premiado This American Life.

As pessoas ouvem no carro, no ônibus, no metrô, nas caminhadas, enquanto jogam Angry Birds, enquanto jogam Forza etc. Tem gente que ouve até lavando louça! Você pode preencher o tempo livre do seu dia com diversos programas interessantes e relevantes que falam sobre os mais variados temas.

Os podcasts servem para aproximar pessoas apaixonadas por transmitir conhecimento e pessoas apaixonadas por aprender algo novo… ou apenas para se distrair mesmo.

Há diversos podcasts sobre tecnologia, sobre ciência, programação, nerdices, feminismo, cinema, filosofia, música, futebol, comédia, jornalismo, notícias, política, astronomia… olha, a lista é imensa!

O site YouTuner.co publica novos episódios de centenas de podcasts em português, mas se você quer saber agora por onde começar, eu posso compartilhar alguns dos que eu mais gosto:

Mamilos Podcast — “Jornalismo de peito aberto” é a melhor descrição curta que tenho para o Mamilos. Tem episódio novo toda sexta-feira.

AntiCast — O AntiCast em seus primórdios falava sobre Design. Hoje em dia fala sobre História, Política, Cinema e diversos outros temas, tendo a tradição de trazer convidados especiais.

Braincast — É o podcast do Brainstorm9. Eles trazem assuntos relacionados a tecnologia, comunicação e inovação.

NerdCast — O podcast do site Jovem Nerd é talvez o mais conhecido do Brasil e dispensa apresentações.

Capa do Anticast 162, sobre o S02E01 da série britânica Black Mirror.

Como eu faço para baixar?

Apesar dos episódios de cada podcast geralmente estarem disponíveis em seus respectivos sites, a melhor maneira é usar um agregador para baixá-los. Se você usa iOS, é só procurar pelo aplicativo Podcasts em seu iPhone ou iPad, já que ele vem instalado no seu aparelho. Se você usa Android, tenho mais dicas — desta vez de apps — para compartilhar:

Podcast Republic (Android, gratuito)

Podcast Addict (Android, gratuito)

Podcast Player (Android, gratuito)

Podcasts (iOS, gratuito)


Este texto, longe de servir como um tutorial, foi escrito porque, como eu disse no início, nós do Camaleótica adoramos podcasts e temos alguns projetos relacionados a esta adorável mídia.

Queremos preparar caminho, através das informações contidas neste texto introdutório, para os próximos posts relacionados a este assunto. E se vocês têm sugestões para compartilhar, a caixa de comentários daqui do Medium e a do Facebook são os melhores lugares para vocês continuarem o papo com a gente.

Seja gentil nos comentários, e até o próximo post!


Guilherme Teixeira, estudante de Linguística apaixonado por música, tecnologia, videogames e cerveja