Quem eu sou e o que vim fazer aqui!

Camila Waltrick
Camila Waltrick
Published in
2 min readNov 23, 2019
Photo by Felicia Buitenwerf on Unsplash

Hello, world!

Sou gaúcha, inquieta, bacharela em engenharia de produção e, atualmente, pós graduanda em Ciência de Dados & Big Data pela PUC Minas. Por hora, essa será a minha introdução.

Agora, deixa eu contextualizar o meu propósito aqui no blog:

Um semestre antes da minha formatura na engenharia, eu ainda não tinha uma área específica da graduação na qual eu sentisse maior afinidade a ponto de aprofundar os estudos. 🤷‍♀️ Na época, o meu interesse estava em descobrir algo que me inspirasse a continuar no meio acadêmico, algo que me desafiasse a estar em constante atualização e desenvolvimento.

Foi, despretensiosamente, fazendo um trabalho para uma disciplina que se chamava “tecnologias aplicadas ao negócio”, que me deparei com certas buzzwords — que eu muito ouvia, mas nada sabia sobre — as quais eu tive que explorar como tarefa final do semestre desta disciplina.

Aí que coisas como big data, ciência de dados, machine learning e blockchain começaram a fazer sentido na minha cabeça, porém, isso foi muito além daquele simples trabalho da faculdade. A curiosidade me levou a pesquisar mais, fazer pequenos cursos online, ler livros, procurar pós graduação na área da TITI??? 🤬 Pooooxa, Camila, mas tu tá recém te formando e já quer mudar de área? — Esse foi o “puxão de orelha” que a minha mente ecoou e a resposta foi sim e não!

Pois bem, explico: Eu vinha há um tempo me interessando por formas disruptivas de gerar resultados a partir de problemas reais de negócios e estava com energia de sobra para começar algo novo e desafiador: foi aí que a especialização em Data Science & Big Data entrou na minha vida.

Após um semestre de pós graduação, criei essa página aqui no Medium, não para ensinar, mas sim para dividir aprendizados e insights que surgirem a partir dos meus estudos. Acredito que o simples fatos de escrever e compartilhar, é algo que me ajuda muito a consolidar o que venho aprendendo. Basicamente, pretendo escrever sobre análise de dados no geral, ferramentas, minhas linguagens de programação preferidas, experiências, portfólio e, até mesmo, qualquer outro assunto que eu encontre uma forma de relacionar a isso.

Te convido para interagir comigo nessa caminhada que não tem ponto de chagada, afinal, todos nós estamos sempre aprendendo! 👊

Obrigada pela visita! ✌️

--

--