Moda sob medida e a impressão 3D

Monique Faro
Cammada a Cammada
Published in
2 min readOct 31, 2015

É notável o quanto a impressão 3D vem se difundindo nos últimos meses. À cada dia surge uma novidade. São peças de decoração, brinquedos e até mesmo próteses, tudo isso sendo impresso com rapidez e precisão. Porém, é no mundo da moda (que eu amo!) que o uso dessa tecnologia vem ganhando mais espaço.

Sem cortes, linhas e agulhas, a impressora 3D produz roupas, sapatos e acessórios, que saem da tela do computador diretamente para às mãos da “costureira”, como em um passe de mágica.

Precursores da impressão 3D na moda

A modelo Dita Von Teese exibiu o primeiro vestido feito todo com impressão 3D, criação do designer Michael Schmidt.

Vita Von Teese, com vestido feito em impressora 3D.

Noa Raviv, designer de moda, decidiu usar a impressão 3D em seu trabalho de conclusão de curso. Criou a Hard Copy Collection, altamente moderna e arrojada.

Hard Copy Collection de Noa Raviv

A estilista israelense, Danit Peleg, também apostou no PLA (plástico muito utilizado na impressão 3D) em seu trabalho de conclusão de curso na Shenkar College of Design. O mais impressionante é que o material parece muito com uma renda e tem um caimento perfeito. Padrões geométricos (e muita criatividade!) foram usados para criar uma coleção moderna e elegante.

O Brasil nas passarelas pelo mundo

O Brasil não ficou pra trás, o renomado estilista Pedro Lourenço lançou uma coleção de acessórios impressos. As peças da coleção foram apresentadas no São Paulo Fashion Week, em 2014, e marcaram presença também nas passarelas de Paris.

Acessórios 3D de Pedro Lourenço

Estaríamos, então, vivendo uma nova tendência na alta costura? Será que essa mudança vai ser absorvida pelas consumidoras de moda? Seria o anúncio de uma nova Revolução Industrial e dos costumes?

Não sabemos ainda, mas uma coisa é certa: a impressão 3D veio mesmo para balançar o mundo da moda e modificar o nosso jeito de ver as roupas.

Imagina só poder produzir nossas peças com medidas super precisas, sem ter que ir a uma loja… Certamente, seria incrível!

--

--