Uma mão pra quem precisa

José Luis Oliveira
Cammada a Cammada
Published in
2 min readDec 7, 2015

Algum tempo atrás falei sobre um projeto de impressão 3D super interessante chamado e-nable, que imprimia próteses pra quem precisava a custos muito mais acessíveis do que as próteses cheias de tecnologia embarcada que vemos por ai custando pequenas fortunas.

Daí que outro dia passando pelos grupos de impressão 3D do facebook me deparo com uma menina pedindo apoio pra um projeto muito legal, o Mão-3D. Eles pediam filamentos para continuar imprimindo próteses pra quem precisa, e por sorte, conseguiram doações com a galera do grupo.

O projeto é muito legal e é comandado pela Profa. Maria Elizete Kunkel, oficialmente batizado de Mão3D — Reabilitação de pessoas com amputação, ausência ou malformação de mãos com o uso de próteses feitas por impressão 3D. É um programa de extensão da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP, parceria entre o Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP de São José dos Campos e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro para atender a Região do Vale do Paraíba (SP).

Esse é o Léo, figurinha que já abria esse sorrisão antes, imagina agora com a mão nova?

Algumas imagens do processo de mapeamento do membro afetado do Léo e dele já curtindo a prótese provisória

E como estamos perto do natal, nada melhor do que um presente pra fazer uma criança feliz, certo? Então o pessoal do Mão 3D preparou uma surpresa e fez a nova prótese do Léo mais do que especial, é um braço do Capitão América, com escudo e nome gravado e tudo. Acho que o Léo nunca mais vai esquecer desse presente, até eu já to ansioso pra ver fotos da carinha dele ao receber!

Foto em primeira mão da nova prótese do Léo, ou seria capitão américa?

Não tem muito o que falar, as imagens são autoexplicativas, mas se quiser saber um pouquinho mais — e acho que vale a pena porque o projeto é lindo, dá um confere na página deles no facebook e pra quem puder ajudar, pode fazer de coração tranquilo porque o projeto é sério e com gente muito competente!

--

--

José Luis Oliveira
Cammada a Cammada

Designer e Pesquisador, uma mente inquieta por natureza, viciado em inovação