Fuga para o Descanso

Andrey Masson
Camorumbi
Published in
2 min readNov 22, 2014

--

Experimente o Sábado

“O Sábado nos relembra que, em última análise, não dependemos do trabalho, da conta bancária, da reputação, do status social ou das realizações seculares, mas de Deus.”

Sempre vejo as pessoas compartilhando a sua alegria quando chega a sexta-feira. A grande verdade é que a alegria está na chegada de outro dia, o Sábado. Em especial, eu tenho razões ainda maiores para me alegrar com a chegada do Sábado.

Eu guardo o Sábado, mas não faço isso por um aparente fundamentalismo religioso.

Para mim, o Sábado é um dia Santo (separado dos demais), um dia reservado para sair da rotina dos meus pensamentos, das minhas buscas, das minhas preocupações.

Não uso o Sábado para “afogar” meus desgostos e dissabores da semana, isso qualquer bom “Pub” ou qualquer boa casa, da badaladíssima noite paulistana, poderia me oferecer, contudo, nunca em definitivo. Visto que sempre depois da ressaca a mesma vida me acompanha. Como dizia um querido professor: “milhões de pessoas dependem de remédios para enfrentar as perplexidades do dia, e milhões de outras dependem de comprimidos para poder dormir à noite.” Isso não conseguimos deixar junto com as notinhas de 100 na hora de sair da balada.

O Sábado me proporciona repouso físico, mental e espiritual. Ou seja, tem um fator restaurador. Talvez seja por isso que a história da Criação, contada na Bíblia e preservada pela tradição judaico-cristã, separe os 6 primeiros dias como “tempo comum” e o Sábado como “tempo especial”, considerado pelo Criador como sendo “Santo”, “provedor de bênçãos especiais” e “dia de descanso” (Gênesis 2:3).

Ou como dizia, novamente, este querido professor: “O tempo comum flui para o tempo especial, relembrando que o homem não se realiza nas coisas rotineiras da vida, mas na presença do Criador.” O Sábado é o dia em que o filho (criatura) passa o dia com seu pai (criador). Depois de cada Sábado consigo iniciar uma nova semana re-orientado.

O descanso de todas as atividades corriqueiras neste dia, me oferece a oportunidade de dedicar tempo total para minha família, minha filha, meus amigos e meu Deus, sem dividir com qualquer outra preocupação secundária.

“O Sábado nos relembra que, em última análise, não dependemos do trabalho, da conta bancária, da reputação, do status social ou das realizações seculares, mas de Deus.”

Experimente o Sábado!

--

--

Andrey Masson
Camorumbi

Fuga para a Vida | "você pode viver até os cem anos, se abandonar todas as coisas que fazem com que você queira viver até os cem anos" [Woody Allen]