Serendipidade acontece…

Roca Oliveira
Camorumbi
3 min readJun 4, 2016

--

Notar, Descobrir e Redescobrir

Talvez esta palavra ainda não faça parte do seu vocabulário rebuscado do dia a dia ou que já ouviu falar. Eu simplesmente adoro conhecer novas pessoas e descobrir coisas novas, é sempre uma experiência diferente para ambos os aspectos que frequentemente faz parte da minha vida porque trabalho constantemente com criatividade, amo o novo.

Para entender melhor o que é Serendipidade(do inglês Serendipity), eu não posso deixar de mencionar este conto, que é um dos meus favoritos sobre este assunto: “Os Três Principes de Serendip”. Três príncipes foram chamados pelo pai no leito de morte. O rei queria deixar todo seu vasto reinado para os filhos e também dizer que havia um grande tesouro muito próximo da superfície. Logo após a morte do pai, os três filhos mobilizaram todos os homens do reinado para cavar e revolver a terra. Após vários anos de trabalho, nenhum tesouro foi encontrado, mas a terra foi tão revolvida, que as colheitas foram as maiores de toda a história do reino; serendípite em homenagem aos príncipes que procuravam o tesouro e encontraram colheita abundante. A sabedoria do rei, ao aconselhar os filhos, pode ser definida, então, como serendipidade.

Serendipidade são descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso. Encontrar algo é uma coisa, encontrar algo que não se procura, diríamos ser totalmente diferente, porém, é necessário uma ação para que isso aconteça, ou seja, a busca. A vida é uma busca incessante por coisas que definimos como essenciais e as descobertas só acontecem quando conseguimos relacionar o que sabemos com o que acabamos de encontrar, este conceito é incrível e pode transformar simples observações do seu dia a dia em grandes descobertas. Outro dia estava conversando com um amigo sobre a idéia de sempre buscar algo novo no âmbito social, profissional e espiritual, porém, não adianta encontrar algo novo se não somos capazes de tirar proveito disso.

“O acaso só favorece a mente preparada” — Pasteur

Assim como o rei sutilmente induziu aqueles três príncipes a encontrar algo que não estavam procurando, a bíblia descreve histórias impressionantes que revelam o serendipismo ou o acaso ofortuno como forma de revelar a natureza, o poder e o amor de Jesus.

Alguns exemplos clássicos de histórias bíblicas que revelam estes momentos oportunos em Sua presença: — Uma multidão faminta em busca por alimento, então surge um menino com apenas 5 pães e dois peixes, então um milagre. — Um cego de nascença em busca de cura em um tanque cheio de superstições, então um milagre. — Uma mulher samaritana em busca de água, e o encontro com o autor da água viva, eu poderia enumerar muitas outras histórias além das parábolas que utilizam o mesmo conceito de serendipidade, o fato é que Jesus transformava estes episódios em oportunidades.

“Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o coração” Jeremias 29:13

Não perca as oportunidades quando acontecer algo completamente por acaso, busque conhecimento, abra sua mente e relacione coisas improváveis,

Serendipidade acontece, afinal, as histórias que sabemos sobre Jesus estão repletas de coincidências felizes.

Até breve!

Roca Oliveira

--

--