América troca de treinador e inicia nova caminhada com vitória

João Pedro Nascimento
Campeonato Carioca Série B
2 min readJun 19, 2017

Após demitir João Carlos, novo comando inicia com vitória sobre Olaria

O América não iniciou a Série B1 do Campeonato Carioca como esperava. Cotado como um dos favoritos ao acesso, o rubro conseguiu apenas uma vitória em suas cinco primeiras partidas, trazendo grande pressão ao comando técnico e aos jogadores por parte da torcida.

Como consequência, o técnico João Carlos foi demitido e para o seu lugar, a diretoria acertou a chegada de Lucho Nizzo, que iniciou sua caminhada com vitória sobre o Olaria, em Moça Bonita, pelo placar de 2x0. Apesar de não ter sido um grande jogo tecnicamente falando, foi o bastante para aliviar um pouco a pressão em cima dos jogadores da equipe carioca e trazer uma certa tranquilidade até a próxima partida.

Após iniciar com derrota para o Barcelona, o América foi derrotado também pelo Audax. A folga na terceira rodada trouxe tempo para treinamentos, visando acertar os erros da equipe, voltando com vitória sobre o Barra Mansa, a única até aqui no campeonato. Na partida seguinte, entretanto, empate com o Carapebus e nova derrota frente ao Americano, tornando a situação do treinador insustentável frente à equipe. Com a chegada do novo comandante, o América mostrou entrega diferente e mesmo não fazendo um bom primeiro tempo, manteve o jogo sob controle e conseguiu a vitória.

A vitória da equipe mandante foi construída mais na base da vontade do que na técnica, em um jogo marcado por altos e baixos. Na primeira etapa, a equipe rubra não fez uma boa partida, cometendo muitos erros na construção das jogadas, mas contou com a ineficiência da equipe do Olaria, que também foi mal, para ir ao intervalo com o placar zerado. O segundo tempo prometia pressão da torcida em cima dos jogadores, pois foram eles que resolveram pressionar dentro de campo. O América voltou com outra postura, encurralou o Olaria em seu campo de defesa e conseguiu marcar os gols que definiram o placar, anotados por Welber, em bela jogada individual e Nivaldo, em finalização sem chances para o goleiro Guilherme, após cruzamento de Juninho Bolt.

Comemoração de Nivaldo com a equipe do America após sacramentar a vitória. Foto: FERJ

O resultado traz mais tranquilidade para a sequência do trabalho da nova comissão técnica e também da competição, mantendo as chances de classificação da tradicional equipe carioca. O América assumiu a sexta colocação do Grupo A com sete pontos, ultrapassando o próprio Olaria, que mesmo empatado em número de pontos, perde nos critérios de desempate.

Na próxima rodada, as duas equipes possuem compromissos importantes para as pretensões do campeonato, que vai chegando em um momento de definição sobre quais times brigam pelo que. O America enfrenta a equipe do Itaboraí no dia 21, às 15h, sem local definido pela federação, enquanto o Olaria joga em casa, na Rua Bariri, no mesmo dia e horário, contra o Carapebus.

--

--