“ O Serrano é a parte azul da minha vida a outra parte, minha família, veste azul.”

Leonardo Pimenta
Campeonato Carioca Série B
3 min readJun 13, 2017
Francisco produzindo bandeirão

Serrano Football Club, um clube fundado 29 de junho de 1915 localizada na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Azul e branco foram as cores escolhidas para compor o uniforme do clube que, ao longo dos anos, se tornou o mais popular e querido de Petrópolis.

O Serrano foi o primeiro clube campeão oficial do município. Na conquista do tricampeonato, o time começava a despertar a atenção dos demais adversários. Considerado um dos emergentes do futebol do Rio de Janeiro, o Serrano misturava bom futebol com a paixão de sua torcida.

Francisco Theisen, um senhor de 54 anos pequeno produtor de flores da região conta como surgiu sua paixão pelo time da região: “Sou de uma família de Serranistas, meu pai chegou a jogar no Clube como goleiro no final dos anos 30. Eu conheci o Serrano pelas histórias que ele contava. Depois nos 70 acompanhei com ele o antigo campeonato de futebol de salão onde o Serrano era destaque. Ainda em 1977 começou a se falar do Serrano no futebol profissional fato que se confirmou em 1978. De lá para cá acompanhei quase todos os jogos só me afastando depois da morte de meu pai em 1996. ”

Com a morte de seu pai, Francisco se afastou dos estádios, segundo ele mesmo “perdeu seu companheiro de arquibancada” assim se afastando do Atilhão. Mas mesmo com o seu afastamento, nunca deixou de acompanhar os jogos do time pela rádio e lendo o noticiário. Hoje com seu filho Matheus, que vem seguindo a tradição da família que é torcer para o clube da região serrana fluminense.

Ele vem acreditando na reconstrução do clube com a Frente Azul, grupo de torcedores e com pessoas que estão dispostas a reerguer o clube, crendo no esforço do presidente Alexandre, o “China”.

Francisco conta as experiências que teve com o clube do coração em viagens por onde foi acompanhando a equipe: “Nos anos de vitórias do Serrano 1979; 1980; 1981 na primeira divisão estadual e até os anos 2004 fui um torcedor presente nos estádios por onde o clube jogava. Assim fui a Campos três vezes, Volta Redonda, Friburgo, Madureira, Bonsucesso e ao lado de meu tio Zé Rocha viajei a Curitiba PR e a Campinas SP para acompanhar o Leão da Serra na Taça de Prata 1980–1981 contra Coritiba Fc e Guarani FC.”

“Durante anos historiei o clube esportivamente anotando e guardando tudo que podia sobre os jogos etc. Hoje estou de retorno às anotações arquivando com a tecnologia moderna as informações do meu Leão da Serra. Dizem que sou um resistente por torcer para a Lusa de São Paulo e para o Serrano FC, dois clubes em situações complicadas e pré-falimentar, mas digo que torcer por quem pouco ou nada ganha é agregar amor sobre o que já existe e assim torço sabendo das dificuldades fazendo de cada vitória uma feste de título. No ano passado fomos meu filho e eu de bandeirão em mãos torcer e vibrar com o retorno à segundona que este ano será disputadíssima e estaremos juntos com toda a torcida serranista cantando e colorindo os estádios com nossas bandeiras do Leão da serra. ” — contando um pouco mais sobre sua paixão pelo clube.

Torcida vibrante do Serrano

Quando perguntado sobre sua expectativa sobre a temporada: “Nossa Torcida rivaliza com a do Goytacaz com a maior do interior e vamos de novo bater recorde de público e empurrar o Leão da serra para a 1ª Divisão! ”

Francisco finaliza a entrevista com uma frase que diz muito sobre seu amor pelo clube: “ O Serrano é a parte azul da minha vida a outra parte, minha família, veste azul. ”

--

--