São Cristóvão: sua trajetória até a taça Carioca

Karol Guinodi
Campeonato Carioca Série B
2 min readJun 19, 2017

No ano de 1918 o São Cristóvão já estava no ranking entre os melhores clubes do campeonato junto com Flamengo, Vasco e Fluminense. Mas, ainda assim, terminou em terceiro lugar. Em 1926, o time com toda a sua habilidade, iniciou vencendo o Botafogo por 6x3.

No decorrer do carioca, a estratégia do técnico Luís Vinhaes começou a ser percebida. Ele tinha como meta realizar um treinamento intenso aos jogadores com enfoque no preparo físico e padrões de amadorismo da época. Com isso o clube disparou. Colhendo resultados eficazes e ganhando pontos, venceu Vila Isabel, Vasco, Botafogo e América.

Iniciou o segundo turno vencendo o Fluminense, porém, uma derrota para o Vasco colocou a taça sob risco. Pois o Vasco era o principal concorrente ao título. Ainda assim, obteve vitórias consecutivas sobre Brasil, Bangu, Sirio e Libanes e Vila Isabel, que colocaram o time em situação confortável.

O clube da Figueira de Melo tinha 27 pontos ao lado do Fluminense, e o Vasco, 29. Porém, só haviam mais duas partidas para o final do campeonato. São Cristóvão só poderia ganhar ou empatar a partir de então e o Vasco deveria necessariamente perder.

Por fim, o São Cristóvão empatou com o América e beneficiou- se da derrota do Fluminense para o Flamengo. Com isso, faltaria apenas vencer o time rubro-negro. Na primeira partida, o Flamengo ganhou por 3x1. Porém, nessa ocasião o jogo foi interrompido e cancelado. Dando uma nova chance ao São Cri- Cri (assim conhecido).

A grande final foi realizada no estádio da Rua Paysandu, o São Cristóvão deu um show em campo. Com o artilheiro Vicente em brilhante jornada, o time fez 5x1 sobre o Flamengo. Com isso, o clube conquistou seu único campeonato carioca. Em 2016, fizeram 90 anos do título.

--

--