Primeiro Front in Campinas!

Giulia Losnak
Campinas Front-end
Published in
7 min readMay 8, 2018

Vem para este evento TOPE!

Sabemos que este texto é longo, mas prometemos que valerá a pena, ok?

Bom, para você que não nos segue nas redes sociais (Twitter e Facebook) e não está sabendo da última, ou até está sabendo, mas meio que se perdeu nas novidades, vem com a gente saber tudo sobre o Front In Campinas!

SIM! O Campinas Front-end, que há três anos organiza meetups mensalmente em Campinas, sempre sentiu a necessidade de eventos maiores como esse na cidade. Então, desde o fim do ano passado, começamos a planejar o primeiro evento maior desse modelo Front in, o Front in Campinas!

Quando vai acontecer?

No dia 12 de maio de 2018, às 8h, no Vitória Hotel Concept, na Avenida José de Souza Campos, 425 — Nova Campinas, Campinas — SP, 13025–320
Será um sábado inteiro com conteúdos de alta qualidade, diversão e muito networking! Com oito talks TOPES sobre as principais ferramentas para seu trabalho e carreira!

E os ingressos?
Já estão a venda e, inclusive, o primeiro lote já esgotou! Mas, através do link https://www.sympla.com.br/front-in-campinas__248102 você consegue comprar os ingressos, no segundo lote ATÉ O DIA DO EVENTO! (Sim, o terceiro lote foi cancelado para ficar esse precinho amor para vocês ❤)

E tem mais!
Junto com o ingresso do Front In Campinas, você também compra, do nosso super parceiro Alura Cursos Online, o acesso por dois meses aos cursos da Carreira Engenheiro de Front-end! Demais, né? (Mas, calma, que o acesso só será liberado aos participantes após o dia do evento).

Mas, esse evento vai ser inclusivo?
Mas é claro! Queremos muita participação feminina no Front in Campinas!
Pensando nisso, reservamos metade das palestras para serem apresentadas por mulheres e tem cupom de 30% de desconto para TODAS as mulheres, cis ou trans, que quiserem comprar o ingresso do evento! Só clicar neste link aqui ó https://www.sympla.com.br/front-in-campinas__248102?d=GirlsPower

Ah! E o Front In Sampa também vai dar 30% de desconto para todas as mulheres que participarem do Front in Campinas!

Além disso, queremos o bem estar de todos, então, temos o código de conduta do Front In Campinas. Lê lá para saber mais!

Já participei de um meetup, rola desconto?
Claro que rola, patrão! Vem com a gente no Front in Campinas que tem cupom de 15% de desconto no link https://www.sympla.com.br/front-in-campinas__248102?d=CPS_FRONTEND

Mas, eu também quero ir no Front in Sampa…
Sem problemas! É só colocar o código FRONTINCAMPINAS e você ganha 15% de desconto na compra do seu o ingresso para o Front in Sampa!

Quem vai participar desse evento TOPE?

Para começar quem vai apresentar o Front in Campinas é a Keilla Menezes!
E oito palestrantes SHOW!
O primeiro a ser confirmado foi o Bernard de Luna, que vai apresentar a talk “Vivendo como um porco-espinho”, onde vai falar um pouco sobre a carreira de desenvolvedor e como focar nela, não só em conhecimento técnico. Ele atua em projetos digitais desde 1999, e tem mais de 15 anos de experiência na área de Produtos e Inovação e, atualmente, é CEO da Bunee.io. É especializado em Front-end, Design Funcional e Marketing Digital e já palestrou em mais de 150 eventos pelo Brasil.
A segunda a ser confirmada foi a Alda Rocha, com a palestra “Como ter uma comunidade mais inclusiva”, na qual vai abordar coisas que são possíveis de serem implementadas para garantir um ambiente mais justo para todos e mais diverso de verdade. Para quem não conhece a Alda, ela é UX Researcher, foi web desenvolvedora, é formada em Arquitetura da Informação, possui mais de 18 anos de experiência no setor tecnológico e é engajada nas causas femininas e inclusivas. É criadora do @CodamosClub, plataforma que visa incentivar mulheres, LGBTQ+, deficientes e comunidade negra na área de tecnologia, promovendo a diversidade e inclusão. Luta por um mundo melhor para todos em T.I. e ajuda comunidades a serem menos nocivas.
Depois, a Maria Clara foi confirmada, com a talk “Construindo uma web melhor: ferramentas e testes de acessibilidade”, onde vai mostrar algumas ferramentas úteis e como fazer testes automatizados para assegurar que uma aplicação acessível. Ela é uma desenvolvedora front-end que trabalha na Picter, uma startup alemã, e é instrutora nos live codings da @UdacityBrasil! Já palestrou em eventos como Thunderplains Conf, nos EUA, Campus Party Brasil e CodeTalks Commerce, em Berlim.
A terceira palestra a ser anunciada foi a “Recompose na prática”, na qual vai rolar um live coding do passo a passo de uma biblioteca de carrossel voltada para React utilizando Recompose como higher-order component! Quem vai apresentar é o Paulo Henrique Silveira que começou sua carreira em 2013, em back-end, mas se apaixonou pelo Front-end. Já trabalhou em empresas como Agência Click e Just Digital e, hoje, faz parte do time de front-end da IQ 360, uma startup da Red Ventures. Atualmente, foca seus estudos em React, divide seu tempo desenvolvendo aplicações robustas e bibliotecas para uso dos times.
A Larissa Abreu vem apresentar a talk “A magia dos componentes nativos independente de frameworks”, compartilhando um pouco do que está aprendendo trabalhando com web components nativos em produção. Ela é Gamer, trabalha como desenvolvedora Front-End na ValleDevelopers , futura Suicide Girl, cantora e uma das organizadoras da conf do React Brasil e, atualmente encontra-se em um relacionamento sério com Web Components e está sendo feliz.

A palestra “Montando layouts em um mini game chamado Browser”, na qual a Simone Amorim, vai mostrar como era no passado, desde as tabelas, até o futuro (que já está aí) chamado CSS Grid Layout, te ajudando a entender, em cada jogada, que CSS Grid é uma realidade que vai revolucionar a forma como layouts são desenvolvidos. Ela é mãe e leva a palavra do CSS para a galera (principalmente aqui no Front In Campinas!).

O Eduardo Cuducos vai apresentar a talk “Tecnologia cívica: o que importa são as perguntas”. Nela, ele irá trazer a sociologia e a filosofia para discutir quais elementos de projetos de tecnologia aumentam o potencial de impacto social e de engajamento de projetos de tecnologia cívica, com foco em front-end e UX, ele busca não apenas em dar roupagem nova aos dados abertos, mas em usá-los para fazer (e responder) perguntas sobre como o governo tem cuidado da sociedade. O Eduardo é um dos fundadores da Operação Serenata de Amor, onde atua como gestor de comunidade e desenvolvedor, e doutorando em sociologia pela Universidade de Essex, do Reino Unido, é um geek apaixonado por código aberto, cultura e política — usa a tecnologia como voz política.

E a última palestra vem em dobro! A talk “Não existe nada de novo sob o Sol!” será apresentada pelo Lucas Germano e Leonardo Almeida, que trarão um paralelo entre os frameworks mais populares que utilizam-se de conceitos já conhecidos, como GoF Design Patterns, SOLID principles, entre outros. O Lucas é entusiasta de programação funcional e seus benefícios, já tendo trabalho em projetos com grandes empresas, como a Petrobras, Iveco e o Santander. É desenvolvedor front-end há sete anos, com foco em UX e performance e nas horas vagas joga basket e anda de longboard nas ladeiras de BH. O Leonardo é desenvolvedor front-end há 10 anos e entusiasta de temas atemporais da programação e devOps. Recentemente, tem como hobby temas envolvendo educação, filosofia e programação funcional.

Para saber a programação certinha, acesse o site e veja a ordem dessas talks TOPES https://frontincampinas.com.br

Quem está patrocinando o Front in Campinas?

As empresas super maravilhosas que estão abraçando este evento são:

A IQ360, que é uma startup do grupo Red Ventures que tem como missão tornar as escolhas financeiras do consumidor brasileiro mais fáceis e transparentes. Através da criação de comparadores, simuladores e artigos, o IQ 360 ajuda seu público a tomar as melhores decisões sobre investimentos, seguros e cartões de crédito de forma simples e didática.

A MaxMilhas também está vindo lá de BH para patrocinar o evento! Ela é uma startup com o objetivo de conectar quem quer viajar com mais economia a vendedores de milhas. Além de emitirem mais de um milhão de passagens, eles são um dos maiores cases de bootstrapping do país, ou seja, obtiveram um crescimento exponencial sem nenhum investimento externo.

A UPX Technologies é especialista em performance e segurança digital e tem o compromisso de promover uma internet mais segura para todos, por isso é uma das principais patrocinadoras do evento! Além disso, ela também apoia os eventos de comunidades e o #frontincampinas não podia ficar de fora!

A Daitan Group é uma organização brasileira que atua, primordialmente, no desenvolvimento de soluções de software de alta complexidade para clientes internacionais, em diversas indústrias: telecomunicações, financeira, educação, saúde, entretenimento (games), mídia, entre outras. Tem na carteira de clientes desde empresas startups até players globais, por exemplo: VMWare, Symphony, British Telecom (BT), Skype, Metaswitch, Genband, Bandwidth, 8x8, Tellabs, entre outros.

A E-mix, localizada em Campinas, é uma empresa que cria softwares para a gestão de operações de comércio exterior e criam soluções em tecnologia para ampliar os resultados da empresa, apresentando diversos serviços para seu clientes focarem naquilo que mais desejam.

A Matera, que, com espírito de startup, cria soluções capazes de promover uma transformação digital na vida das pessoas e das empresas. Atualmente, são referência no Brasil e no mundo como especialistas nos mercados financeiro, de varejo e riscos.

E a Magnetis, que é uma fintech de investimentos, que oferece o serviço de consultoria através da tecnologia conhecida como robô advisor. Conta com um time de especialistas em investimentos, engenheiros de software, matemáticos, designers e cientistas de dados, com o objetivo de auxiliar as pessoas a alcançar seus objetivos financeiros, com plano ideais, com a segurança necessária. Com algoritmos que escolhem os melhores investimentos do mercado, a startup foi vencedora do Fintech Awards Latam 2017 na categoria modelo de negócios e é uma das primeiras a usar a tecnologia PWA no desenvolvimento de seu aplicativos.

Ouvi falar do evento no Dev Na Estrada. Eles estarão lá?
Sim! O pessoal do DNE estará no Front in Campinas cobrindo o evento e distribuindo os adesivos deles ❤

Ufa. Eu acho que é isso.

Para continuarem nos acompanhando, mais rápido, sigam-nos no twitter e nos curtam no Facebook.

Abraço, galera!
E até o Front in Campinas!

--

--

Giulia Losnak
Campinas Front-end

Jornalista, feminista e mestranda em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp.