GAME DAY — Underdogs

O que as atletas do Underdogs Football fazem antes de entrar em campo?

Diana Fournier
campo minado
5 min readNov 13, 2017

--

Bruna Bertolla (Mami) #14 — ataque (QB)

Acho que a concentração para os campeonatos é algo que precisa ser constante durante todo o ano. Ter bons resultados e crescimento em jogos sempre vai ser o objetivo que nos incentiva a melhorar a cada treino. Então sempre busquei ter presença e estar focada quando estou com o time e também fazer exercícios complementares durante a semana pra ter um melhor resultado para o flag.

A semana antes do jogo é só consequência de tudo que viemos praticando ao longo do tempo. Mas não deixa de ser uma semana de maior concentração, menos esforço físico e mais relaxamento mental. Acredito que uma boa parte de sucesso no dia vem de um equilíbrio psicológico.
Eu particularmente não gosto de ver vídeos de times que vou enfrentar na semana do jogo. Procuro fazer isso durante o ano sempre, mas na semana antes isso acaba me atrapalhando. Ainda mais porque atualmente sabemos muito de todos os times que enfrentamos, então se basear só em um vídeo pode quebrar as suas pernas no dia. Os times vivem em constante mudança e se adaptam para cada time que vão enfrentar.
Gosto de ver os vídeos dos nossos jogos depois, para entender o que erramos e onde podemos melhorar, e assisto NFL sempre por amor ao esporte. Acaba sendo um puta aprendizado também.

Um dia antes do jogo, sempre procuro dormir cedo e comer bastante carboidrato a noite porque de manhã não consigo comer. No dia do jogo, acordo sempre com tempo suficiente de manhã pra poder fazer a cabeça acordar e não só o corpo. Sempre busco pensar em coisas boas e relaxar a cabeça antes de entrar em campo. Ficar junto com o meu time em todos os momentos livres ajuda muito nisso.

Meu único “ritual” antes de entrar em campo é abraçar todas as meninas do time. Acho que mais do que sorte, isso me acalma e me faz jogar sempre pensando nelas e por elas.
Fora isso, tento manter tudo sempre da forma mais normal sem fugir da rotina de sempre. O flag é a nossa paixão. É o esporte que escolhemos para nos doar 200%, mas isso nunca pode virar algo que seja uma obrigação acima da diversão.

Dayane (Day) #32 — ataque (center e wide receiver)

No costume treino diariamente com bastante intensidade para manter a resistência física para jogos e também tornar meus dias mais produtivos. Nas semanas de jogos mantenho os treinos, diminuo as cargas e ritmos 2 dias que os antecedem e um dia antes, para concentração, faço uma sessão de alongamentos, yoga e meditação. É bom para equilibrar a ansiedade e assim estar bem para o outro dia! Costumo assistir vídeos de jogos de adversárias e reparar principalmente na marcação que costumam fazer principalmente nas posições que jogo como wide receiver ou center, e muitas vezes é onde me gera uma ansiedade em demasiado!
Minha alimentação tem sido regrada, só coloco mais alimentos que me dão mais energia próximo de jogo e no dia costumo ficar totalmente sem fome, então prefiro consumir frutas e meu shake!
Nos intervalos dos jogos sempre gosto de me manter concentrada e evito sair de perto do campo, até porque costumo levar meus alimentos para consumo. Temos as conversas e brincadeiras com as jogadoras em que sempre estamos rindo de algo e isso nos mantém um tanto relaxadas! Antes de aquecer, costumo andar pelo campo e olhar possíveis buracos e suas condições, chamo alguma outra atleta e começo a brincar com a bola pra senti-la antes de jogo!
Nos últimos quase 6 anos de flag mudaram alguns rituais, mas muitos deles tenho mantido e esses de hoje em dia são basicamente o que não saem da rotina das competições!
O que nunca mudou e não mudará enquanto eu jogar, é o abraço nas minhas companheiras de time, que nos dá aquela força pra começar!

Crislane (Cris) #22 — defesa (blitzer)

Eu sempre tento conciliar meus afazeres, tenho exatamente 1 hora para ir à academia entre sair do trabalho>faculdade.

A academia sempre fez parte do meu dia-a-dia. Objetivamente nas semanas que antecedem os jogos eu foco nos treinos inferiores/pernas de força, explosão e o cardio. Além de regrar minha alimentação para poder abaixar meu peso (porque isso ajuda muito para aumentar a velocidade, pois minha posição depende que eu seja o mais ágil possível). Os treinos do flag são essenciais para que toda essa rotina seja cumprida, porque ali vejo meus pontos individuais a serem melhorados e converso bastante com minhas companheiras da defesa sobre um todo.

O ritual começa no dia do jogo a partir do grito de guerra do time, ali todas as energias viram uma só, um só objetivo. Faço brincadeiras e converso bastante, mas quando estou em campo que o juiz faz as conferências que a ‘ficha’ cai do É AGORA! A adrenalina vem (e vem junto aquele friozinho na barriga que logo passa) depois é oração individual e nosso lema: mente fria e coração cheio.

Thuana (Thuthu) #17 — defesa

Já fui mais concentrada nas preparações que antecedem os jogos, mas com o passar dos anos tudo vai ficando mais leve, claro que ainda tenho aquele frio na barriga antes de entrar em campo, mas sem neura e nada que atrapalhe meu desempenho.

Procuro estudar as minhas adversárias vendo alguns vídeos e procuro tirar eventuais dúvidas com minha CT.

Ainda na semana que antecede os jogos, procuro manter minha rotina de treinos, musculação com cargas mais leve e faço normalmente meu tão queridinho funcional. Sobre a alimentação, tento seguir ela o mais limpa possível, tentando seguir ao máximo o que minha "nutri" passa. Não tenho isso com um “ritual”, mas antes dos jogos faço apenas uma oração, pedindo a Deus para abençoar e cuidar das minhas meninas e também das minhas adversárias.

Entre um jogo e outro, procuro me manter concentrada e evito me dispersar para não perder o foco.

Jogo a quase 6 anos e não costumo fazer nada diferente das coisas que citei, mas também se eu não fizer eu não piro não e jogo normalmente, rs!

Sou Diana Fournier, Manaura, UX Designer, Ilustradora, Gateira, Cervejeira, Feminista e entusiasta de tecnologias e nerdices. Fundadora do portal Campo MINAdo.

--

--

Diana Fournier
campo minado

manauara, head of product user researcher at @picpay, catlover, tattoed girl