[Heroes] MVP Black vs. Team Freedom nas quartas da HGC: quem leva?

Bhernardo Viana
Campos da Tempestade
3 min readNov 3, 2017

Todas as análises abaixo consideram a performance do time com os membros atuais, e não a performance da organização ao longo do ano independentemente dos jogadores.

Os sul-coreanos da MVP Black ganharam todas as séries disputadas na Fase 2 da HGC Korea 2017 (14–0). Apenas seis dos 48 mapas disputados foram cedidos aos oponentes (três derrotas em Santuários Infernais e uma em Templos Celestes, Clareira Maldita e Resistência de Braxis — esse último em uma partida de quase 24 minutos com um Cho’Gall do outro lado). Em porcentagem, eles venceram 87,5% dos mapas disputados.

Templos Celestes é o mapa mais consistente da Team Freedom.

Somando todos os torneios com esses membros, em todas as 14 vezes que jogaram em Condado do Dragão, a MVP Black venceu os adversários. Apesar de terem jogado pouco Torres da Perdição, eles também venceram as três partidas no mapa.

O ponto fraco dos sul-coreanos — ainda que seja mais consistente do que de alguns times ocidentais — é Resistência de Braxis, onde eles jogaram apenas a partida que perderam. Santuários Infernais também pode ser uma boa forma de ver a MVP Black jogando abaixo do seu nível comum.

Já a Team Freedom, apesar de boa, não têm números igualmente surpreendentes. Eles terminaram na segunda posição da HGC North America, vencendo 37 dos 52 mapas disputados (71,1% de vitórias).

Considerando todas as partidas da escalação atual, Templos Celestes é o mapa mais consistente da Team Freedom, onde venceram 13 de 16 partidas (81%). No entanto, em Resistência de Braxis, eles venceram as três partidas que disputaram com uma média de 13:22 de duração. Na HGC North America, KilluZiioN (Guerreiro) e zugrug (Suporte), ambos da Team Freedom, lideraram o mapa com 34 de KDA cada (o dobro do quarto colocado).

Quem tem a vantagem?

A MVP Black é a favorita. Seus números são mais consistentes e, mesmo nos mapas em que sua atuação é pior, suas taxas de vitória ainda são altas. É uma equipe com números impressionantes e atuações convincentes.

O flex Rich, da MVP Black, venceu todos os 13 mapas que jogou de Dehaka nesse ano.

Como pode dar zebra?

A Team Freedom deve tentar empurrar a MVP Black para Resistência de Braxis para ter chances grandes de arrancar um jogo da melhor de três. Os sul-coreanos mal jogam o mapa, enquanto a Team Freedom teve muito sucesso nele.

Considerando que esse é o único mapa com uma dupla vantagem para os norte americanos (um ponto forte deles que é um ponto fraco dos oponentes), resta tentar jogar em Templos Celestes por ser seu ponto forte (81% de vitórias) ou em Santuários Infernais pela performance não tão boa da MVP Black lá (67% de vitórias).

Quais são os jogadores e heróis para observar nas partidas?

O flex Rich, da MVP Black, venceu todos os 13 mapas que jogou de Dehaka nesse ano. Apesar de ser um herói que caiu em prioridade de escolha e banimento há pouco tempo, ainda é uma ameaça em composições focadas em controle de grupo ou em punir jogadores agressivos demais.

Talvez ainda mais ameaçador, Rich segue com a mesma porcentagem de vitórias com a Sonya (7–0), e três dessas foram na fase de grupos da BlizzCon 2017. Considerando a força da heroína no patch e a habilidade do sul-coreano com ela, a Sonya é uma boa opção de primeiro banimento para que a Team Freedom tente parar esse monstro da MVP Black.

No lado norte-americano, o suporte KilluZiion talvez seja quem mais pode dar dor de cabeça para a MVP Black. Na Team Freedom, durante a fase 2 da HGC North America, ele foi o jogador que manteve o maior KDA (9.1) da equipe (considerando 41 de 52 partidas com essa estatística disponível), o que o deixou em terceiro colocado geral e primeiro entre os suportes da liga. Já que suportes raramente são ofensivos, um KDA alto para ele pode indicar uma quantidade de mortes baixa, o que é confirmado com o primeiro lugar em tempo vivo em jogo em toda a liga (vivo em 97,1% do tempo de jogo disputado). Portanto, a eficiência de KilluZiion nas assistências e seu bom posicionamento podem travar evoluções rápidas e atropelos do time oponente, dando mais espaço para a Team Freedom desenvolver suas estratégias mesmo na desvantagem.

Minha aposta: MVP Black 2–0 Team Freedom

--

--