Eles encararam um mês de desenvolvimento web. E venceram!

Erika Campos
Aug 1, 2018 · 3 min read

Saiba como foi a experiência do time de férias no treinamento Imersão Web, do Campus Code

Julho é temporada de superintensivo da Imersão Web — treinamento de desenvolvimento web no Campus Code. Desta vez, 12 participantes integraram o time que teve 100 horas de muito conteúdo, dedicação e código com boas práticas.

Tendo início de forma online, partindo de princípios de programação com Ruby e conceitos de aplicações Web como HTTP, os integrantes da equipe começaram a interagir já nas lives e encontros presenciais esporádicos, para tirar dúvidas. Após a entrega do projeto individual — que é avaliado pelos devs seniores — os alunos começaram a etapa presencial.

Na sala do Campus Code — que simula a área de tecnologia de uma startup — todos deram continuidade ao projeto iniciado na fase online, mas agora sempre realizando pair programming. Novas features, novas práticas e tecnologias eram inseridas no dia-a-dia.

Desenvolvimento com pair programming, mas sempre com o suporte dos devs seniores

Ao longo das quatro semanas presenciais, o time desenvolveu habilidades em Ruby, Rails e Git. Tudo sempre através de projetos entregues com uso de práticas ágeis diversas. O papel da equipe Campus Code mudava de acordo com os projetos: devs sêniores, Product Owners e até cliente!

Apresentação das ideias para o projeto final

Como projeto final, cada integrante da equipe foi convidado a sugerir uma proposta de aplicativo. Sugestões votadas, foram três projetos realizados durante a última semana: Mila Babies e Buko — marketplaces de babás e fotográfos, respectivamente — e Finanças em Família — um aplicativo para gerenciar as finanças de usuários de uma mesma família. Você pode ver a apresentação das três equipes no http://bit.ly/ImersaoFerias2018.

O projeto Mila Babies está disponível no https://github.com/mavmaso/milababies
Acesse o código do projeto no https://github.com/rgkip01/Buko
Se interessou pelo Finanças em Família? Veja o código no https://github.com/LilianeBifano/financasemfamilia

Para Liliane Bifano, auditora externa, foi interessante conhecer o dia-a-dia de um desenvolvedor. “O Campus Code foi uma porta de entrada para uma nova habilidade. Agora, sei que sou capaz de desenvolver essa habilidade para, futuramente, ou mudar de profissão ou aliar minha área [finanças] com programação”, comenta.

Já o técnico de suporte Rafael Evangelista acredita que o treinamento permitiu que seu código ficasse mais elegante e legível. “Antes era quase tudo numa linha, gigante. Agora é identado, quebradinho. Qualquer um que tenha uma noção de programação olha e entende o que está acontecendo”, afirma.

“Muitas empresas trabalham com programação baseada no caos. Quando queimava, nós apagávamos o fogo.” Essa foi a definição da experiência profissional do desenvolvedor Allan Siqueira. Apesar de já ter trabalhado com diversas linguagens — de Clipper a Python, passando por PHP e Javascript –, ele acredita que TDD é fundamental, já que facilita o desenvolvimento se todos do time usam boas práticas.

Sentir a dor de um desenvolvedor também é parte da Imersão Web, segundo Igor Arantes, analista de suporte. “Começamos a aprender do difícil e vamos compreendendo o processo. Isso faz com que seja possível entender de forma muito mais rápida os problemas que aparecem no meu trabalho”, explica.

A experiência de vivenciar o dia-a-dia de um desenvolvedor com boas práticas e suporte de devs seniores é o que você encontra no treinamento Imersão Web.

A próxima turma terá início no final de agosto. Vai encarar?

Preencha seu perfil no www.campuscode.com.br/imersao-web e vamos te dar o caminho das pedras para conquistar seu lugar na TI.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store