A cultura gaúcha em Lages

Mikhail Kotykhov
Can Speak Portuguese
4 min readJul 25, 2015

--

Muito obrigado, Rafael,
por nos dar a oportunidade de conhecer
mais sobre Lages.

O prazer é meu.

Enfim, creio que alguns dos nossos
leitores não são familiarizados com a geografia do Brasil.
Pode-nos contar onde é Lages?

Ok… Você conhece Santa Catarina, certo?

Pois bem, eu certamente sei agora.
Meus amigos me ajudaram a conhecer melhor
Sobre esse ótimo estado.

Certo.
Então, Lages é no sul do estado de Santa Catarina.

Sim, eu vi… É bastante distante das grandes cidades…
Florianópolis… Joinville…

Realmente…
Lages é uma cidade pacata e bela…
Ela se situa na região serrana de Santa Catarina.
Conhecida pela sua beleza natural e seu cenário,
Que a torna atrativa aos turistas.
Lages possui um clima frio no inverno…
E é uma das maiores cidades de Santa Catarina — em extensão territorial.

Em que aspectos as pessoas de Lages são
diferentes das pessoas de outros lugares de Santa Catarina?

As pessoas de Lages são diferentes
Das pessoas de outras regiões de Santa Catarina…
Principalmente pela sua cultura.

Eu vejo…

A cultura local é fortemente é bastante tradicionalista,
É influenciada pela
Região serrana do estado.
A Festa do Pinhão, por exemplo,
Demonstra a cultura do Gaúcho Catarinense.

Rafael M. Taruhn, Wiki Commons, CC-BY-SA

Interessante…

Aqui em Lages, nós temos uma porção de locais tradicionais exclusivos.
As pessoas gostam de chimarrão, do ruralismo e de passear à cavalo.
Isso é similar à cultura rural dos gaúchos do Rio Grande do Sul.
As pessoas de Lages são muito determinadas em
Preservar sua cultura.

Qual é a melhor forma dos visitantes encontrar e fazer amizades nos locais?

Eu diria que nas praças da cidade…
No centro histórico…
Estes são os melhores lugares para encontrar os habitantes.

Qual é a melhor estação para visitar Lages?

Inverno é o melhor período.
Ou também pode ser no outono.
Nós temos um festival tradicional na cidade…
Chamado Festa Nacional do Pinhão.
Isto é no outono.
Não há muita friagem aqui nesse período,
Então os visitantes podem aproveitar em temperaturas agradáveis.

GuilhermeSoccer, Wiki Commons, CC-BY-SA

Então, deveria ser frio em Lages, certo?

Bem… Lages não é a cidade mais gelada da Serra,
Mas o clima na cidade pode se tornar muito frio.
A cidade atrai pessoas que desejam conhecer os campos…
As fazendas… e a experiência e a beleza da área rural.

Como é a temperatura durante o inverno?

Raramente neva em Lages.
Eu vi neve na cidade apenas duas vezes.
A mais recente foi em 2013
Havia pouca queda de neve naquela época.

Certo…

Mas… Eu posso lhe dizer…
Que há 10 anos caiu neve com mais frequência,
Quase como na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina,
Que neva com mais intensidade por lá.

Sim…

O que atrai turistas brasileiros em Lages,
Além da Festa do Pinhão,
É a beleza da área rural,
O tempo frio e as expectativas
De presenciar a neve na cidade.

Eu acho que tem algo a ver coma geografia do lugar, certo?

Sim, é o frio durante o inverno aqui…
A cidade está localizada
Na região serrana de Santa Catarina.
Também, ela está sobre o planalto…
Que torna a região mais propícia às temperaturas baixas.

As pessoas da cidade se sentem pertencentes à cultura gaúcha
Do Rio Grande do Sul ou a de Santa Catarina?

Pois bem… Eu acho que essa é uma pergunta bastante interessante
E desafiadora ao mesmo tempo.
É interessante porque é algo que sempre tive dúvida a respeito.
E acho desafiadora,
Porque as pessoas nativas da cidade,
Que gostam da cultura gaúcha do Rio Grande do Sul,
Consideram que sua cultura é diferente.
De qualquer forma, tentarei explicar.

Obrigado… Eu interessado em saber.

As pessoas de Lages se consideram
Como se fossem uma parte da cultura gaúcha…
Mas há estereótipos sobre aquela cultura.
É um tipo de ideia de senso comum
Em que o gaúcho do Rio Grande do Sul
Não é igual ao de Santa Catarina.

Certo…

E eu posso usar esses fatos para explicar a diferença.
Os pecuaristas migraram para os estados do sul do Brasil
Durante o período em que o país ainda era uma monarquia…
Para estados tais como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Esses estados têm bons recursos agrícolas
E eles também eram distantes do governo central
No século XIX.
Portanto, a cultura gaúcha não poderia ser considerada exclusivamente
Do Rio Grande do Sul.

Entendo…

As raízes da cultura do Sul
São provenientes de fazendeiros dos estados São Paulo e Minas Gerais
Que migraram para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Mas as tradições da cultura gaúcha no Rio Grande do Sul
São mais intensas que em Santa Catarina e no Paraná.
Essa é o porquê que eu penso sobre a cultura em Santa Catarina
Em muitos lugares, pelo menos…
Que mudou paulatinamente seus valores e costumes
Da cultura gaúcha
Que é típica no Rio Grande do Sul.

Certo… Eu entendo…

Então, novamente, muitas pessoas aqui pensam
Que a cultura gaúcha de Santa Catarina
Tem suas características próprias.
Eles consideram o Gaúcho Catarina
Diferente do
Gaúcho do Rio Grande do Sul.

Ótimo… Muito interessante.
Muito obrigado por compartilhar seus pensamentos, Rafael.

Você é bem vindo.

Ilustração: Otávio Nogueira at Flickr, CC-BY

--

--

Mikhail Kotykhov
Can Speak Portuguese

Learn a language by speaking it. Learn a skill by using it.