Bixiga — O bairro italiano em São Paulo

Mikhail Kotykhov
Can Speak Portuguese
4 min readJul 7, 2015

--

Elenice, por favor nos diga mais sobre Bixiga.

Bixiga … é um dos
Mais famosos bairros em São Paulo.
Os primeiros imigrantes se instalaram aqui em 1878.
Agora é um bairro tradicional italiano.

Eu entendo. Onde ele fica em São Paulo?

É no centro da cidade.
Bixiga é famoso pelos seus restaurantes italianos …
bem como museus, teatros e mercados.

Estou curioso para saber se o povo italiano
ainda são a maioria da população na área?

Sim, em geral é um bairro italiano.

Então, eles falam italiano, certo?

Não, não realmente.
As pessoas lá …
eles falam Português, principalmente.

Ilustração: Dornike, Wiki Commons, CC-BY-SA

Que tipo de comida
que os restaurantes locais servem?

Oh … muitos tipos diferentes de alimentos.
Mas os mais populares são …
massas e pizza.
Eu acho que a pizza é realmente …
o prato mais popular em São Paulo.
A nossa pizza tem mais queijo.

Oh … Eu não sabia disso.
E eles também servem vinho italiano, certo?

Está certo.
Você pode encontrar um bom vinho italiano.

Ilustração: Fe Candia, Flickr, CC-BY

E sobre os preços?
Quanto seria um jantar para dois custa?

Os preços são …
bem … não é muito alto …
mas não muito baixo também.

Certo. Então, digamos que eu quero comer uma pizza …
e um vinho para o jantar.
Quanto eu tenho que gastar?

Bem, é cerca de 90 reais.

OK … 90 reais, em dólares norte-americanos …
dividido por três …
é cerca de 30 dólares.

Sim, isso é certo.

Ilustração: gaf, Flickr, CC-BY-SA

Então, se você quiser experimentar outros pratos no Bixiga?
Diferente de pizza e massas?

Sim. Eles fazem um ótima lasanha.

Tudo certo. Eu vejo.
Você teve a oportunidade de visitar um teatro local?

Oh … Bixiga é famoso por seus teatros.
Os mais famosos são …
Teatro Ruth Escobar …
e o outro é … Teatro Sérgio Cardoso.

Ilustração: Dornike, Wiki Commons, CC-BY-SA

E sobre festivais locais?

Sim, há um festival de …
uma das mais famosas
festas tradicionais em São Paulo …
ela é chamada de Nossa Senhora da Achiropita,
ou Nossa Senhora da Achiropita.
Ele é comemorado desde 1926.
Isso acontece em agosto de cada ano.
Este festival tem as suas raízes
na tradição católica do povo local.
É uma homenagem ao bairro de Santa padroeiro do Bixiga.
Há um monte de comida e mercado …
e há cerca de 200 mil pessoas visitam-no.

Escadaria do Bixiga. Ilustração: Dornike, Wiki Commons, CC-BY-SA

Eu vejo. Muito interessante.
Quais outros lugares que você pode recomendar?

Sim, existe um lugar histórico
chamado Escadaria do Bixiga
ou a Escadaria do Bixiga
Ele fica próximo ao Museu do Óculos …
o Museu de óculos …
e Museu Memória do Bixiga
Oh … e a Casa da Dona Yaya …
Casa da Sra Yaya …
É o primeiro edifício no Bixiga …
costumava ser uma parte da fazenda local.
Hoje é o Centro Cultural
da Universidade de São Paulo.

Museu dos Oculos. Ilustração: Dornike, Wiki Commons, CC-BY-SA

Sim, ele se parece com um bairro histórico.

Há muitas casas tradicionais e lojas de …
Uma área colorida chamada Caminito Brasileiro …
o nome é semelhante ao Caminito,
um famoso ponto turístico em Buenos Aires.

Sim, isso é realmente grande.

Aos domingos, há uma Feira de Antiguidades do Bixiga.
Ele existe desde 1982.
Eles têm cerca de 300 barracas que vendem
livros, móveis, roupas, jóias.
E há muitos bares e discotecas …
muitos espectáculos e cantores famosos.
E você quer saber
o que mais faz este bairro famoso?

Sim, eu quero saber.
Diga-me por favor …

Há a Escola de Samba Vai Vai
a escola de samba …
a Campeão do carnaval Paulista
É campeã por quinze vezes.

Ilustração: Jardiel Carvalho, Flickr, CC-BY

Muito interessante.
Obrigado, Elenice.

Sem problemas.
Fico feliz em compartilhar.

Ilustração: LWYang at Flickr, CC-BY

--

--

Mikhail Kotykhov
Can Speak Portuguese

Learn a language by speaking it. Learn a skill by using it.