Holambra — A Holanda no Brasil

Mikhail Kotykhov
Can Speak Portuguese
4 min readJun 16, 2015

--

Elenice conta nos sobre o lugar que ela visitou —
Holambra, uma cidade pequena em São Paulo,
Estado de São Paulo Brasil.

Oi! Elenice
Como está indo?

Bem, bem…
Eu fui para Holambra este final de semana
com minhas amigas.
Eu gosto de visitar diferentes lugares
ao redor de São Paulo.

Na verdade eu não conhecia este lugar
Onde fica Holambra?
Ela está longe de São Paulo?

Não, não é muito longe.
É cerca de 130 km.
Noroeste de São Paulo.
Demora menos que 2 horas
para chegar de carro.
E está menos de 1 hora de Campinas.

phguereta at Flickr, CC-BY

Eu entendo… sim, ela não fica muito longe.
Qual é o significado do nome Holambra?

Holambra … é realmente simples.
Holanda … América … Brasil.

Eu vejo. Interessante.

Sim, é muito fácil lembrar o nome da cidade.
Holambra — Holanda, América e Brasil.

Ela é uma cidade antiga?
Quando ela foi fundada?

Oh… ela foi fundada em 1940.
Os imigrantes holandeses vieram aqui
após a segunda guerra mundial.

Ela não é uma cidade grande, não é?
Ela é uma cidade pequena?

A população é cerca de 10 mil pessoas.

Fabricio de Souza Menegildo at Wiki Commons, CC-BY-SA

Então, o que faz Holambra ser famosa?

A bela arquitetura Holandesa.
Moinho de vento.
Pequenas lojas e café.
E claro as flores.
Holambra na verdade,
é um dos maiores produtores de flores e plantas
da América Latina.

cesar_camilla at Flickr, CC-BY

Quais os tipos de flores?

Oh … muitos tipos diferentes de flores..
Orquídeas e rosas.
E eu gosto de procurar lojas de souvenir lá
Restaurantes com comidas holandesas…
Há também um lugar para ver animais selvagens…
jacaré do papo amarelo e papagaios.

OK, então você teve a oportunidade de experimentar
alguma comida holandesa em Holambra?

Nós experimentamos um prato tradicional…
chamado joelho de porco…
ele é servido com batatas e salada.
Foi realmente delicioso.

Sim , Holambra parece
um lugar tranquilo e pacífico, não é?

É tranquilo e pacífico com certeza.
Além disso ela tem o mais alto
padrão de qualidade de vida do Brasil.
É tranquila o ano inteiro
exceto por poucos dias
durante o festival de flores — A Expoflora.
É em Setembro.
Uma das mais famosas exposições de flores da América Latina.
E todos dias há um leilão de flores.
Como na Holanda.

phguereta at Flickr, CC-BY

Eu vejo. Há muito turistas na cidade?

Há mais turistas que a população local.
Na verdade o nome oficial da cidade
é Estância Túristica de Holambra..
há 29 lugares em São Paulo com este estatus.
Você sabia quê?

Não eu não sabia.

Sim, lugares como Ubatuba, Piraju..
Holambra é uma destas estâncias turísticas.

phguereta at Flickr, CC-BY

Sim, Eu sei
O Estado de São Paulo
tem muitos lugares interessantes para visitar.
Então a maior população local em Holambra
são descendentes de imigrantes holandeses, certo?

Certo.
As pessoas lá em Holambra…
elas ainda mantém um forte laço muito forte.
E você quer saber algo surpreendente?
Existe outra colônia holandesa no Estado de São Paulo
chamada Holambra II.

Realmente? Onde fica?
É ao lado de Holambra?

Não está numa parte diferente do Estado.
Holambra está ao norte.
E Holambra II está no oeste.
Ela está numa pequena cidade chamada Paranapanema.

Então, Holambra não é o único local do Brasil
onde imigrantes holandeses vivem?

Não claro que, não.
Há muitas comunidades holandesas no Brasil.
Pricipalmente no Sul.
Castro no Paraná.
Não me toque no Rio Grande do Sul.
Pessoas de ascendência holandesa no Brasil
são chamados de Nerlando-brasileiros.
Os holandeses formaram uma das mais
produtivas e eficientes
colônias agrícolas do país.

anaperugini at Flickr, CC-BY

Interessante.
Muito interessante.
Obrigada, Elenice.

Não se preocupe.
É um ótimo lugar Holambra.
Você deve visitar também.

Ilustração: Rosanetur at Flickr, CC-BY-SA

--

--

Mikhail Kotykhov
Can Speak Portuguese

Learn a language by speaking it. Learn a skill by using it.