São Paulo — o velho e o novo

Mikhail Kotykhov
Can Speak Portuguese
3 min readJun 30, 2015

--

Elenice, você nasceu em São Paulo
e viveu aqui desde então.

Sim está certo. Eu sou uma Paulistana.

Então, eu estou querendo saber …
Como a cidade mudou ao longo dos anos?
Vamos dizer que se compararmos a cidade agora …
e quarenta anos atrás.

Boa pergunta.
Sim, a cidade era muito diferente.
E ele continua mudando.
Mas, primeiro eu quero te perguntar …
o quanto você sabe sobre
a história de São Paulo?

Avenida Paulista, Sao Paulo, 1902. Ilustração: Wiki Commons, PD
Avenida Paulista. Ilustração: portobaytrade, Flickr, CC-BY

Bem … Eu sei algumas coisas.
Mas, certamente, não muito.
OK … São Paulo tem mais de 400 anos de idade.
Mas eu acho que não era uma cidade grande …
até o século 19 …
quando os imigrantes europeus começaram a chegar.

Certo. E depois …
pessoas de outros estados brasileiros
começou a vir aqui também.
Além disso, a imigração do exterior continuou.
Então, agora é uma cidade com 20 milhões de pessoas.

Sim, é a maior cidade da América do Sul.
E uma das maiores do mundo.

Está certo. É muito grande.

Assim, a cidade não tem muito de
sua arquitetura histórica agora?

Bem, ainda temos alguns edifícios históricos.
Como Pátio do Colégio.
Na verdade, é um dos edifícios mais antigos da cidade.
Foi construído no século 16.
E muitos outros, é claro.
Mas estamos habituados a ter muito mais desses belos edifícios
e hoje temos muito poucos.
Você sabe, o centro histórico de São Paulo ficou pequeno.
A arquitetura moderna parece dominar agora.

Pátio do Colégio. Ilustração: Wiki Commons, PD

Tudo certo. Eu vejo.
Sim, ele se aparece nas fotos.

Havia também muitos rios
que corre através da cidade.
Os mais famosos são Tietê e Pinheiros.
As pessoas costumavam caminhar ao longo do rio
e a água era limpa.
Hoje, os rios estão no subsolo.
Quando chove, a cidade é frequentemente inundada.
O conselho da cidade está planejando
implementar novas medidas para evitar inundações.

Ilustração: zebarretta stock, Flickr, CC-BY

E sobre o tráfego?
Ouvi dizer que algumas pessoas passam duas horas no trânsito
todos os dias para começar a trabalhar.

Sim, o tráfego é um problema.
São Paulo costumava ser muito mais silenciosos há décadas …
com apenas alguns carros e ônibus.
Você não via motocicletas nas ruas também.
Hoje, o engarrafamento é algo famoso infelizmente em
nossa cidade, .
Ainda existe muitas coisa coisas
para ver e fazer aqui em São Paulo.

Sim, eu sei … é uma grande cidade.
Obrigado, Elenice.

Ilustração: grandexandi, Flickr, CC-BY

--

--

Mikhail Kotykhov
Can Speak Portuguese

Learn a language by speaking it. Learn a skill by using it.