A essência de viajar

Victor Tohmé
Canal da Mundo
Published in
3 min readApr 18, 2021

Episódio 1 | Capítulo 17 — O Explorador

Como equilibrar expectativa e realidade? É engraçado como é muito fácil a gente cair nessas armadilhas: fazemos planos e começamos a contar mil e uma histórias para nós mesmos, de como aquilo vai ser, vai acontecer. E se essas expectativas criadas não condisserem com a realidade, vem aquele sentimento traiçoeiro: a frustração.

Quando fui pra Búzios eu contei algumas histórias na minha cabeça: de que conheceria uma turma de viajantes, faria várias amizades, viveria alguma aventura incrível. E a realidade foi diferente: fiz poucos, mas bons amigos, a viagem teve uma vibe mais calma e introspectiva e consegui relaxar bastante.

Mas ser diferente não significa ser ruim. Foi apenas de outra forma, com outra carga de lições e aprendizados. Por conta do jeito que foi que eu consegui conceber a Mundo. Do jeito que foi que eu tive muitos momentos introspectivos pelos quais eu buscava há muito tempo.

E não dá pra saber como seria se tivesse sido de outro jeito. É mais fácil ficar em paz com a realidade do que se martirizar com o que poderia ter sido. E assim, o meu mochilão estava chegando ao seu fim. E o que eu faria?

O depois

Não vou negar: ainda queria viver mais coisas. Em Búzios encontrei algumas respostas: percebi que é muito legal viajar e ficar algum tempo no lugar. Conhecer de uma forma mais profunda a região, ao invés de passar poucos dias em muitos lugares.

Em Búzios percebi que não gosto de ficar tanto tempo longe de casa. Ao invés de 30 dias, uns 15 são o suficiente. Mas será que se eu tivesse em uma outra vibe de viagem isso mudaria? Se conhecesse mais pessoas, eu aguentaria 30 dias tranquilamente? E viajar sozinho: é algo para mim? Ou prefiro desbravar algum lugar acompanhado?

Eu ainda tinha respostas para buscar. E sentia que precisava viajar mais uma vez nesse estilo. Pela Worldpackers encontraria novas oportunidades de voluntariado e, de quebra, viveria novas aventuras.

Mas, infelizmente, a pandemia em que vivemos piorou. Os casos começaram a aumentar. Os estados emitiram medidas mais restritivas. E voltei pra casa, pra me resguardar por mais um tempo.

Retornei cheio de gás para tocar os meus projetos, retornei com uma perspectiva muito diferente sobre o Brasil, o Rio de Janeiro e sobre o mundo. E retornei com uma vontade de conhecer mais lugares. Eu só havia colocado essa vontade em stand-by, porque a hora certa iria chegar.

O que importa é que todo esse gás está movimentando minhas coisas atuais. Estou empenhado em fazer a Mundo dar certo. Produção de conteúdo, muitos estudos e altos planos pela frente. Ao passo que desenvolvo também minhas skills pra atuar melhor em minha agência.

E sem perder de vista o chamado para conhecer outros lugares. Quais seriam eles? Eu ainda não defini um, mas se for a Bahia, Minas Gerais ou Floripa, eu já estarei feliz.

Curtiu? Esse foi o capítulo final do episódio 01. Quem sabe nos encontramos em uma próxima (:

--

--