Viajando sozinho: dando o primeiro passo

Victor Tohmé
Canal da Mundo
Published in
4 min readFeb 23, 2021

Episódio 1 | Capítulo 08 — O Explorador

Estava sol. Eu acordei na manhã do dia em que iria viajar sentindo muitas coisas, menos felicidade. Lembro que me virei de um lado para o outro na cama, incomodado demais com aquele sentimento. E fui entender, horas depois, que o que eu sentia era medo.

Tinha total noção que não ficaria uma eternidade fora e que o Rio de Janeiro estava a poucas horas de São Paulo. Em qualquer emergência, no mesmo dia, já poderia voltar para casa. Mas vai explicar isso para o medo? E, de mãos dadas com ele, estava a ansiedade.

Na minha cabeça criei aquela viagem como um grande evento na minha cabeça. E sim, ela era exatamente isso. Mas só me dei conta do tamanho naquela manhã de sábado, às 8hrs:

  • Eu havia largado meu emprego.
  • Estou abrindo uma empresa nova, com a qual trabalharei durante a viagem.
  • Estou indo viajar sozinho para um lugar completamente diferente.
  • E não sei nada do que me espera lá.

E aí que morava o perigo. Exatamente esse pensamento. Não fazer a mínima ideia das coisas que te esperam gera medo. O desconhecido, a inconstância, a incerteza geram medo. E ansiedade, porque pelo jeito eles são melhores amigos.

As 3 coisas

E como pensar muito adiante, lá em Búzios, era algo que me fazia sofrer no presente, decidi me agarrar às coisas que eu sabia que aconteceriam:

  • Buser, marcado às 23hrs da noite.
  • Minha amiga me esperando no Rio de Janeiro.
  • E as coisas que gostaria de fazer em Búzios.

O Buser

Eu sou um cara que adora startups. Eu geralmente as associo à coisas que adoro: criatividade, serviço de qualidade, atendimento excepcional e, claro, revolucionar um pouco o mercado. Foi assim com a Nubank, por exemplo.

E a Buser não foge muito disso. É uma empresa que promete atuar no setor de transportes rodoviários de um jeito um pouco diferente: através de um aplicativo você compra um assento em um ônibus junto com outras pessoas. E onde isso é diferente das outras empresas de ônibus rodoviário?

  1. Os ônibus da Buser não ficam dentro da rodoviária e sim, de um estacionamento.
  2. Ao comprar de forma “compartilhada”, você rateia o custo do frete com muitas outras pessoas, sem contar a ausência de outros custos que as outras empresas arcam por estarem em uma rodoviária.

Resultado? As passagens acabam custando até 60% menos. E como é uma empresa nova, está com uma promoção bem legal para os primeiros usuários: na compra de 1 passagem, a 2ª sai de graça.

Como minha proposta de mochilão é low coast, não pensei duas vezes: reservei uma passagem por lá. Para se ter uma ideia, uma viagem São Paulo — Rio de Janeiro, da forma tradicional (sem pegar carona), custa em média, R$110,00. Varia bastante dependendo do dia e das promoções (utilizei o ClickBus para ver os preços). Já na Buser a minha passagem saiu por R$ 30,00.

Uma dica? Viaje à noite. O meu horário era saindo de SP às 23h. O plano era dormir a noite inteira e chegar de manhã no Rio.

Se quiser ter acesso à primeira viagem de graça, vou deixar aqui meu cupom de desconto: UO4413V. Só se cadastrar no app usando esse código. E aproveitar!

Minha amiga carioca

A segunda coisa que eu poderia ansiar e eu sabia mais ou menos como aconteceria era ser recebido lá no Rio pela minha amiga. Ela foi uma das primeiras pessoas que conheci no meu antigo emprego e nossa amizade cresceu mais e mais, se estendendo para além do trabalho.

Já contei um pouco disso no episódio 0, mas quando ela soube que eu iria pra Búzios, fez questão que eu a visitasse na capital. Foram necessárias poucas linhas de conversa para me lançar seu plano: me buscaria às 7h da manhã no estacionamento que o Buser parasse e me levaria para conhecer a cidade.

Iria ela, o namorado, um carro alugado e eu, nos aventurar pelo Rio. Eu estaria em perfeitas mãos para conhecer a Cidade Maravilhosa, suas culturas, arquiteturas, costumes e clima.

Contar sobre meu dia no Rio, sobre o casal e tudo o que fizeram por mim merece um capítulo totalmente dedicado.

O que gostaria de fazer em Búzios

E o plano estava mais ou menos assim:

09 de janeiro — 23h: Buser para o Rio.

10 de janeiro — o dia todo: Rio de Janeiro.

11 de janeiro — o dia todo: viagem e chegada em Búzios.

E chegando lá, o que faria? Eu não poderia deixar de conhecer os pontos de maiores destaques do litoral norte do Rio:

  • A próprio Búzios.
  • Cabo Frio.
  • Arraial do Cabo.

E foi o que fiz.

Esse episódio 01 se dedica a contar toda essa minha aventura no Rio de Janeiro. As praias e lugares que visitei, minha rotina, as pessoas que conheci e as lições que aprendi. Preparei capítulos recheados de aprendizados e conhecimento para trazer para vocês.

Embarquem comigo nessa viagem, nessa história. Pois é só o começo!

Próxima parada: a capital carioca.

Curtiu? Sintonize-se na Mundo para acompanhar os próximos capítulos (:

Esse foi o Episódio 1 | Capítulo 08 da Série “O Explorador”.

--

--