A corajosa declaração de Jane Fonda e a reação machista

Canal Feminista
Canal Feminista
Published in
2 min readMar 3, 2017

--

Atriz premiada revelou em entrevista que já foi vítima de abuso sexual

Janaína Marques/ Canal Feminista

A atriz Jane Fonda, 79 anos, revelou em entrevista para a revista The Edit que foi abusada sexualmente quando criança. Assim como outras vítimas de abuso e assédio, Jane sentiu-se culpada por muito tempo. Vencedora do Oscar de melhor atriz duas vezes, por Amargo Regresso (1978) e Klute (1971), ela declarou que uma das melhores conquistas do movimento de mulheres foi a consciência de que estupro e abuso sexual não são responsabilidade da vítima. A atriz contou que já foi demitida por se recusar a dormir com o chefe.

A declaração de Jane Fonda é demonstração de um passo a frente no empoderamento feminino, pois cada vez mais mulheres têm coragem de falar sobre o que passaram, dando fim ao silenciamento das vítimas.

Frances Ford Seymour, mãe da atriz, se matou por causa de abusos sexuais sofridos. O suicídio aconteceu quando Jane tinha 12 anos.

A entrevista de Jane Fonda com a atriz Brie Larson, que interpretou uma vítima de abuso em O Quarto de Jack e que se recusou durante a cerimônia do Oscar a aplaudir Casey Affleck, acusado de assédio por colegas, repercutiu mundialmente.

No Brasil, o jornalista da Globo Alexandre Garcia resolveu opinar sobre o tema, com um comentário explicitamente machista.

Reprodução Twitter

Em seu twitter, o âncora comentou “e eu com isso?”, sobre as declarações do abuso por Jane Fonda.

Alexandre Garcia é conhecido pelo posicionamento conservador. Ele declarou que alunos cotistas “não possuem méritos”.

--

--

Canal Feminista
Canal Feminista

Mídia independente comprometida com pautas de direitos humanos e equidade de gênero. @canalfeminista