Foto: Pedro Belo Garcia

Movimento de Trabalhadoras protesta contra retrocessos e machismo no 8M

Canal Feminista
Canal Feminista
Published in
1 min readMar 8, 2017

--

Janaína Marques/ Canal Feminista

Manifestações em mais de 50 países marcam o Dia Internacional da Mulher desde as primeiras horas da manhã. O movimento mundial 8M convocou as trabalhadoras — incluindo as que atuam dentro das próprias residências — a se manifestarem contra o descaso com as reivindicações feministas através de uma greve geral. “Se nossas vidas não importam, produzam sem nós”, resume o slogan principal da campanha.

Feminicídios, assédio sexual e desigualdade salarial foram algumas das pautas levantadas pelo movimento. No Brasil, a insatisfação com a reforma na previdência social foi evidente no protesto. O manifesto pode ser lido aqui na íntegra: http://bit.ly/2mjcYJY

A Via Campesina, movimento das Trabalhadoras Sem Terra, realizou marcha por algumas das principais vias de acesso a Porto Alegre e se manifestou contra pacotes de medidas anunciadas pelo governo Temer. O protesto se encerrou na Praça da Matriz por volta das 13h30, frente ao Palácio Piratini, sede do Governo Gaúcho.

De acordo com manifesto do MST sobre as ações das mulheres em 2017, o lema do movimento social este ano é “Estamos Todas Despertas. Contra o Capital e o Agronegócio. Nenhum Direito a Menos!”.

--

--

Canal Feminista
Canal Feminista

Mídia independente comprometida com pautas de direitos humanos e equidade de gênero. @canalfeminista