Começa hoje a propaganda eleitoral; Lula na TV ainda é incógnita

Meio
Meio
Aug 31, 2018 · 8 min read

Começa hoje, e vai por 35 dias até 4 de outubro, a propaganda eleitoral gratuita. Será exibida na TV de segunda a sábado, em dois blocos, às 13h e às 20h30. No rádio, às 7h e 12h. Nas terças, quintas e sábados, o horário é dedicado a candidatos a presidente e deputado federal. Governadores, senadores e deputados estaduais entram nos outros dias. Dentre os candidatos na linha de frente, Geraldo Alckmin terá 5 minutos e 32 segundos por bloco e, o PT de Lula ou Haddad, 2min23s. Henrique Meirelles tem 1min55s; Ciro Gomes, 38s; Marina Silva, 21s; e, Jair Bolsonaro, 8s.

A principal incógnita será esclarecida hoje, na sessão extraordinária do TSE: Lula poderá aparecer pedindo votos em vídeos pré-gravados? A Procuradoria Geral da República pediu que fosse proibido. Ontem, após a sessão, os ministros se reuniram a portas fechadas, na presidência do tribunal, por duas horas. Depois, divulgaram uma pauta. Vão avaliar os registros de Alckmin e Eymael. Segundo apurou Sônia Racy, os advogados petistas receberam com alívio a notícia. Nada impede, porém, que Lula na propaganda, ou mesmo sua elegibilidade, sejam avaliadas hoje. O relator do caso, Luís Roberto Barroso, está aflito e quer dar uma resposta rápida. Sua par no Supremo, Rosa Weber, discorda. E ela é a presidente do TSE, portanto define a pauta. Rosa quer respeitar os prazos com rigor. Nos bastidores, os dois, e também Edson Fachin, tentam costurar algum acordo. A maioria dos ministros deve apoiar Barroso se ele quiser levar o tema ao debate. (Estadão)

De Barroso, num comentário. “Jamais falo sobre o que vou fazer. No máximo, explico o que já fiz. Vivo as angústias do Brasil”. (Folha)

Marina Silva foi a última candidata a enfrentar, ontem, a entrevista na bancada do Jornal Nacional. “O Itamar Franco, quando assumiu a presidência, não tinha base”, ela lembrou. “Ele conseguiu juntar pessoas de diferentes partidos e governar, fazer uma transição. Vou ser um governo de transição. Vou governar esse país para que a gente possa combater a corrupção, fazer voltar a crescer.” Questionada sobre sua capacidade de liderança, rebateu. “Ser líder não é ser o dono do partido, é aquele capaz de dialogar com os diferentes.” Ela também foi cobrada sobre sua posição no impeachment. “Firmamos a convicção de que não era golpe, tem legalidade, mas não vai alcançar finalidade porque Dilma e Temer são farinha do mesmo saco. Defendíamos a cassação da chapa Dilma e Temer.” Os apresentadores também lembraram de seu apoio a Aécio Neves no último pleito. “Hoje não teria declarado meu voto mas a maioria das pessoas conscientes acabaram votando em alguém. Cada um de nós votou em alguém. Hoje não votaria nem em Aécio, nem Dilma. A Lava Jato mostrou que todos eles praticaram crime de Caixa Dois.” Veja ou leia a íntegra.

Helena Chagas: “Marina parece ter sido a presidenciável que saiu com menos arranhões da primeira rodada do JN. Se alguém ganhou votos na entrevista, o que é raro, deve ter sido a candidata da Rede, que conseguiu se impor a William Bonner e Renata Vasconcelos. Bonner e Renata não se conformavam com o fato de a candidata ter dito que pretende debater pontos da reforma como a idade mínima para aposentadoria. Já não foi muito debatido? — indagaram. Não, respondeu ela. O atual governo ouviu só um lado e mandou a proposta que quis ao Congresso — e que talvez estejamos acostumados a receber pacotes prontos, em vez de debater, como se deve fazer em qualquer democracia. Passou firmeza.”

As agências de checagem Lupa e Aos Fatos avaliaram as declarações de Marina.

O Supremo Tribunal Federal declarou ontem que a terceirização irrestrita é lícita e constitucional. Por sete votos a quatro, os ministros decidiram que empresas podem contratar trabalhadores terceirizados para desempenhar qualquer atividade, inclusive as chamadas atividades-fim. Formaram maioria os votos dos ministros Celso de Mello, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Quatro foram contrários: Rosa Weber, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello. (Estadão)

Com a crise econômica na Argentina e a incerteza do cenário eleitoral nacional, o Banco Central teve que intervir ontem quando a cotação do dólar chegou à máxima de R$ 4,21 — o maior valor desde setembro de 2015. Com o leilão de swaps cambiais, que funcionam como uma venda de moeda no mercado futuro, a alta perdeu força no início da tarde e a moeda fechou o dia cotada a R$ 4,15. (Estadão)

Pois é. Na Argentina, um dia depois de o presidente Mauricio Macri anunciar um acordo com o FMI que garante os recursos necessários para saldar suas dívidas com vencimento até dezembro de 2019, o peso argentino despencou 16%. O Banco Central interveio: aumentou em 15 pontos a taxa referencial de juros — que já era a maior do mundo — , para 60%.


Facebook atualiza botões de curtir

Tony de Marco

Maozinhas
Maozinhas

Cultura

Em São Paulo, é fim de semana de Coala. Além dos shows no Memorial da América Latina — de Gilberto Gil, ÀTTØØXXÁ, Ilú Obá de Min com Juçara Marçal e Elza Soares, Mano Brown, Milton Nascimento, etc — , tem uma programação de afters no sábado, em Pinheiros. No domingo no Sesc Itaquera, Emicida, Rael e a portuguesa Capicua apresentam pela primeira vez em São Paulo o projeto Língua Franca, disco que celebra a língua portuguesa. E tem duas estreias interessantes no teatro: Cérebro | Coração, que tem dramaturgia e atuação de Mariana Lima, no Sesc Consolação e o espetáculo multimídia Os 3 Mundos, dos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, que estreia no Centro Cultural Fiesp.

No Rio, nesta sexta-feira tem Luedji Luna e Bixiga 70 no Circo Voador. Hoje também dois nomões do piano cubano, Chucho Valdés e Gonzalo Rubalcaba, se apresentam na Sala Cecília Meireles. E o MAM Rio inaugura neste sábado três novas exposições: Metaimagens, quinze trabalhos inéditos de Cesar Oiticica Filho, a coletiva Galáxia(s) do Cinema, máquinas, engrenagens, curada por Hernani Heffner, e a dos finalistas do Prêmio Pipa deste ano, Arjan Martins, avaf, Romy Pocztaruk e Vivian Caccuri.

Para mais indicações culturais, assine a newsletter semanal da Bravo!

Tati era a menina mais popular do colégio. No filme nacional Ferrugem (trailer) está um drama adolescente moderno: o que acontece quando o vídeo íntimo de uma jovem circula, num repente, entre colegas. Dá-se uma espiral de violência de todo tipo. Para as crianças, Os Jovens Titãs em Ação! (trailer) traz os super-heróis infantis da TV para as telas grandes. E o documentário Nico, 1988 (trailer) conta o momento da história pessoal de Christa Päffgen, que nos anos 60 foi vocalista da Velvet Underground, em que ela se lançou como cantora solo. Veja as outras estreias da semana.

O cineasta Cacá Diegues foi eleito para ocupar a cadeira número 4 da Academia Brasileira de Letras. Ele recebeu 22 dos 35 votos e sucede agora o também cineasta Nelson Pereira dos Santos. Cacá e um dos expoentes e hoje o grande sucessor do cinema novo. Já concorreu três vezes à Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes. A primeira vez foi com Bye Bye Brasil (1980) (trailer). Com mais de 20 longas no currículo, o diretor também lançou Joana Francesa (1973) (cena), Xica da Silva (1976) (trailer), Orfeu (1999) (trailer) e Deus É Brasileiro (2003) (trailer). (Folha)

Na internet, uma campanha reuniu 25 mil assinaturas que pediam a escolha da escritora Conceição Evaristo para a cadeira. A autora de Ponciá Vicêncio, no entanto, teve apenas um voto. Ela seria a primeira mulher negra a entrar para a ABL. (Folha)

Viver

Sete em cada dez estudantes que concluem o ensino médio saem da escola com desempenho insuficiente em português e matemática. Menos de 4% têm conhecimento adequado nestas disciplinas. Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb, e foram divulgados pelo Ministério da Educação ontem. Eles revelam uma estagnação dessa etapa escolar desde 2009, com viés de queda. E a baixa aprendizagem também é verificada no ensino fundamental: em português, 39,32% dos estudantes do 5º ano e 60,51% dos que estão no 9º ano têm nível insuficiente de proficiência; em matemática, a proporção é de 33,12% e 63,11%, respectivamente. (Globo)

Pois é. Os dados do ensino médio também mostram que dois em cada dez alunos concluintes não atingem sequer o nível mínimo de aprendizado nas duas matérias: 23,9% dos estudantes ficaram no patamar ‘zero’ em língua portuguesa e 22,5%, em matemática. No 9º ano do ensino fundamental, a proporção de estudantes abaixo do primeiro nível analisado também é preocupante. No 5º ano, os índices já são bem menores. (Globo)

Fábio Takahashi: “Inúmeros estudos apontam que um fator primordial para melhoria na qualidade da educação é o perfil e a formação dos professores. No Brasil, via de regra, são os jovens com piores notas que buscam os cursos de pedagogia e licenciatura. Cursos esses que têm duração curta e, em grande parte, são à distância. Como há mais vagas do que interessados nos cursos, pouco se seleciona quem serão os futuros educadores. Virar essa situação não é trivial. São necessários jovens mais bem preparados para o magistério, com carreira e condições de trabalho melhores. E cursos universitários reformulados, o que exigiria mudanças profundas nas já sedimentadas estruturas das faculdades. Seriam mudanças estruturais. Para um problema estrutural.” (Folha)

O líder espiritual Sri Prem Baba está sendo acusado de abusar de discípulas de sua comunidade de seguidores em São Paulo. A denúncia é de dois ex-maridos de duas ex-lideradas do guru, e foi feita em um encontro do mestre hinduísta com cerca de 30 pessoas. Prem Baba não nega que se relacionou sexualmente com as duas mulheres. A assessoria do líder espiritual rejeita de forma enfática a acusação de abuso. (Folha)

Pois é. O Facebook bloqueou a conta da Funai. Tinha fotos de índias com os seios nus.


E ontem, o evento de sorteio dos grupos da atual Liga dos Campeões que anunciou também os melhores jogadores da edição passada ocasionou o encontro do zagueiro Sergio Ramos e do atacante Mohamed Salah. E a internet não perdoou…

Cotidiano Digital

Tem uma novidade no Google Assistente que será importante para muitos: ele virou bilíngue. Ou seja, poderá ser programado para reconhecer duas línguas distintas ao mesmo tempo. Fale numa ou fale noutra, a inteligência artificial reconhece e executa o comando. Por enquanto, funciona com inglês, alemão, francês, espanhol, italiano e japonês. Em coisa de meses chega ao português.

Aliás… O Google pôs a venda chaves (USB e Bluetooth) para autenticação em dois fatores. Para quem deseja (ou precisa) segurança além da senha, à prova de hackers. Funciona nos serviços com a marca da empresa, mas também com Facebook e Dropbox. Parecidas com um tolken bancário, não geram um código, enviam um sinal.

Está marcado para o próximo dia 12, uma quarta-feira, o evento de anúncio dos novos iPhones.

Quem já teve bebê em casa conhece o truque de levar para o carro e fazer dormir. Pois a Ford fabrica um berço que emula este passeio: do balanço suave pelas ruas às luzes distantes lá de fora. Tem, até, o som de rodar pela vizinhança do neném que dorme, caso os pais usem o app para registra-lo em seus passeios noturnos. Em vídeo.

    Meio

    Written by

    Meio

    Porque o mundo mudou profundamente.

    canalmeio

    canalmeio

    O Meio é uma newsletter, sai de segunda a sexta-feira e chega de manhã cedo ao seu email. A leitura demora menos de oito minutos. E todas as notícias essenciais do dia estão ali, concisas. Da política ao que estreia no Netflix.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade