Joe Douglas novo GM dos Jets

Cassia Pires
ZONA FA
Published in
3 min readJun 15, 2019

Na última sexta-feira (07), o New York Jets fechou com o seu novo General Manager, Joe Douglas. O contrato é de seis anos e ele se torna o 5º GM da franquia, sendo o 3º contratado nesta década, após John Idzik e Mike Maccagnan.

O anúncio oficial da contratação foi feito em uma coletiva de imprensa na terça-feira (11). A palavra do dia era colaboração, que foi dita repetidamente pelo CEO Christopher Johnson, pelo HC Adam Gase e pelo próprio Douglas. Para Johnson, agora os Jets estão acertados em termos de liderança:

“Eu sinto que agora nós temos as pessoas certas no comando da nossa operação de futebol”

A esperança é que Gase e Douglas acabem com a seca de nove temporadas dos Jets sem ir aos playoffs.

Carreira

Joe Douglas jogou como offensive tackle na Universidade de Richmond, e foi starter por 45 jogos seguidos. Após o fim da sua carreira como jogador, ele foi coach assistente voluntário, em 1999, na mesma universidade. No ano seguinte, ele entrou no Ravens como assistente do quadro de jogadores, posição que ocupou por três anos. Em 2003 se tornou scout, onde ficou até 2014.

Em 2015 ele e Adam Gase trabalharam juntos nos Bears. O novo GM era Diretor de Scout do College, enquanto o atual head coach era coordenador ofensivo na equipe. Eles se tornaram amigos desde então.

No ano seguinte, Joe Douglas ingressou no Philadelphia Eagles, como Vice-Presidente do quadro de jogadores. Ele é um dos responsáveis pela construção do time campeão do Super Bowl LII.

Sua capacidade de identificar a qualidade de um jogador é sempre muito destacada. Durante a coletiva de imprensa, Gase disse:

“Suas habilidades de avaliação são inacreditáveis! Técnicos, nossa equipe, pessoas que trabalharam com ele no passado, eles sempre diziam: se o Joe diz que um cara é um bom jogador, acredite nele. Ele sabe o que ele está fazendo. Coaches, acreditem nele. Vocês não ouvem as disputas porque ele faz um excelente trabalho avaliando jogadores”.

Como a experiência de Joe Douglas ajuda o Jets?

Em primeiro lugar, é bom destacar a relação entre Adam Gase e o novo GM. Isso é importante porque Gase tem personalidade muito forte e precisa de um GM que compartilhe da sua visão e não seja um marionete em suas mãos, o que vinha acontecendo com Mike Maccagnan, demitido em 15 de maio deste ano. O CEO do New York Jets se referiu a Douglas como grande comunicador, que não tem problemas em compartilhar sua opinião, além de ser líder.

Já sua experiência, principalmente ao chegar nos Eagles, lembra um pouco a situação atual dos Jets: temporadas negativas, QB jovem com pouca experiência e muitos jogadores recém-contratados. Com a sua capacidade de construção de roster vencedor, espera-se que ele desenvolva um bom time em NY.

Como scout, ele foi responsável pela boa avaliação que levou Joe Flacco ao time de Baltimore e poucos anos depois venceu um Super Bowl. Outro nome de seu reconhecimento é o MLB C.J. Mosley, que foi draftado também pelos Ravens, mas que hoje está nos Jets.

De todas as áreas pelas quais passou desde o início de sua carreira, o foco de Joe Douglas é em pessoas: descobrir talentos e construir equipes.

“Nós vamos encontrar pessoas apaixonadas, que amam o jogo de football, que odeiam perder mais do que amam ganhar, que amam se preparar, que amam o treino, que amam competir”. Joe Douglas

O discurso motivacional está pronto e a torcida dos Jets gostou da contratação. Ao que tudo indica, estão todos alinhados. Agora é só esperar a temporada regular começar para ver se de fato a nova liderança dos Jets está no caminho certo.

--

--