Matt Patricia teve uma estreia como Head Coach para se esquecer (Foto: Getty Images)

Monday Night Review — Semana 1

Treinadores estreantes não tiveram sorte na rodada dupla de segunda-feira

Guilherme Beltrão
ZONA FA
Published in
4 min readSep 12, 2018

--

A NFL voltou e nada mais importa nas nossas vidas. E a partir de agora, toda terça-feira você tem um compromisso comigo aqui no Zona FA. Por enquanto os jogos da noite estão terminando em um horário onde é possível fazer um sacrifício e acordar no dia seguinte com sono, mas daqui a algumas semanas a coisa vai piorar.

Como nosso podcast de recap da rodada vai ser feito na segunda-feira pré Monday Night, cabe a mim cobrir último jogo da semana e não deixar você perder nada. Então sem mais enrolação e vamos ao recap da rodada dupla do MNF, que começou com New York Jets 48 @ 17 Detroit Lions e terminou com Los Angeles Rams 33 @ 13 Oakland Raiders.

O Jets achou um novo Franchise QB?

Sam Darnold teve o pior começo possível, mas se recuperou e fez uma excelente estreia (Foto: Getty Images)

A primeira partida do Monday Night marcou o início de uma nova era nas duas franquias — a era Sam Darnold no New York Jets e a era Matt Patricia no Detroit Lions. Já são onze temporadas seguidas onde um QB calouro começa como titular em um time da NFL, e essa foi a vez de Darnold, produto de USC e escolhido na terceira escolha geral do recrutamento.

E a sua carreira não poderia ter começado pior. Assim como Brett Favre em 1991 pelo Falcons e Jameis Winston em 2015 pelo Buccaneers, o primeiro passe da vida profissional do Camisa 14 do Jets foi interceptado e retornado para touchdown por Quandre Diggs. Incrível!

O que era para desanimar e abalar a confiança do calouro serviu de motivação. Sam Darnold não se abateu e teve uma estreia excelente na NFL. Ele terminou a partida com 16/21, 198 jardas, 2 TDs e apenas aquela INT.

O mesmo não pode ser dito sobre o Detroit Lions. Que estreia lamentável do time da casa. Chamadas ofensivas previsíveis, jogo corrido mais uma vez ineficaz (o Lions está a 69 jogos consecutivos sem um jogador com cem jardas corridas, empatado com o Browns de 1988 até 1993 como pior marca da história). Matthew Stafford teve um jogo horroroso, com 4 interceptações dignas de Nathan Peterman.

O placar final foi de 48 a 17 para os visitantes e deixou uma série de questionamentos em volta do time do treinador Matt Patricia. Seu time foi DOMINADO em todas as fases do jogo — ataque, defesa e time de especialistas. Foi revelado que o Jets sabia as jogadas que o Lions ia chamar antes dela acontecer, tamanha a previsibilidade.

Do outro lado, uma sólida e promissora exibição do Jets. Darnold foi bem demais, Jamal Adams estava em todos os lados do campo, Darron Lee também esteve muito bem, o corpo de recebedores é ótimo… enfim, motivos de sobra para o torcedor do time de NY ficar animado para o restante da temporada e para o futuro.

Bem-vindo de volta, Chucky

Derek Carr e Jon Gruden conversando na sideline. QB não teve um bom jogo na reestreia do treinador (Foto: Getty Images)

Jon Gruden está na sideline chamando jogadas, o Raiders está em campo, o Black Hole pega fogo com os gritos da torcida, Wade Phillips prepara sua defesa. Marshawn Lynch corre pelo meio, para na linha de 5 jardas e é empurrado pela sua OL para o touchdown. Raiders 7x0 no Rams.

Parece um trecho de um jogo da década passada, mas foi o início do embate entre Los Angeles Rams e Oakland Raiders, o jogo que fechou a Semana 1 da NFL em 2018. E foi o embate de dois times bem distintos — o Rams moderno, com um ataque cheio de conceitos novos e intenso, enquanto o Raiders praticando o bom e velho smash mouth football.

A torcida lotou o Oakland Coliseum em uma linda demonstração de amor pelo time, que deve ir para Las Vegas na próxima temporada. E apesar do início animador, o Raiders não foi páreo para a combinação poderosa do Rams de ataque dominante (sobretudo com o excelente Todd Gurley) e pass rush eficiente (Aaaron Donald + Ndamukong Suh não é legal para os adversários), além da secundária com dois ball-hawking CBs em Aqib Talib e Marcus Peters (que conseguiu uma pick 6). Vitória de Los Angeles por 33 a 13, estreia de Jon Gruden com derrota e o Rams deu uma boa demonstração de força.

Com a derrota de Lions e Raiders, todos os novos treinadores da NFL estrearam em seus times com derrota. Sete novos técnicos, sete resultados negativos.

--

--

Guilherme Beltrão
ZONA FA

Trabalhei como produtor e coordenador da NFL no Esporte Interativo. Hoje colaboro no Zona F.A, no @BoltsBrasil e no College Football Brasil.