NFL Draft: Os Melhores Cornerbacks

Lesões causam mudanças no Top 10.

Pedro Pinto
ZONA FA
5 min readApr 26, 2017

--

Nessa série conjunta com meu irmão Raphão Martins, vamos ranquear os dez melhores prospectos de cada posição da classe de 2017.

Os cinco melhores jogadores da lista serão justificados com um scouting report que mostre as virtudes e os problemas do atleta.

Hoje, vamos avaliar os melhores cornerbacks.

Resumo do grupo: Um dos grupos mais habilidosos da classe, temos escutado desde o início do processo que é possível encontrar um titular até mesmo na terceira rodada. A menos de uma semana do Draft, esta afirmação se mantém. Alguns jogadores cairão até a 2a-3a rodada devido a lesões quando seus talentos ditam que deveriam ser escolhas de primeira rodada.

Pros: AA¹ / Press² / Mirror Receiver³
Cons:
Experiência / Lesões / Rotas Curtas*

Relatório: Sem dúvidas o melhor da classe, Lattimore consegue executar qualquer tipo de marcação, seja individual ou em zona, devido a seu AA. Constantemente colado em recebedores durante toda a extensão da rota, consegue atrapalhar o release⁴ da LOS⁵ sempre que necessário. O fato de ter sido titular por apenas um ano deixa alguns scouts preocupados, além é claro da lesão na posterior da coxa, onde ele veio sentindo dores ao longo da temporada. Ele ainda precisa melhorar sua marcação em rotas curtas* que quebram pro meio do campo, como uma slant⁶, mas deve aprender rapidamente e se tornar um dos melhores de sua posição.

Pros: Press / Football IQ⁷ / Porte Físico
Cons:
Quadril travado / Dificuldade com Rotas Avançadas / Off Coverage⁸

Relatório: Antes de mais nada, precisamos abordar a notícia que vem surgindo de que Conley teria sido acusado de estupro. Como ainda não temos informações suficientes e por enquanto não passa de boato, ele se mantem em 2o no ranking. Ainda assim, o fato dele ter optado por não ir mais ao Draft deixa a situação ainda mais complicada e se os fatos se confirmarem, eu irei retirá-lo imediatamente do meu Board, por completo. Dito isso, é um jogador que tem o tamanho necessário para a posição e gosta de jogar de forma física no LOS. Tem bom entendimento de combinações de rotas e marca bem no individual. Demonstra ter o quadril um pouco travado, o que dificulta sua transição para marcação de rotas mais longas. Se enrola para marcar rotas mais complexas e quando em off man, tem os pés plantados firme no chão o que demonstra desconforto.

Pros: Zone Coverage / AA / Competitive Toughness⁹
Cons:
Mirror Receiver/ Footwork¹⁰ / Double Moves¹¹

Relatório: Excelente atleta, Humphrey é o famoso “atleta”. Você tem a sensação de que ele poderia ter sucesso em várias posições diferentes no esporte. Altamente competitivo, sempre busca dar 100% em todas as jogadas além de marcar muito bem em zona. Na marcação individual, se enrola um pouco nas transições das rotas devido a um footwork meio enrolado. Cai constantemente em double moves devido ao estilo agressivo de jogo. Ótimo jogador se for para o sistema correto.

Pros: Man Coverage / Click-and-Close¹² / COD¹³
Cons:
Off Coverage / Play Strength¹⁴ / Zone Coverage

Relatório: Possui os traits clássicos para jogar marcando o WR1 do aversário. Consegue acompanhar o recebedor por toda a extensão da rota e se necessário, demonstrou conseguir cortat rotas. O que preocupa é quando marca fora do LOS em que mantém seus calcanhares no chão, diminuindo sua habilidade de sair do lugar e falta de força pode comprometer contra recebedores maiores. Quando marcando em zona, demonstra em alguns momentos acompanhar demais uma rota.

Pros: AA / Ball Skills¹⁵ / Man Coverage
Cons:
Porte Físico / Inconsistência / Footwork

Relatório: Talvez um dos prospectos mais intrigantes, Jackson demonstra ter um teto alto. Ótimo atleta e pode contribuir imediatamente no special teams retornando chutes, demonstra seu melhor futebol americano quando está em marcação individual. Pelo porte abaixo da média, pode acabar jogando apenas de nickel caso não evolua como jogador. Para isso, precisa melhorar seu footwork além de outras técnicas.

6: Kevin King, Washington
7:
Fabian Moreau, UCLA
8:
Sidney Jones, Washington
9: Quincy Wilson, Florida
10: Chidobe Awuzie, Colorado

GLOSSÁRIO:
1 — AA:
Athletic Ability, ou simplesmente habilidade atlética. Siglas usadas pelos scouts para encurtar a escrita.
2 — Press:
Quando um defensor marca o receber bem próximo antes de sair o snap, buscando empurrá-lo para atrapalhar o release.
3 — Mirror Receiver:
Habilidade de acompanhar o recebedor durante toda a rota.
4 — Release:
Habilidade do recebedor de sair para sua rota após o snap.
5 — LOS:
Line of scrimmage, linha de scrimmage onde a jogada se inicia.
6 — Slant:
Rota curta feita por recebedores.
7 — Football IQ:
Inteligência com relação ao aspecto tático do esporte.
8 — Off Coverage:
Quando um defensor está marcando um recebedor mas inicia o lance armado longe dele.
9 — Competitive Toughness:
Nível competitivo do atleta.
10 — Footwork:
Trabalho de pés do atleta.
11 — Double Moves:
Quando um recebedor executa uma rota que tem duas ou mais quebras, podenso deixar o marcador pra trás.
12 — Click-And-Close:
Habilidade do defensor de identificar a bola vindo em sua direção e atacá-la a fim de interromper uma recepção ou conseguir uma interceptação.
13 — COD:
Change of Direction, mudança de direção.
14 — Play Strength:
Força com que o jogador executa suas tarefas dentro de campo.
15 — Ball Skills:
Habilidade de um jogador com a bola, seja para recepção ou o que ele faz com ela após garantia da posse da mesma.

Esse foi mais um ranking Top 10 do NFL Draft! Aguarde as próximas publicações sobre outras posições.

Se tiverem dúvidas ou perguntas para os nossos analistas, envie para:

--

--

Pedro Pinto
ZONA FA

Former NFL Analyst @ Esporte Interativo/ Zona FA Analyst /Director of Football Ops @ R.A.M. / Offensive Co. @ Vasco Patriotas / QB Coach @ Brasil Onças U19