NFL Draft: Os melhores da posição (G/C)

Avaliação dos melhores prospectos do interior da linha ofensiva

Raphão Martins
ZONA FA
4 min readApr 10, 2017

--

Começando uma série em conjunto com o Pedro Pinto. A proposta é analisar a tape dos jogadores inscritos no draft e formular uma lista com os 10 melhores de cada posição.

Os 5 melhores jogadores da lista serão justificados com um scouting report que mostre as virtudes e os problemas do atleta.

  • Começamos com a lista dos melhores centers e guards da classe 2017.

Resumo do grupo: Não sei de onde veio essa fama ruim do grupo de linha ofensiva, mas eu garanto que ela é injustificada. Essa é uma classe muito forte no interior da OL, com atletas excepcionais e experientes.

Só para ilustrar. Ficaram de fora da lista jogadores com talento para chegar a equipes titulares na NFL como Danny Isidora, Tyler Orlosky e Damien Mama. Esse é um ótimo ano para garantir bons jogadores no meio da linha.

Pros: Footwork Excelente / Natural Bender / Mobilidade Física
Cons: Envergadura Curta / Porte Físico Mediano

Relatório: Lamp é um jogador de técnica refinada que precisa jogar no interior por falta de envergadura para trabalhar em pass pro nas pontas da OL. Sabe utilizar o footwork e o pad level nos bloqueios, o que gera uma grande vantagem contra defensores mais pesados.

Pros: Fisicalidade / Reconhecimento do Pass Rush
Cons: Força nas Pernas / Pad Level

Relatório: Feeney é muito inteligente e reconhece rápido a movimentação dos pass rushers durante a jogada. Tem dificuldade em bloqueios enquadrados, por isso utiliza muito bem o footwork estabelecendo angle blocks. Podia jogar com o quadril mais baixo.

Pros: Leitura da Defesa / Liderança / Força Física
Cons: Pad Level / Primeiro Contato Lento / Footwork

Relatório: Elflein era um dos líderes do ataque de Ohio State, além de ser um atleta muito forte. Precisa melhorar o footwork no run block e manter o quadril baixo até finalizar o bloqueio. Enfrenta problemas em estabelecer o primeiro contato quando joga como Center.

Pros: Iniciativa / Força Física / Competitivo
Cons: Equilíbrio em Pass Pro / Finalização dos Bloqueios

Relatório: Isaac é o bloqueador mais imponente da classe. Extremamente esforçado e físico dentro de campo, é o tipo de atleta que levanta a confiança da OL. Muito ágil em espaço limitado. Tem problemas de equilíbrio e sofre sustentando os bloqueios e defendendo o bull jerk.

Pros: Primeiro Contato Rápido / Agilidade / Versatilidade
Cons: Altura* / Pad Level / Âncora Fraca

Relatório: Pocic é versátil, tendo experiência de jogo nas 5 posições da linha ofensiva. Muito inteligente, sabe das nuances da posição e aplica seu conhecimento organizando as responsabilidades de proteção em campo. A falta de força física e a altura são um problema contra defensores pesados no interior da DL, comprometendo a estabilidade do muro de proteção ao quarterback.

6: Dorian Johnson — G — Pittsburgh
7: Dion Dawkins — G — Temple
8: Nico Siragusa — G — San Diego State
9: Erik Austell — C/G — Charleston Southern
10: Kyle Kalis — G — Michigan

Glossário:
Pass Pro:
Situação de passe, onde o jogador de linha ofensiva precisa construir e manter o pocket.
Pocket: Parede de proteção formada pelos 5 jogadores da linha ofensiva, gerando o espaço necessário para o quarterback ler a defesa e realizar o passe.
Footwork: Trabalho de pernas. Na OL, é o movimento para se enquadrar com o defensor ou estabelecer um ângulo favorável para o bloqueio.
Natural Bender: O jogador consegue se movimentar com o quadril baixo sem dificuldades. É uma qualidade rara hoje em dia pelo estilo de jogo da NCAA.
Pad level: Remete a altura do pad (proteção de ombro) do atleta na concepção do bloqueio. Quem estabelecer o contato mais baixo tem a maior possibilidade de ganhar um confronto de troca de força.

--

--

Raphão Martins
ZONA FA

Produtor e Analista de NFL no ZONA FA • Host do @VikingsPod • Ex-comentarista de NFL no Esporte Interativo.