NFL Draft: Os Melhores Quarterbacks

Mesmo com todos os prêmios e títulos, Watson não bate os outros prospectos.

Pedro Pinto
ZONA FA
5 min readApr 10, 2017

--

  • Atualizado 21/4/2017

Nessa série conjunta com meu irmão Raphão Martins, vamos ranquear os dez melhores prospectos de cada posição da classe de 2017.

Os cinco melhores jogadores da lista serão justificados com um scouting report que mostre as virtudes e os problemas do atleta.

Hoje, vamos avaliar os melhores quarterbacks.

Resumo do grupo: Em uma classe em que nenhum chega pronto pra jogar Day 1, todos os atletas possuem suas red flags¹. A escolha de cada QB dependerá bastante do encaixe em sistema ofensivo e da franquia estar disposta a desenvolver o atleta com paciência. No geral, não é uma classe com prospectos top de linha mas com o desenvolvimento correto, podem ser tornar bons titulares na National Football League.

Pros: Braço Potente / Porte Físico Ideal / Potencial
Cons: Inconsistência / Footwork² / Progressão Nas Leituras

Relatório: Kizer deveria ter voltado para a faculdade por mais um ano, mas esse é caso de basicamente todos os prospectos desse ano. Quando ele está confortável e confiante, tudo encaixa e ele demonstra ter todos os traits³ necessários para ter sucesso na NFL. Quando a jogada foge do roteiro, a mecânica regride e ele se complica nas leituras. Com o técnico certo e 1–2 anos no banco aprendendo, acredito que ele pode ser um excelente quarterback.

Pros: Boa mira / Poise⁴ / Mecânica De Passe
Cons: Pocket Presence⁵ / Leitura De Defesa / Footwork

Relatório: Atleta predileto da maioria dos scouts⁶, Trubisky impressiona no seu tape. Acerta vários passes com antecipação, disposto a tomar uma pancada ao soltar o passe, etc. O que assusta muitos avaliadores é o fato de ter tido apenas um ano como titular e a facilidade de leituras de seu ataque. Inconsistente, tem horas que ele parece um 1st round pick e em outras um 5th round pick. Também me incomoda um pouco a forma com que ele se porta em entrevistas com o que me parece ser um pouco de arrogância.

Pros: Braço Potente / Atleta / Gunslinger Mentality⁷
Cons: Mecânica Geral / Muito Improviso / Inconsistência

Relatório: Dono do braço mais potente da classe, Mahomes é também o quarterback que precisa de mais trabalho para se tornar um titular viável na NFL. O seu talento é inegável mas a grande maioria da parte boa de seu tape veio de improvisos. Quando ele precisava se manter dentro do sistema ofensivo, se complicava. Footwork é horroroso e com tronco desconexo das pernas, vai dar muito trabalho para evoluir.

Pros: Líder & Vencedor / Atleta / Poise
Cons: Footwork / Mira / Leitura de Defesa

Relatório: Watson possui todas as credencias quando falamos dos prêmios e títulos que um quarterback pode vencer. Líder nato com atuações clutch⁸ nos últimos anos, é o seu tape de temporada regular que me preocupa. Sua mira varia demais, constantemente errando passes de média/longa distância e quando a chamada ofensiva complica um pouco além do normal, ele se enrola e erra a leitura. Dentro de um ataque em que não se pede para que ele carregue o time, pode dar certo na NFL mas precisa desenvolver bastante sua leitura de defesa.

Pros: Mecânica Geral / Leitura de Defesa / Antecipação
Cons: Potência no Braço / Potencial Baixo / Força Alguns Passes

Relatório: Único QB pronto para jogar Day 1 dessa classe, Peterman vem de um sistema pro style e já possui o footwork para jogar under center⁹. O maior questionamento é com relação à sua potência nos passes mas ele sabe soltar a bola com antecipação. Seu tape contra Clemson deixou os scouts impressionados. Não sobe tanto no board porque seu potencial não é dos mais altos e precisa de um elenco muito bom para ter chances de dar certo. De longe meu QB predileto dessa classe.

6: Joshua Dobbs — Tennessee

7: Davis Webb — California

8: Brad Kaaya — Miami (FL.)

9: Chad Kelly — Ole Miss

10: C.J. Beathard — Iowa

Subiu: Dobbs (#8)

Caiu: Webbs (#6), Kaaya (#7)

Glossário:
1 — Red Flag: Característica de um atleta do Draft que pode ser um empecilho para que se torne um bom jogador na NFL.
2 — Footwork: Técnica correta de movimentação de pernas do quarterback. Normalmente, os que jogarem em sistema apenas em shotgun/pistol na NCAA demoram a desenvolver isso na NFL.
3 — Trait: Ponto específico de avaliação de um prospecto. Ele precisa ser minimamente eficiente em várias áreas para que seja considerado um jogador que possa jogar profissionalmente.
4 — Poise: Quando um quarterback se mostra confortável dentro do pocket, mesmo com pressão da defesa chegando nele.
5 — Pocket Presence: O famoso “6o sentido” do quarterback. Fala a respeito de sua habilidade de sentir a pressão chegando e se movimentar ainda dentro do pocket para escapar dela. Esta é uma habilidade que muitos consideram que não se pode ensinar.
6 — Scouts: São os olheiros da NFL. Fundamentais no processo de avaliação do talento universitário, esses profissionais são os que montam os scouting reports para as franquias.
7 — Gunslinger Mentality: Termo que utilizamos quando queremos dizer que o quarterback gosta de arriscar passes para recebedores que estejam bem marcados ou em janelas pequenas. Sempre possuem um braço muito potente e a mentalidade vem principalmente da confiança nessa potência. Pode gerar muitas jogadas incríveis assim como muitas interceptações.
8 — Clutch: Quando um jogador aumenta sua produção e joga melhor em momentos decisivos, dizemos que ele é um jogador clutch.
9 — Under Center: Quando o quarterback recebe o snap posicionado imediatamente atrás do center.

Esse foi mais um ranking Top 10 do NFL Draft! Aguarde as próximas publicações sobre outras posições.

Se tiverem dúvidas ou perguntas para os nossos analistas, envie para:

--

--

Pedro Pinto
ZONA FA

Former NFL Analyst @ Esporte Interativo/ Zona FA Analyst /Director of Football Ops @ R.A.M. / Offensive Co. @ Vasco Patriotas / QB Coach @ Brasil Onças U19