NFL Draft: Os Melhores Running Backs

Nenhuma surpresa no topo com Fournette mantendo a primeira colocação.

Pedro Pinto
ZONA FA
6 min readApr 14, 2017

--

Nessa série conjunta com meu irmão Raphão Martins, vamos ranquear os dez melhores prospectos de cada posição da classe de 2017.

Os cinco melhores jogadores da lista serão justificados com um scouting report que mostre as virtudes e os problemas do atleta.

Hoje, vamos avaliar os melhores running backs.

Resumo do grupo: Há muito tempo não víamos uma classe tão forte na posição. Em uma era em que estamos acostumados a ouvir que não se deve escolher running back no first round, esse ano certamente teremos pelo menos três sendo selecionados no dia 27 de abril do Draft anual da National Football League.

Pros: Potência / Porte Físico / Agressividade
Cons: Jogo Aéreo / Pass Protection¹ / COD²

Relatório: Comparado por muitos a Jamal Lewis e Adrian Peterson, Fournette é um running back clássico que você vai colocar no dot³ e deixá-lo atacar a defesa com toda sua agressividade, correndo em esquemas power. Pode ter alguma dificuldade se adaptando a um sistema que jogue bastante em shotgun, exigindo habilidades de recebedor que é o grande ponto fraco dele. Se não for uma escolha Top 10, será uma grande surpresa.

Pros: COD / Work Ethic⁴ / Versatilidade
Cons: Porte Físico / Potência

Relatório: A definição de versatilidade, McCaffrey pode jogar em qualquer posição do campo e podemos até dizer ele corre as melhores rotas e tem as melhores mãos quando comparado aos WIDE RECEIVERS. Sua fluidez e COD deixam qualquer General Manager babando e seus talentos são perfeitos para o runnning back moderno. Por ser um pouco menor, ele pode ter dificuldades quebrando tackles e existe o medo dele não aguentar as pancadas da NFL, mas isso pode ser resolvido com o esquema tático correto.

Pros: Encaixa em Qualquer Sistema / Visão / COD
Cons: Extra-campo / Ball Security⁵ / Pass Protection

Relatório: Cook é o terceiro colocado no nosso ranking mas não se engane, em um ano normal, seria o primeiro com sobras. Um running back que encaixa em qualquer esquema de corrida, seja zone, power ou gap scheme, ele possui uma visão incrível dos gaps aliada de um COD de alto nível. Suas questões extra-campo são a maior preocupação. Preso múltiplas vezes (todas os casos encerrados) por motivos diferentes, os scouts⁶ certamente precisaram buscar mais informação sobre o atleta. Existe também a preocupação com a quantidade de fumbles (12, seis somente em 2016) e pass protection em que ele constantemente erra o ângulo e leitura. Ainda assim, é um talento de primeira rodada.

Pros: Cria Jardas Extras / High Motor⁷ / Burst⁸
Cons: Visão / Inconsistência / Pass Protection

Relatório: O tipo de running back que nunca desiste da jogada, basta ver alguns minutos do tape que você percebe logo o que ele dá 110% o jogo todo. Sempre cria jardas extras onde elas não existem e consegue utilizar a sua aceleração para criar espaços ou se distanciar. Sofre um pouco com leitura de bloqueios, precisando ver o espaço claramente para atacar o gap assim como progressão de bloquieo. Meio inconsistente pois em alguns momentos quebra 2–3 tackles e no próximo é facilmente derrubado atrás da LOS.

Pros: COD / Visão / Footwork
Cons: Qualidade dos Adversários/ Burst / Pass Protection

Relatório: Muitas vezes acaba esquecido por ter jogado em Toledo mas não deixo isso te enganar, Hunt pode contribuir bastante como profissional. Pode não ser o mais veloz (4.62 40 yard dash), mas o líder em jardas terrestres na história da universidade é paciente ao esperar bloqueios se formarem e seu COD & footwork permitem que ele ganhe jardas além das esperadas na jogada. O nível competitivo que ele enfrentou foi mais baixo e a sua aceleração a baixo da média faz com que não se espere grandes jogadas dele no próximo nível, mas no esquema certo ele pode ter sucesso.

6: D’Onta Foreman, Texas

7: Marlon Mack, USF

8: Curtis Samuel, Ohio State

9: Donnel Pumphrey, San Diego State

10: James Conner, Pittsburgh

Pros: Versatilidade / Porte Físico / COD
Cons: Extra-campo / Visão / Inconsistência

Relatório: A grande incógnita da posição. Optei por deixá-lo fora do ranking pois se fôssemos avaliar somente pelo talento, é um atleta de primeira rodada. Se for falar de seu extra-campo (que já conhecemos), podemos afirmar que muitas franquias já o retiraram completamente de seus Big Boards⁹. Avaliando o jogador, seu porte físico é impressionante. Seu COD e o fato de também ser uma arma no jogo aéreo fazem dele um RB que tem tudo que é preciso para jogar a posição na era moderna. Ele sofre com falta de visão, muitas vezes não vendo os gaps corretos e em alguns instantes parece meio apagado na partida. Ainda assim, é o seu extra-campo que vai ditar seu futuro e quando chegar o dia do Draft, ele poderá sair em qualquer lugar desde a primeira rodada, até mesmo ser undrafted¹⁰.

Glossário:
1 — Pass Protection: Atuação do jogador quando está bloqueando contra o passe.
2 — COD (Change of Direction): Siglas utilizadas por scouts para encurtar o termo change of direction, que significa mudança de direção.
3 — Dot: Tradução literal para “ponto”. É a forma rápida de dizer que o RB jogará na formação “I” como o “ponto” do i, ou seja, armado diretamente atrás do quarterback e fullback.
4 — Work Ethic: Diz respeito à ética de trabalho do jogador. Se ele chega na hora, estuda, trabalha o lado físico, etc.
5 — Ball Security: Diz respeito ao jogador saber proteger a bola e evitar turnovers, sejam eles interceptações ou fumbles.
6 — Scouts: São os olheiros da NFL. Fundamentais no processo de avaliação do talento universitário, esses profissionais são os que montam os scouting reports para as franquias.
7 — High Motor: Termo usado para se referir ao comprometimento do jogador em todos os lances. Um jogador que dá o seu máximo em todas as jogadas independente da situação de jogo tem um high motor.
8 — Burst: Aceleração inicial do jogador para conseguir atingir velocidade máxima.
9 — Big Boards: Uma lista que consiste de todos os jogadores disponíveis no Draft ranqueados de acordo com a nota dada pelo front office da franquia, independente da posição que ele joga.
10 — Undrafted: Jogador não selecionado no Draft.

Esse foi mais um ranking Top 10 do NFL Draft! Aguarde as próximas publicações sobre outras posições.

Se tiverem dúvidas ou perguntas para os nossos analistas, envie para:

--

--

Pedro Pinto
ZONA FA

Former NFL Analyst @ Esporte Interativo/ Zona FA Analyst /Director of Football Ops @ R.A.M. / Offensive Co. @ Vasco Patriotas / QB Coach @ Brasil Onças U19