Pat Bowlen: o número 1 em tudo

Cassia Pires
ZONA FA
Published in
4 min readJun 21, 2019

No dia 13 de junho, o céu ficou um pouco mais laranja e azul. Foi assim que a família Bowlen, anunciou a morte do dono do Denver Broncos, Pat Bowlen. Mr. B, como era conhecido, faleceu de complicações do Alzheimer, aos 75 anos.

Na terça-feira 18, a família preparou uma homenagem para o seu owner no Broncos Stadium at Mile High. A celebração foi aberta aos fãs e contou com diversas recordações de Pat Bowlen como seu famoso casaco de pele, troféus do Super Bowl, fotos antigas, vídeos e numerosas bolas de futebol marcando momentos importantes.

Uma peça a ser destacada estava sobre a sua mesa: um pedaço de papel com uma to do list. Nele estava escrito:

  • Ser o número 1;
  • Vença o Raiders;
  • Vencer o Super Bowl.

Todos os tópicos estavam “ticados” como concluídos.

“Eu quero ser número um em tudo”

Patrick Dennis Bowlen se formou em negócios e direito pela Universidade do Oklahoma, antes de construir uma carreira de sucesso nos setores imobiliário e de energia. Mas foi o boom no mercado do petróleo nos anos 1970 e 1980 que fez a fortuna da família Bowlen aumentar, o que forneceu o capital necessário para aquisição do Broncos.

Em 23 de março de 1984, Pat e outros membros da família Bowlen compraram o time do Colorado por US$ 78 milhões. Mr. B foi o responsável por gerenciar o time. Ele não promoveu grandes mudanças logo que assumiu e deixou claro naquele momento que seu papel era de observar e aprender.

Enquanto o GM John Beake e o HC Dan Reeves cuidavam de suas funções no time, o novo owner focou em conhecer seus jogadores. Ele os conhecia pelo nome, conhecia suas famílias, sabia das suas histórias.

Era mais do que uma equipe, era uma família e tal sentimento fazia com que os jogadores jogassem por Pat Bowlen. Seu lema era - “eu quero ser o número um em tudo”. Ele deixou claro que o foco do time era ganhar e fazer a diferença na comunidade.

Desde o início da sua gestão, o Broncos teve apenas sete temporadas com recorde negativo - a mesma quantidade de vezes que chegou ao Super Bowl.

Ele é o primeiro dono de franquia na história da NFL com 300 vitórias nos primeiros 30 anos à frente de um time. Nenhum owner nos últimos 35 anos teve tantas temporadas vitoriosas quanto Mr. Bowlen (21) e idas aos playoffs (18). Além disso, foram 13 títulos de conferência.

This one’s for…

O Broncos venceu três Super Bowls. Em 1998, Denver bateu o Green Bay Packers e levou o SB XXXII. Após erguer o Vince Lombard, Bowlen disse: This one’s is for John, antes de entregar o troféu para o então quarterback John Elway.

No ano seguinte, o time do Colorado repetiu o feito sobre o Atlanta Falcons, e dessa vez, ele se virou para os fãs ao erguer o troféu e disse: This one is for you. Ele nunca quis levar o mérito e sempre creditou o título aos jogadores e torcedores.

Pat Bowlen se afastou da administração dos Broncos em 23 de julho de 2014, por causa da sua luta contra o Alzheimer, que já travava há alguns anos.

Seu último jogo como presidente e CEO foi no Super Bowl XLVIII. A memória não é muito feliz: jogo que o Seahawks venceu o Broncos por 43x08. Dois anos depois a franquia de Denver alcançaria a conquista no SB 50 e, ao erguer o troféu, John Elway, agora general manager da franquia, disse: This one’s for Pat!

Hall of Fame Class of 2019

Além do grande impacto sobre o Denver Broncos, Pat Bowlen era muito ativo no crescimento da NFL. Ele foi o único dono envolvido nas quatro áreas de crescimento da Liga durante sua primeira década: televisão, trabalho, desenvolvimento de estádios e jogos internacionais.

Sua atuação no Comitê de Transmissões foi essencial na criação do Sunday Night Football, graças à sua inovação e visão de crescimento da NFL na televisão. Ele também foi fundamental no lançamento da NFL Network, em 2003. Já seu papel no Comitê Executivo do Conselho de Gestão da NFL foi essencial para definição dos acordos entre a NFL e a NFLPA.

Por todos os seus feitos, Pat Bowlen foi indicado Para o Hall da Fama, classe de 2019. Apesar da indicação, os torcedores do time reclamaram, visto que ele podia ter sido indicado antes e recebido a honra ainda em vida e até em condições de saúde melhor.

Como fica a administração do Broncos agora?

Desde seu afastamento da franquia, o Broncos era administrado por um grupo de três curadores: Joe Ellis, Rich Slivka e Mary Kelly. Em maio do ano passado, Beth Bowlen Wallace, uma dos sete filhos de Pat, disse que já estava pronta para assumir a franquia, o que foi recusado pelos curadores.

Em julho do mesmo ano, foi a vez de Brittany Bowlen (outra de suas filhas) manifestar interesse na sucessão do pai. A quem os curadores disseram que priorizariam na transição.

No entanto, desde outubro de 2018 Bill Bowlen tem movido um processo para remover o grupo de curadores do poder.

Pat Bowlen gostaria que o Broncos ficasse em sua família, mas quem deveria decidir a transição desse poder eram os curadores. Diante da disputa em família, Roger Goodell determinou que a ex-executiva da NFL, Carmem Policy analisasse essa disputa.

Os curadores querem que Policy avalie se a abordagem escolhida por eles para selecionar a posição de novo owner do broncos está de acordo com os desejos de Mr. B.

--

--