Avatar e o caminho para bilhões em bilheterias

Bárbara Pimenta
capitubr
Published in
3 min readNov 24, 2022

Um trailer final exibido no comercial principal de um evento esportivo com enorme audiência, lançamento com evento nas Cataratas do Niágara, inúmeras HQs que é prequel aos acontecimentos do novo filme e contratos de licenciamentos que já ultrapassam as cifras dos bilhões. Ainda assim, analistas entendem que mesmo com esses esforços a Disney trabalhou com cautela a divulgação de Avatar: O Caminho da Água.

As primeiras decisões de marketing envolvia um único fator, não atrapalhar o lançamento de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre em Novembro. Dado o lançamento da continuação de um fenômeno de bilheteria, a Disney começou seus esforços para aquilo que pode ser sua maior franquia para o futuro. Um fator que difere a aventura do James Cameron dos filmes da Marvel na hora de divulgação está na visão do próprio diretor, cenas importantes do filme e até pontos centrais do enredo por decisão dele estão fora de qualquer teaser que vem sendo trabalhado nos spots da TV e Internet.

Não existem dúvidas de que Avatar se tornou um carro chefe da empresa para os anos a seguir, até os parques dependem do sucesso desse novo filme, visto que uma nova atração inspirada em Pandora chega em Orlando nos próximo anos. Os esforços do elenco para a divulgação começa duas semanas após o lançamento de Pantera Negra, incluindo as entrevistas, capas da edição de dezembro de revistas e outros meios. Uma exibição especial do primeiro filme na ABC está em negociação.

No começo do mês, a Variety soltou uma matéria com James Cameron sobre as sequências de Avatar, cinco estão previstas e o resultado de bilheteria dos dois filmes já filmados irão determinar a continuidade da franquia. Se os resultados de bilheteria não corresponderem as expectativas do estúdio, o terceiro filme será editado para ter um final conclusivo da saga em Pandora, a própria construção do roteiro permite que isso aconteça.

Além disso, essa imagem inédita de Avatar: O Caminho da Água vem sendo compartilhada no Twitter, pessoas que assistiram sessões testes descrevem a sequência noturna nas águas o mais belo momento em 3D do cinema.

Imagem: 20th Century Studios/ Disney

Enquanto existe as expectativas de números gigantescos, algo de enorme importância anima os executivos, foi confirmado o lançamento oficial no território chinês. A Disney recebeu um sinal verde do governo e a data de lançamento mundial receberá também o adicional do público da China. Já soltaram um pôster especial.

Imagem: 20th Century Studios/ Disney

Este será um dos primeiros grandes lançamentos ocidentais a ganhar um amplo lançamento nos cinemas do país nos últimos anos. O sinal verde dado pelo governo permite a Disney trabalhar o marketing do projeto no país, lançar produtos e exibir spots nas TVs locais.

Mesmo com algumas restrições de público em algumas regiões do país por protocolos sanitários, a expectativa é que durante sua exibição o filme consiga arrecadar valores superiores a U$$ 500 milhões de dólares, somente na China. Existe uma projeção do Box Office Pro de que o filme consiga arrecadar números superiores $150 milhões de dólares na primeira semana nos EUA, um número que supera a primeira semana de lançamento do primeiro filme em 2009. Ainda que existam incertezas sobre o retorno que o projeto necessita para gerar lucro, visto que é hoje o filme mais caro já produzido na historia da indústria, uma coisa que não podemos subestimar é a capacidade de James Cameron em levantar multidões e emocionar.

--

--

Bárbara Pimenta
capitubr

Jornalista, pesquisadora, roteirista e editora da @capitu.br