Significados

Bárbara Pimenta
capitubr
Published in
2 min readOct 31, 2020

A edição 2020 da SPFW tem uma diretriz importante ainda que em atraso para um país tão diversificado como o Brasil. Negros e indígenas serão no mínimo 50% do casting nos desfiles. O evento vai acontecer entre os dias 4 e 8 de novembro, além dessa mudança importante para a promoção da diversidade em seus desfiles, a semana de moda mais importante da América latina comemora 25 anos de existência.

Ainda que em edições anteriores o evento já tivesse estipulado não obrigatoriamente para as marcas uma participação de 20% do casting entre negros, afrodescendentes, indígenas e asiáticos, somente esse ano as mudanças serão obrigatórias. Passa a valer a cota de 50% e as marcas que não cumprirem sofrerão consequências para participar das próximas edições.

DESFILE DA MARCA APARTAMENTO 03 NO SPFW N47 / AGÊNCIA FOTOSITE

O anúncio ocorre no mesmo dia em que Beyoncé é capa da revista Vogue Britânica de dezembro.

E você se pergunta, qual a relação entre Beyoncé ser capa de uma revista de moda e as mudanças em favor de diversidade na semana de moda mais importante do Brasil?

Significados, uma moda que atualmente consiga ir além dos estigmas branco e eurocêntrico que durante anos representaram a única voz de poder dentro de toda uma indústria. Beyoncé faz parte dessa discussão quando usa sua influência para além da música e propõe uma mudança na fotografia de moda, potencializando jovens negros em expressarem sua visão em uma revista com a importância da Vogue. Kennedi Carter de apenas 21 anos de idade conseguiu o status de ser a mais jovem fotógrafa a ter uma capa na revista. Em 2018 foi a vez de Tyler Mitchell fazer história na Vogue americana, na época com 23 anos de idade foi o primeiro afro-americano a fotografar a capa da revista.

VOGUE US/ Tyler Mitchell/ Reprodução — VOGUE UK/Kennedi Carte/ Reprodução

Seja Beyoncé focando em uma geração de criadores de imagens negras ou no principal evento de moda do Brasil entendendo que a composição étnica do país não é somente branca como as grandes marcas potencializam. São significados de uma mudança necessária para o que a moda tem a dizer nas próximas décadas.

--

--

Bárbara Pimenta
capitubr

Jornalista, pesquisadora, roteirista e editora da @capitu.br