E o tal de CSharpe ou .NET? — PARTE 1

Ka Suzuki
caquicoders
Published in
5 min readMay 14, 2019
Logo do CSharpe e .NET da Microsoft

Aqui vou compartilhar com vocês um pouco sobre meus estudos desta linguagem que tanto temia e agora estou me apaixonando cada vez mais!

Primeiro vamos entender o porque da sua criação ok?Bom no começo, quando era desenvolvido algum programa em alguma linguagem , deveria de ser criado uma aplicação e biblioteca específica para cada sistema operacional, ou seja, sua criação era um tanto quanto complexa. Então que , foi pensado em começar a desenvolver baseado em uma máquina virtual e não mais na linguagem, ou seja, seria simulado um computador físico e toda a criação seria criada baseado nela, eis que surgiu a MSIL , que seria onde o código será interpretado depois que vier do compilador (tradutor da linguagem do homem para a linguagem da máquina). Bom com a criação desta aplicação em MSIL, logo criaremos a biblioteca que rodará no máquina virtual que poderá ser rodado em qualquer S.O (Sistema Operacional), ou seja, não precisa mais mexer na aplicação em si, e nem recriar bibliotecas.

Agora explicando melhor o mundo .NET, essa máquina virtual que vai rodar a aplicação indiferente do s.o é CLR (Commom Language Runtime), acima dela tem a biblioteca (que você com certeza já viu e ouviu falar muito por ai!) que é o .NET Framework e acima dela vem as aplicações em .NET.

Antes de prosseguir, quando você escutar a palavra .NET(lê se dot net), pode já associar essa aplicação ou desenvolvimento ao c#! Pode parecer uma informação meio sem sentido, mas no começo, nem fazia ideia de que .NET e c# era a mesma coisa, então fica tranquilo que você não está sozinho!

Voltando aos estudos. Bom o MSIL, explicando para você o que significa essas siglas, basicamente é Miscrosoft Intermediate Language, ou seja, era uma linguagem intermediária entre a linguagem do homem e a linguagem que a CLR executaria, logo no momento de execução ele iria ler alguns caracteres que somente ele iria ver, e assim compilar o código.

No final dos anos 90, já existia o Java, que era uma linguagem pertencente a SUN, que já resolvia tudo isso que a estrutura de máquina virtual (CLR) fazia, eles fecharam um contrato, porém começaram a usar de forma errada, criando uma versão do Java para o Windows que seria o J++, e isso era uma linguagem somente rodada no s.o Windows, e por acabar gerando uma grande guerra contratual, ela resolveu criar uma linguagem própria que veio a se chamar de ecossistema .NET, e tudo isso só foi possível graças a um grande arquiteto que esta por trás deste universo do .NET, o Anders Hejlsberg, que foi contratado pela Microsoft para gerenciar o time que criou tudo isso.

Bom vamos falar de como começar a coda?

Curiosidade! Se você, querido(a) leitor(a) já usa o Windows, na sua própria máquina já tem as bibliotecas necessárias para criar as aplicações sabia?

Segue o caminho para que você possa dar uma olhadinha em todo o conteúdo que existe na biblioteca e no caminho também

Entre na pasta Framework, lá será possível ver todas as versões que tem deste framework, entre na pasta da versão 4 e observe a seguinte pasta :

Arquivo de compilador do cSharpe que está dentro da pasta de versão 4 dentro da pasta do framework

Sabe o que quer dizer esse CSC ? Quer dizer CSharpe Compilator, ou seja, o compilador do c#(que também pode ser escrito assim ‘cShapre”).

Bom pra começar, vamos voltar a pasta raiz e criar uma pasta para armazenar nosso primeiro código em c# :

Dentro dele vamos criar um novo documento de texto, clicando com o direito e selecionando a opção :

Adicionando um documento do tipo texto na pasta criada.

Quando for criar o documento coloque o nome de ‘meuprimeiroprograma’, pois iremos compilar ele no cmd, ou seja por linhas de comando, calma que vai dar tudo certo, isso é mais para você entender como é funcionamento de tudo, e quebrar a maldição do olá mundo (ou hello word!).

Finalizado essa parte, vamos finalmente colocar um conteúdo para ser compilado (ou rodado, rsrs). Como quero que você acabe com a maldição do Hello Word, vamos ao código, abra o arquivo e digite na tela dele, os seguintes comandos :

Salve e vamos aos comando!

Primeiro vá até o menu do windows e digite ‘cmd’, ele vai abrir aquela janela toda preta, normal do promp de comando do windows, lá você vai acessar sua pasta onde está aquele documento de texto que fizemos, lembra?

basta digitar o comando para acessar ele :

cd c:\AprendendoCSharpe e dê enter

bom, queremos compilar o nosso programa não é mesmo, então após já estar no diretório dele, vamos usar aquele compilador que já temos na nossa pasta de framework com o seguinte comando

c:\Windows\Microsoft.NET\Framework\v4.0.303119\csc.exe meuprimeiroprograma.txt

Lembrando que precisamos respeitar todas as maiúsculas e minúsculas pois para o .NET isso é muito importante!!!

Explicando o que está escrito, estamos acessando a pasta onde está o compilador, e usando ele para compilar o nosso código que está no documento de texto denominado ‘meuprimeiroprograma.txt’ .

Só dar enter e ver o resultado… Calma, não vai aparecer nada por enquanto, mas se você voltar na pasta onde está o txt, poderá ver que foi criado um executável com o mesmo nome certo?

Agora que temos o executável, é só digitar assim no cmd : meuprimeiroprograma.exe e dar enter e veja a mágica acontecendo!

imagem da janela do cmd com a mensagem contida no arquivo txt.

Bom , agora que você já viu como é o c# puro, sem usar nenhum editor e nenhum framework, podemos ir para o próximo passo e aprender mais sobre o que essa linguagem é capaz de fazer!!!

Só Vamos!!!!

--

--

Ka Suzuki
caquicoders

Desenvolvedora Front- End / Bacharel em Sistemas de Informação ❤