Aposentadoria de Andrew Luck: qual o próximo passo para os Colts?

Gabriel Martins
CaradosSports
Published in
5 min readAug 27, 2019

Eu ainda não consigo acreditar que o Andrew Luck se aposentou. Já tivemos notícias bombásticas antes na NFL, claro, mas nessa década que acompanho a liga não consigo pensar numa segunda colocada próxima. E nos esportes, será que alguma chega perto?

A aposentadoria do Luck se tornou um daqueles momentos que todo mundo vai se lembrar onde estava quando soube, como o 11 de setembro. Dessa vez não estava assistindo Dragon Ball Z na Globo, apenas peguei meu celular com várias mensagens escritas “CARALHO” de um amigo meu.

(Foto: Divulgação)

O que o Indianapolis Colts deve fazer agora?

Conhecendo o trabalho do GM Chris Ballard, os Colts não farão nada. Não espere uma contratação bombástica de um outro quarterback. Jacoby Brissett será o cara, pelo menos em 2019. Brissett é um bom reserva, mas bons reservas são titulares ruins quando precisam jogar uma temporada inteira. Nick Foles é um ponto fora da curva. Normalmente é um cara que não tem talento para ajustar quando as defesas se preparam para enfrentá-lo. Por isso são eficientes em tiros curtos, mas não mais do que isso.

Jacoby Brissett como titular em 2017:
-
15 jogos (4V 11D)
- 3.098 jardas
- 13 TDs
- 7 INT

Péssimos números, Brissett foi um dos oito piores titulares em 2017. Há esperança para acreditar que 2019 será melhor. O elenco do Indianapolis Colts é muito superior e Frank Reich tem em seu histórico vencer um Super Bowl com um reserva, em 2017 com os Eagles e Nick Foles. O ex-Patriots vem treinando com os titulares ao longo da offseason na ausência de Andrew Luck, então entrosamento não deve ser problema.

SE Frank Reich conseguir tirar o melhor de Jacoby Brissett ao ponto dele ser um quarterback um pouco abaixo da média, e é um grande SE, o Indianapolis Colts pode ser competitivo. Uma vaga no wildcard não seria algo absurdo em uma AFC fraca, nem o título da AFC Sul para falar a verdade. É possível. A questão é: os Colts querem ser competitivos?

Dá para vencer com Jacoby Brissett? (Foto: Divulgação)

Essa é a mesma franquia que não fez nenhum esforço para salvar a temporada 2011 após a lesão de Peyton Manning. E agora, em 2019, não acredito que os Colts não vão se esforçar e usar escolhas de Draft/ativos para melhorar esse time na luta por playoffs.

5 primeiros jogos dos Colts em 2019:

- Fora contra os Chargers
- Fora contra os Titans
- Em casa contra os Falcons
- Em casa contra os Raiders
- Fora contra os Chiefs

Sem Andrew Luck a lógica seria um começo com duas vitórias e três derrotas, mas é bem possível uma derrota contra Titans ou Raiders. Não seria tanking exatamente, apenas não haveria esforço para vencer jogos e, assim se posicionar bem no próximo Draft. Jacoby Brissett não será campeão do Super Bowl LIV, hora de pensar em 2020.

O que eu faria se fosse o GM do Indianapolis Colts

Eu joguei essa ideia no Twitter e obtive mais reações negativas do que positivas. Tudo bem, não tenho problema nenhum com alguma análise minha sendo encarada dessa forma. Você preferiria um analista que só cuspa clichês e opiniões óbvias? Não sei não, esse tal de Tom Brady… é um bom quarterback. (Tenho certeza que te veio à mente alguém)

O que eu faria é: adquirir Matthew Stafford, quarterback do Detroit Lions, e pagar caro por isso se for necessário.

Não só ainda acredito em Matthew Stafford como acho que o quarterback (que só vai completar 32 anos em 2020) tem uma temporada de MVP dentro dele. Ele apenas nunca teve chance para jogar o seu melhor em Detroit, sempre sem estrutura e nenhuma capacidade para montar um bom elenco.

O nível de talento que Stafford teria ao seu redor em Indianapolis, jogadores e comissão técnica, seria com folga o melhor de toda a sua carreira. O veterano (mas não tanto assim) ainda tem um canhão no braço e a parte mental do seu jogo nunca foi melhor. Pode me achar maluco, mas ainda acredito que Matthew Stafford pode ser um quarterback de altíssimo nível.

Por que Detroit aceitaria trocar Stafford?
Para dar um reboot na franquia.

Por que os Colts fariam essa troca?
O time tem um elenco talentoso e muito barato. Isso não dura muito tempo, essa janela precisa ser aproveitada. Seria um desperdício esperar um quarterback rookie.

Qual seria o preço?
Então… foi nessa hora que encontrei resistência no Twitter. Seria caro, sem dúvidas. Eu ofereceria duas escolhas de primeira rodada e estaria disposto a colocar mais uma de segunda. E… respire… Darius Leonard. Eu sei, torcedor dos Colts, você ama Darius Leonard. Só que ele é um linebacker, a posição menos valiosa e mais substituível na defesa. É um jogador fantástico e importante, sem dúvida, mas a percepção do seu valor é maior do que realmente é. Doeria, mas se fosse necessário colocaria Leonard no negócio.

No Huddle:

  • Força David Andrews!

O center do New England Patriots foi internado às pressas com coágulos sanguíneos no pulmão, um problema de saúde bem sério. É o mesmo problema de saúde que acabou com a carreira de Chris Bosh.

Andrews é um desfalque enorme para os Patriots. Segundo o PFF, o jogador de 27 anos foi o 6º melhor em sua posição no ano passado (mínimo de 500 snaps). A equipe já terá um novo left tackle (Isaiah Wynn, que substitui Trent Brown que assinou com os Raiders), ter que mudar de center agora não é simples.

  • Qual a chance de Dwight Howard dar certo nos Lakers?

Quando que contratar uma ex-superestrela para fazer um papel pequeno de coadjuvante deu certo? Ainda mais quando essa ex-superestrela tem uma fama de câncer de vestiário e vai para uma situação extremamente volátil? Eu sei que os Lakers podem cortá-lo sem muito prejuízo, mas detestei a contratação. Vai tirar minutos de Kuzma em quadra e de Anthony Davis na posição 5, que é a melhor para ele na NBA.

  • E esse trailer novo do Star Wars hein?

Não que eu precisasse, mas estou MUITO animado. O trailer foi fantástico, mostrando cenas legais sem revelar nada da história. Eu amo a forma como essa trilogia construiu a relação entre a Rey e o Kylo Ren, é um embate muito complexo entre os dois.

Sobre a Rey sith: deve ser alguma visão apenas durante o filme, a Disney adora colocar takes que nos enganam nos trailer.

  • A saga da estreia do Cara dos Sports

Se vocês soubessem o que aconteceu antes do Cara dos Sports ser lançado ficariam enojados. Sexta-feira TUDO estava pronto, TUDO. Podcast editado, vídeos para postar nas redes sociais, textos, tudo. E aí no sábado Andrew Luck se aposenta e tudo vai por água abaixo.

E isso não é o pior. Sexta de noite minha internet parou de funcionar, só voltando na segunda-feira. Por isso precisei adiar a estreia desse meu novo projeto. Agradecimento especial ao Felipe Laurence, oQuarterback, que foi gentil em regravar a participação dele no podcast.

Discordou de algo? Vamos conversar!

Mande reply no meu Twitter, o @CaradosSports, e poderemos debater.

--

--