Assisti ao filme Greyhound (estrelado e escrito por Tom Hanks) e te conto o que achei

Gabriel Martins
CaradosSports
Published in
2 min readJul 12, 2020

“O comandante Ernest Krause recebe sua primeira missão durante a 2ª Guerra Mundial, proteger navios de suprimento enviados pelos EUA até a Inglaterra dos ataques de submarinos nazistas”

Anotação mental: nunca ande de avião ou de navio com Tom Hanks.

22 anos após Resgate do Soldado Ryan, Tom Hanks retorna à 2ª Guerra Mundial com Greyhound, que a conta a história de um comandante encarregado de escoltar navios de suprimentos saídos dos EUA rumo à Europa, rota patrulhada e atacada de forma incessante por submarinos nazistas. O roteiro foi escrito pelo próprio Hanks, que adaptou o livro The Good Shepherd, uma obra de ficção que retrata as dificuldades dessas travessias no período da 2ª Guerra. 3.500 navios com essa missão naufragaram devido aos ataques alemães.

Dunkirk foi sucesso de crítica e bilheteria com o seu foco em uma batalha específica da 2ª Guerra Mundial. Tudo que poderia ser feito sobre o Dia D ou o ataque à Pearl Harbor, já foi. A obra de Christopher Nolan mostrou que um recorte menor pode funcionar. E Greyhound segue o caminho trilhado, contido em um intervalo definido de poucos dias, com tempo de duração enxuto (91 minutos) e sem nunca tirar o pé do acelerador na tensão.

A diferença de orçamento (150 milhões de dólares para Dunkirk, 50 milhões para Greyhound), é muito evidente na qualidade técnica. Nolan pode se dar luxos de usar mais aviões e barcos de verdade, podendo ser minimalista com os efeitos, enquanto na obra dirigida por Aaron Schneider as cenas de batalha aberta em alto mar são muito artificiais. A sensação fica de que o estúdio quis uma versão light de Dunkirk. Mais algumas dezenas de milhões e essa diferença não precisaria ser tão grande.

Fosse qualquer outro ator seria apenas mais um filme de guerra que ficaria perdido, ainda mais lançado em um serviço de streaming (mais sobre isso depois). Tom Hanks, no entanto, dá um outro peso com o nível de performance que nos acostumamos dele nesse estágio da carreira. Mostrar um comandante com dúvidas, inseguranças e remorso separa um pouco da enorme galeria de obras sobre a 2ª Guerra Mundial.

Greyhound estava programado para um lançamento nos cinemas, mas com a pandemia acabou sendo vendido para o Apple TV. Não sei como será no Brasil, se ainda sairá nas telonas ou algum serviço de streaming (Netflix ou Prime aqui, basicamente) vai ter os direitos. A sua duração compacta o faz perfeito para qualquer um dos formatos.

Nota final: 7,4

Minha opinião em uma frase: Greyhound repete a fórmula de Dunkirk em uma escala menor e com Tom Hanks liderando a ação que tenta ser ultra-realista.

--

--