NBA pode adotar o formato da Copa do Mundo e eu amei?

Gabriel Martins
CaradosSports
Published in
3 min readMay 26, 2020

O excelente Kevin O’Connor, do The Ringer, publicou uma matéria nesta terça-feira sobre um conjunto de propostas que a NBA fez aos seus GMs de modelos de formatos para o retorno da temporada. O’Connor destacou um que na opinião dele (e eu concordo)é o melhor, um que basicamente copia o da Copa do Mundo de Futebol, dividindo times em potes, sorteando em grupos que classificariam duas equipes para os playoffs. É estranho, totalmente diferente para os esportes americanos e eu… amei?

O formato:

🏀Os 20 times com as melhores campanhas da temporada regular pré-paralisação participariam (os outros 10 estariam eliminados, todos de férias).

🏀Esses 20 times seriam divididos em potes por suas campanhas, que ficariam:

Pote 1: Bucks, Lakers, Raptors, Clippers

Pote 2: Celtics, Nuggets, Jazz, Heat

Pote 3: Thunder, Rockets, Pacers, Sixers

Pote 4: Mavericks, Grizzlies, Nets, Magic

Pote 5: Blazers, Pelicans, Kings, Spurs

🏀Seriam quatro grupos de cinco times, um de cada pote, que se enfrentariam duas vezes, ou seja, cada equipe teria oito partidas.

🏀 As duas melhores campanhas de cada grupo vão aos playoffs, que seriam disputados em séries de melhor de sete jogos.

Encontrar alternativa(s) para a interminável temporada regular de 82 jogos é algo que a NBA quer fazer basicamente desde que Adam Silver assumiu o cargo de comissário. Essa é a hora para inovar, com o incentivo de que parece haver resistência dos times fora dos playoffs para servirem de “sparring” das equipes na zona de classificação. Damian Lillard, por exemplo, já declarou que não jogará caso os Blazers não tenham uma chance real de conquistar uma vaga na pós-temporada. A liga não quer voltar direto aos playoffs, mas é compreensível que os já eliminados não vão querer fazer um training camp para jogar dez partidas ou seja lá quantas serão de uma temporada regular reduzida.

Todo esse torneio seria disputado em Orlando no Complexo da ESPN. Seja qual for o formato escolhido, esse vai ser o local de disputa pela quantidade de quadras e complexo hoteleiro, facilitando a criação da “bolha”. Esse confinamento somado ao formato da disputa transformaria esse retorno da NBA em uma mistura de Copa do Mundo com Olimpíada que sinceramente não vejo nenhum defeito que não seja a falta de torcedores nas arenas. Seria uma energia de March Madness, mas infelizmente quanto a isso não há nada a ser feito.

Simulando o sorteio

Levando em conta esses potes, fiz um sorteio aqui para ver como ficariam os grupos (e se haveria grupo da morte). Aliás, parênteses, imagina a audiência só da definição das chaves? A NBA iria imprimir dinheiro, mas fecha parênteses.

Grupo A: Lakers, Heat, Pacers, Mavericks. Kings

Grupo B: Raptors, Jazz, Thunder, Magic, Spurs

Grupo C: Bucks, Celtics, Sixers, Nets, Pelicans

Grupo D: Clippers, Nuggets, Rockets, Grizzlies, Blazers

Vai me dizer que você não iria querer ver cada minuto de cada jogo? Imagina se os Clippers tropeçam no começo e vão enfrentar os Rockets desesperados pela vitória? 76ers vs. Celtics? San Antonio Spurs capenga mas que ninguém vai querer ver pela frente? Depois de dois meses sem esportes, seria o paraíso.

Obstáculos

Ainda existem vários detalhes precisando que precisariam ser ajustados. Os times do leste aceitariam ter menos times no torneio? As equipes que já estavam classificadas vão querer arriscar os seus lugares nos playoffs? E o medo de cair no grupo da morte?

Um formato como esse emplaca o entretenimento e não o equilíbrio esportivo, os times precisarão ter em mente que a) é um ano atípico e b) o negócio deles é o de entretenimento. Aceitando ambos, não há discussão que essa seria a melhor forma de não só salvar a temporada, mas também dar um gosto especial e não de algo terminado às pressas.

--

--