NFL: As melhores temporadas individuais da história recente da liga

Gabriel Martins
CaradosSports
Published in
5 min readJul 23, 2020

Eu amo elaborar listas e pelos números do meu blog vocês amam lê-las, então vamos juntar a fome com a vontade de comer mais uma vez?

Quando avalio carreiras tenho a tendência de pender mais aos jogadores com o ápice mais alto do que os que foram bons por muito tempo. Me dê Marshawn Lynch ao invés de Frank Gore, Calvin Johnson antes de Reggie Wayne.

No artigo de hoje vou elaborar uma seleção com as melhores temporadas individuais que assisti. Por mais que eu saiba, por exemplo, que o melhor ano de um quarterback na história da liga provavelmente pertence a Dan Marino em 1984, não vale. Bem explicado? Preciso falar que é uma lista subjetiva? Enrolo um pouco mais? Não? Ótimo.

Ataque

Quarterback

2011 — Aaron Rodgers, Green Bay Packers
Números: 4.643 jardas, 45TDs, 6INT, 122,5 rating

Citei Dan Marino em 84, mas essa temporada de Aaron Rodgers também tem argumentos como o melhor ano de um quarterback na história da NFL. Esses números inacreditáveis foram conquistados sendo poupado na última partida da temporada regular e muitos finais de jogos. Rodgers parecia o QB perfeito.

Running Back

2012 — Adrian Peterson, Minnesota Vikings
Números: 348 carregadas, 2.097 jardas, 12TDs, 6 jardas/tentativa

Essa temporada seria incrível por si só sem considerar que no ano anterior Adrian Peterson rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho. Mais 9 jardas e Peterson teria se tornado o RB com mais jardas em uma só temporada na história da NFL.

Wide Receiver

2011 — Calvin Johnson, Detroit Lions
Números: 96 recepções, 1.681 jardas, 16 TDs

A dúvida aqui era se eu usaria o 2011 ou o 2012 de Calvin Johnson, ambos fenomenais. Infelizmente não conseguiu sustentar por muito tempo, mas o ápice de Johnson talvez seja o maior nível que a posição de WR foi jogada na história da NFL. Ele, Moss ou Rice, a diferença é que os dois últimos permaneceram nesse topo por muito mais tempo.

2017 — Antonio Brown, Pittsburgh Steelers
Números: 101 recepções, 1.533 jardas, 9TDs

Antonio Brown era cotado para o MVP até se machucar e desfalcar os Steelers nos dois últimos jogos da temporada. Um péssimo ser humano? Sem dúvidas, mas um dos melhores WRs da história da NFL.

2015 — Julio Jones, Atlanta Falcons
Números: 136 recepções, 1.871 jardas, 8TDs

Essa terceira colocação tem vários candidatos merecedores. Entre eles, Julio Jones, que mesmo em um ano ruim para os padrões de Matt Ryan conseguiu uma produção fantástica.

Tight End

2011 — Rob Gronkowski, New England Patriots
Números: 90 recepções, 1.327 jardas, 17 TDs

Essas estatísticas simples, apesar de impressionantes, não traduzem o impacto de Rob Gronkowski em campo e a dor de cabeça que ele provoca nas defesas adversárias. Ao contrário de outros tight ends com produção significativa como recebedor, Gronk precisa ser respeitado como bloqueador e ainda é um perigo após a recepção.

Linha Ofensiva

2014 — Dallas Cowboys
LT: Tyronn Smith, LG: Ronald Leary, C Travis Frederick, RG Zack Martin, RT Doug Free

Bem difícil escolher entre a linha de 2014 e a de 2016. Sinceramente, qualquer uma das duas tem argumentos, ainda mais levando em conta que são os mesmos cinco jogadores. Acabei escolhendo a de 2014 porque Tyron Smith estava mais saudável naquele ano, atuando em todos os 16 jogos.

Defesa

Obs.: Defesa as estatísticas básicas são bem insignificantes, então pouparei o meu tempo e não vou colocá-las.

Defensive Tackle

2018 — Aaron Donald, Los Angeles Rams

2017 — Aaron Donald, Los Angeles Rams

Aaron Donald mostrou-se uma força da natureza desde que entrou na NFL em 2014, mas ao longo dos primeiros anos ainda foi se refinando como pass rusher. Em 2017 ele se tornou o melhor jogador de interior de linha defensiva indo atrás do QB adversário para no ano seguinte se tornar provavelmente o melhor no quesito entre qualquer posição. Em ambas as temporadas foi eleito o defensor do ano.

Edge Rusher (DEs e OLB de 3–4)

2012 — JJ Watt, Houston Texans

2014 — JJ Watt, Houston Texans

JJ Watt era Aaron Donald antes de Aaron Donald. Watt é o único jogador com pelo menos duas temporadas de 20+ sacks na carreira e era simplesmente imparável. Mesmo quando chegava nos QBs, o defensor dos Texans conseguia impactar a jogada desviando passes na linha de scrimmage (16 em 2012, DEZESSEIS).

Linebacker

2013 — Luke Kuechly, Carolina Panthers

Luke Kuechly foi o linebacker perfeito, excelente na cobertura contra o passe e muito ativo contra o jogo terrestre. Tão incrível que conseguiu impediu que JJ Watt conquistasse três Defensive Players of the Year em sequência, levando o troféu para casa em 2013.

2012 — Patrick Willis, San Francisco 49ers

A aposentadoria de Patrick Willis após a temporada 2014 foi ainda mais inesperada porque dois anos antes Willis era o melhor LB da NFL. Sinceramente não sei se é o melhor ano de sua carreira, mas foi quando os 49ers chegaram ao Super Bowl e sempre tive a impressão dele ser o melhor jogador daquele time.

Cornerback

2009 — Darrelle Revis, New York Jets

Vou ser honesto, 2009 foi o primeiro ano que acompanhei a NFL desde o início e não entendia o esporte o suficiente para compreender o impacto de Darrelle Revis. Em retrospecto, ele ter perdido o prêmio de Defensor do Ano para Charles Woodson foi um grande erro. Olha essa sequência:

2014 — Richard Sherman, Seattle Seahawks

Richard Sherman não é Darrelle Revis, que anula o principal WR do adversário seguindo-o ao longo do campo, mas poucos foram na história da NFL. Sherman mais do que compensou não ter uma velocidade de elite com posicionamento, leitura de jogo e ball skills excepcionais para um cornerback.

2015 — Chris Harris Jr., Denver Broncos

Chris Harris Jr. não tem um ano muito superior aos demais da carreira por causa de sua incrível consistência. Jalen Ramsey de 2017 ou algum ano de Patrick Peterson poderiam ter entrado aqui, mas como coloquei três CBs nada mais justo que dar preferência para um que brilhou atuando como slot corner.

Safety

2010 — Troy Polamalu, Pittsburgh Steelers

Troy Polamalu foi modelo para um tipo bem comum de safety nos dias atuais, aquele que joga perto da linha de scrimmage. Polamalu parecia sempre o primeiro a chegar no jogador com a bola.

2010 — Ed Reed, Baltimore Ravens

Lembro do Ed Reed ser fantástico em 2010 e a minha memória não me traiu pesquisando sobre, mas há um problema: ele só jogou 10 partidas. Ainda assim foram 9 interceptações e 16 passes defendidos. Veja esse vídeo de Bill Belichick e Tom Brady discutindo sobre Reed para ver se estou errado em escolhê-lo:

Aproveita e vê esse também, com Belichick descrevendo uma interceptação de Ed Reed como a melhor jogada que ele já viu um free safety fazer:

--

--