Principais diferenças entre o meu ranking dos 32 QBs titulares e o do Pro Football Focus

Gabriel Martins
CaradosSports
Published in
4 min readJul 28, 2020

Existe um ritual de passagem entre os fãs de futebol americano que deixam de ser iniciantes e passam a ter um bom nível de entendimento sobre o esporte: fazer críticas ao Pro Football Focus. Óbvio que este site, de análise da NFL e College Football, não é infalível. Eu mesmo discordo em alguns pontos eventualmente (como vocês poderão ver nesse artigo), mas isso não me faz descreditar o excelente trabalho deles. O que eles se propõe, avaliar cada jogador em cada snap em campo, é extremamente valioso, bem como as inovações em análises estatísticas. A maioria dos times usa as informações do PFF em suas avaliações.

O Pro Football Focus divulgou nesta segunda-feira o ranking deles dos 32 quarterbacks titulares na NFL entrando em 2020. Soa familiar? É o mesmo exercício que fiz no mês passado e que todos os sites fazem durante a offseason. Achei que seria interessante comparar as principais diferenças entre a lista deles, escrita por Steve Palazzolo, e a minha.

A estrutura basicamente é a mesma. Ranking dos 32 QBs titulares agrupados em categorias. Palazzolo optou por quatro tiers e aí temos a primeira diferença, porque enxergo seis grupos entre esses quarterbacks. Listei aqui dez nomes que tiveram a maior diferença entre as posições que os colocamos, em ordem decrescente.

Obs.: Por mais que discorde em alguns pontos, a lista do PFF é excelente e recomendo que você leia as justificativas feitas.

Kyler Murray, Arizona Cardinals

Meu Ranking: 17º
Ranking do PFF: 29º

Eu tenho o Kyler Murray na 17ª colocação projetando uma evolução em relação ao ano passado, mas mesmo se Murray não avance nada ainda não o colocaria tão baixo nessa lista, atrás de caras como Josh Allen e Tyrod Taylor. Palazzolo levantou o fato do QB dos Cardinals ter a pior nota com o pocket limpo e foi o pior evitando passes ruins, duas métricas estáveis ano após ano, mas ainda assim discordo. A produção não foi boa em 2019, mas os traços para ser especial estão lá, como o atleticismo e o toque em passes intermediários e longos. De todos aqui, é o único que não só discordo, mas também não consigo visualizar o caso feito.

Joe Burrow, Cincinnati Bengals

Meu Ranking: 22º
Ranking do PFF: 10º

Eu sou otimista com o Joe Burrow, mas caramba. Acredito que Burrow pode entrar na liga e já brilhar como Andrew Luck fez em 2012, o que é pedir BASTANTE de um calouro, mas ser o 10º melhor QB da liga ainda é uma expectativa quase inalcançável para um rookie.

Cam Newton, New England Patriots

Meu Ranking: 20º
Ranking do PFF: 9º

Eu menti na minha argumentação sobre o Kyler Murray, Cam Newton em 9º é outro caso que não consigo ver. Mesmo quando esteve saudável, Cam não foi top 10 na NFL desde o ano que foi MVP. Acredito nele e acho que pode ter um ano muito bom se estiver recuperado das lesões, mas 9º melhor QB da liga seria uma surpresa gigantesca.

Baker Mayfield, Cleveland Browns

Meu Ranking: 13º
Ranking do PFF: 20º

A temporada de calouro de Baker Mayfield foi muito boa para a minha expectativa cair tanto de um ano para o outro. Mayfield merece o benefício da dúvida por ter lidado com Freddy Kitchens em 2019.

Ben Roethlisberger, Pittsburgh Steelers

Meu Ranking: 12º
Ranking do PFF: 19º

Justo desconfiar de um quarterback de 38 anos vindo de uma cirurgia no cotovelo direito. Eu já sabia que o PFF não avaliou o 2018 de Big Ben tão positivamente como a maioria dos analistas. Entendo o que eles querem dizer, mas ainda assim que 19º é muito baixo se Ben estiver saudável e não mostrar declínio.

Carson Wentz, Philadelphia Eagles

Meu Ranking: 10º
Ranking do PFF: 17º

Entendo que 2017 pode não ser a base para Carson Wentz seguindo em frente, mas a forma como ele lidou com a avalanche de lesões ao seu redor em 2019 foi muito impressionante.

Teddy Bridgewater, Carolina Panthers

Meu Ranking: 21º
Ranking do PFF: 28º

Teddy Bridgewater é um cara que divide opiniões mesmo. Pra mim há valor em um cara que não vai cometer erros e perder jogos, mas entendo quem o descarte pelo seu estilo conservador.

Josh Allen, Buffalo Bills

Meu Ranking: 29º
Ranking do PFF: 23º

Outro jogador que divide opiniões e que estamos em lados diferentes do espectro. Não consigo ver um teto alto para Josh Allen, não que 23º seja muita coisa, pela sua falta de precisão.

Dak Prescott, Dallas Cowboys

Meu Ranking: 11º
Ranking do PFF: 16º

Cinco posições para cima, cinco posições para baixo não é uma diferença tão grande assim para requerer uma longa explicação.

Aaron Rodgers, Green Bay Packers

Meu Ranking: 8º
Ranking do PFF: 5º

Entendo perfeitamente, talvez eu tenha dado algumas posições a mais do que deveria para Rodgers por respeito ao seu passado.

--

--